sábado, 30 de julho de 2011

Grandes Ídolos no sorteio das seleções


Fifa sorteia os grupos das eliminatórias para a Copa 2014

Atualizado em  30 de julho, 2011 - 17:37 (Brasília) 20:37 GMT
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, recebe a presidente Dilma Rousseff no sorteio dos grupos da Copa de 2014, no Rio de Janeiro (AFP)
Joseph Blatter e Dilma Rousseff participaram da cerimônia no Rio de Janeiro
A Fifa sorteou neste sábado os grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014 em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro.
O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke em uma cerimônia que contou com dirigentes de futebol de vários países, com a presidente Dilma Rousseff e apresentações musicais..
O primeiro grupo a ser sorteado foi o da fase decisiva das eliminatórias africanas.
O jogador Neymar, do Santos, e o ex-jogador Cafú, participaram do sorteio dos jogos na chave africana.
Neymar, sorteou as seleções adversárias do primeiro jogo da primeira fase das eliminatórias africanas, Seicheles contra o Quênia.
Nesta fase, o Djibuti enfrentará a Namíbia, Ilhas Maurício jogará contra a Libéria, Comoros contra Moçambique, Guine Equatorial contra Madagascar e Somália enfrentará a Etiópia.
Outros jogos definidos foram Lesoto contra Burundi, Eritreia contra Ruanda, Suazilândia contra a República do Congo, São Tomé e Príncipe contra o Congo, Chade contra Tanzânia.
A eliminatória africana é longa, são 52 participantes disputando cinco vagas. Na segunda etapa, os vencedores do playoff vão se juntar a outros 28 times e formam dez grupos com quatro participantes. Em seguida, dez vencedores de cada grupo vão disputar entre si e os cinco vencedores chegam à Copa de 2014.
Fase decisiva
Os grupos da fase decisiva das eliminatórias africanas foram definidos em seguida em um sorteio realizado por Cafú. No Grupo A estão África do Sul, Bostuana, República Centro-Africana e o vencedor do jogo entre Somália e Etiópia.
No Grupo B estão Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa e o vencedor entre o jogo entre Guiné Equatorial e Madagascar.
O Grupo C conta com Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia e o vencedor do confronto entre Chade e Tanzânia.
No Grupo D estão Gana, Zâmbia, Sudão e o vencedor do jogo Lesoto e Burundi. O Grupo E foi formado por Burkina Fasso, Gabão, Níger, e o vencedor entre São Tomé e Príncipe e o Congo.
O Grupo F foi formado por Nigéria, Malauí, o vencedor do jogo entre Seicheles e Quênia e o vencedor do jogo em Djibuti e Namíbia.
No Grupo G estão Egito, Guiné, Zimbábue e o vencedor do jogo entre Comores e Moçambique. Do Grupo H participam Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo Eritreia e Runda.
O Grupo H conta com Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo entre Eritreia e Ruanda.
No Grupo I estão Camarões, Líbia, o vencedor do jogo entre Guiné-Bissau e Togo mais o vencedor do jogo entre Suazilândia e República do Congo. E o Grupo J conta com Senegal, Uganda, Angola e o vencedor do jogo entre Ilhas Maurício e Libéria.
Ásia e Américas
Pelé (centro) fala com o governador do Rio, Eduardo Cabral, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com Dilma Rousseff e Sepp Blatter ao fundo (Reuters)
Cerimônia contou com a presença de Pelé
A América do Sul não precisa de sorteio. A disputa será feita em formato de pontos corridos e não contará com a participação do Brasil, automaticamente classificado por ser a sede da Copa.
O ex-jogador Zico e o jogador Lucas, do São Paulo, realizaram o sorteio das eliminatórias da Ásia. Ao todo são 43 equipes disputando quatro vagas e uma quinta que poderá ser conquistada na repescagem.
No Grupo A estão China, Jordânia, Iraque e Cingapura. Do Grupo B fazem parte Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes e Líbano.
O Grupo C é formado por Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte. No Grupo D estão Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia. E no Grupo E estão Irã, Catar, Barein e Indonésia.
Para o sorteio seguinte, das Américas do Norte, Central e Caribe, foram chamados o ex-jogador Bebeto e o jogador Lucas Piazon, de categorias de base. Três equipes da Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e do Caribe) se classificarão para a Copa do Mundo de 2014, a quarta vai disputar a repescagem.
E os grupos desta fase das Eliminatórias da Concacaf foram definidos como Grupo A: El Salvador, Suriname, Ihas Cayman e República Dominicana.
No Grupo B estão Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas. O Grupo C foi formado por Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas.
O Grupo D conta com Canadá, São Cristóvão e Névis, Porto Rico e Santa Lúcia. No Grupo E estão Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize.
No Grupo F estão Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Americanas.
Na última fase entrarão as principais seleções. Serão três grupos com quatro equipes cada e os vencedores dos grupos irão à Copa de 2014.
No Grupo A estarão os vencedores dos Grupos E e F da fase anterior, Estados Unidos e Jamaica.
O Grupo B contará com os vencedores dos Grupos A e B da fase anterior mais o México e Costa Rica.
O Grupo C terá os vencedores dos Grupos C e D da fase anterior e também Honduras e Cuba.
Oceania
Para o sorteio do grupo da Oceania foram chamados ao palco o ex-técnico da Seleção Brasileira Zagallo e o jogador Fellipe Bastos, do Vasco. A Oceania não terá mais a participação da Austrália, que está nas eliminatórias da Ásia.
A melhor seleção das eliminatórias da Oceania disputará a repescagem.
As eliminatórias da Oceania terão dois grupos de quatro seleções e apenas uma vai avançar e disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf.
No Grupo A da Oceania estão Vanuatu, Nova Caledônia, Taiti e o vencedor de uma fase preliminar. No Grupo B estão Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné.
Europa
Ronaldo e Ganso participaram do sorteio da chave europeia (AFP)
Ronaldo e Ganso participaram do sorteio da chave europeia
O ex-jogador Ronaldo e o jogador do Santos Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio das eliminatórias da Europa. No total, 53 países vão disputar a fase de grupos destas eliminatórias.
Os melhores dos nove grupos estarão na Copa e haverá uma segunda fase com os melhores segundos colocados.
No Grupo A estão Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. O Grupo B foi formado por Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.
O Grupo C conta com Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. O Grupo D tem as seleções da Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra.
No Grupo E estão Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia. O Grupo F conta com Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
No Grupo G estão Grécia, Eslováquia, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein.
Do Grupo H participam a Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Modávia e San Marino. No Grupo I estão Espanha, França Bielorrússia, Georgia e Finlândia.
Espanha e França estão no mesmo grupo e uma das duas seleções terá que disputar a repescagem. Os oito melhores segundos colocados disputarão a repescagem.

sorteio das seleções deixa muitas perguntas.


Confusão em entrevistas pós-sorteio deixa técnicos desorientados
30 de julho de 2011 20h41 atualizado às 20h42

Comentários
5
França se deu mal no sorteio de grupos das Eliminatórias da Copa de 2014 e caiu na mesma chave que a Espanha, atual campeã mundial. Foto: Reuters Evento foi marcado por desorganização nas zonas mistas
Foto: Reuters

Celso Paiva
Direto do Rio de Janeiro
O cenário estava armado para ser organizado. Grandes palcos, com grades, separados por continentes onde os técnicos das seleções dos países respectivos iam comentar o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Mas o que se viu foi o contrário. Sem saber como funcionaria o processo, os jornalistas se aglomeraram próximo a uma porta onde os treinadores sairiam.
Sem a orientação dos funcionários da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), os comandantes das seleções europeias, asiáticas e africanas foram saindo aos poucos e os espaços reservados para cada continente e que continham um gigante banner com todos os patrocinadores da Fifa foram completamente ignorados.
Assim foi por cerca de 20 minutos, passando algumas figuras importantes como Bierhoff, ex-jogador e representante da Alemanha, que foi um dos primeiros a sair e se viu cercado por jornalistas europeus e brasileiros ávidos por alguma fala de alguém após o sorteio.
O primeiro a respeitar os espaços foi o técnico Mano Menezes. Guiado pelo diretor de comunicação da CBF e do COL, Rodrigo Paiva, o comandante brasileiro seguiu para o local onde estava escrito Conmebol. Se posicionou próximo da grade, mas mesmo assim ficou distante dos logos dos patrocinadores da Fifa, principal razão de terem sido criados estes espaços.
Depois de andar para um lado, o diretor da parte operacional de mídia da Fifa, Alain Leiblang, conseguiu organizar a situação a tempo de alguns poucos técnicos figurões seguirem o protocolo, caso do francês Laurent Blanc, do técnico da Inglaterra, Fabio Capello, e do holandês Bert van Marwijk.
Frustração
A imprensa brasileira se frustrou também pelo fato dos jogadores atuais e do passado não terem andado pela área de entrevistas após o evento. Muitos esperavam escutar o que Neymar, Zico, Zagallo, Ronaldo e companhia acharam do evento, mas acabaram frustrados.
Os santistas Neymar e Ganso, inclusive, pegaram um avião direto para Curitiba após o evento, já que tem jogo com o Atlético-PR, neste domingo. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário geral da entidade, Jerôme Valcke, também saíram do evento sem falar com a imprensa. Coube ao diretor de comunicação, Nicolas Maingot, responder perguntas sobre o que o órgão achou do primeiro evento da Copa do Mundo de 2014.
Terra

sorteio das seleções


FIFA realiza sorteio das seleções que vão participar da Copa 2014

Dilma Rousseff inicia o evento discursando que o Brasil está "muito bem preparado"

Postado por Jéssica Figueiredo em Esporte , dia 30/07/2011 às 15:03h
Fonte: Da Redação

Começou hoje a transmissão do sorteio da FIFA que selecionará as equipes de futebol a participar da Copa do Mundo em 2014, no Brasil. No primeiro momento da coletiva, o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, fez seu discurso de apresentação e logo convidou a Presidente do Brasil Dilma Rousseff, que fez um emocionado discurso de apresentação do país aos reuniudos em Marina da Glória, Rio de Janeiro.
A Presidente afirmou que o Brasil está "muito bem preparado" para receber os jogos em 2014. "Temos hoje uma economia estável e em crescimento" ressaltou Rousseff, citando também que o Brasil é um país exemplo de convivência com a diversidade étnica, cultural e política do povo.
"Convido os povos do mundo inteiro a conhecer melhor o Brasil e os brasileiros. Vocês encontrarão um país com toda infraestrutura necessária, eficiente sistema de transporte, avançada tecnologia de comunicação e muita segurança. Os que nos derem o prazer da sua visita terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, solidário, que sabe receber a todos de maneira calorosa. Um povo que ama futebol - mas que ama, também, a verdade, a justiça social e a paz" discursa a Presidente.
Na sua fala, além de cumprimentar os Presidentes das Federações de Futebol, o Ministro do Esporte e o Prefeito do Rio de Janeiro, Dilma Rousseff também fez questão de homenagear o o ex-jogador Pelé, destacando-o como o atual embaixador honorário do Brasil para a Copa 2014. 

Comente