segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROEB VOLTA A BURITICUPU

PROEB do município de Buriticupu é reativado
Ao todo, 150 alunos deverão voltar para sala de aula até 20 de setembro


A Assessoria Especial de Interiorização (ASEI) da Universidade Federal Maranhão assinou um convênio nesta terça-feira, 13, com a prefeitura da cidade de Buriticupu, localizado a 420 km de São Luís, para a reativação do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB) do município.

O novo convênio foi solicitado a pedido do Secretário Municipal de Educação, José Mansueto, e do Prefeito, Antônio Primo, de Buriticupu, com o objetivo de oferecer cursos de capacitação para os professores visando uma melhoria na educação da cidade. De acordo com o coordenador do Proeb de Buriticupu, prof. Marcos Batalha, com a reativação do Projeto a tendência é que se desenvolva cada vez mais a educação básica na região. “Todas as avaliações educacionais comprovam que nossos alunos estão aprendendo mais e melhor, mas ainda temos um longo caminho pela frente. O Proeb oferece um bom retrato da educação básica maranhense, mas o programa serve também para determinar novos horizontes de qualidade. Nossa meta é de que a educação em Buriticupu siga crescendo de forma sólida e continue sendo um exemplo para o Maranhão”, disse.

Segundo a Assessora de Interiorização da UFMA, profa. Cenidalva Teixeira, o retorno das atividades do Proeb em Buriticupu reflete o investimento da Universidade na educação no interior do Estado. “Os resultados que o Proeb vem apresentando demonstra que os esforços da UFMA na área de educação têm sido frutíferos, pois sabemos que uma boa educação se faz no dia a dia das escolas e o efeito disso pode ser facilmente percebido na sociedade. Por isso, vamos atuar de forma ainda mais incisiva para revitalizar a educação básica na busca pela qualidade no ensino”.

O PROEB de Buriticupu havia sido desativado desde 2005, assim como os PROEBs dos polos de São Bento (que abrange os municípios de São Vicente Férrer, São João Batista, Palmeirândia, Bacurituba e São Bento) e Vargem Grande que estavam desativados desde 2006. Os PROEBs em questão reiniciaram suas atividades a partir do compromisso da administração superior desta gestão da Universidade que buscou articulação interna e junto aos municípios no esforço comum de fortalecer as ações educacionais no interior do Estado. Segundo o reitor Natalino Salgado Filho, a UFMA não pode se distanciar dos anseios da sociedade maranhense na busca de uma educação de qualidade que todos merecem.

Saiba mais

O Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica – PROEB tem o objetivo de formar professores de nível superior para atuar na educação básica em escolas da rede municipal e/ou estadual, contribuindo, dessa forma, com a melhoria da qualidade da educação no Estado do Maranhão. O PROEB de Buriticupu é uma das iniciativas da UFMA, juntamente com a ASEI, que tem como foco principal de suas ações a expansão e a abertura da Universidade a todos os municípios do Maranhão.


Foto: Michelle Almeida

Foto-legenda: Profª Cenidalva Teixeira, Assessora de Interiorização da Ufma, com o prof. Marcos Batalha, coord. do Proeb de Buriticupu, o prof. Eduardo Guilhom, do Proeb de Buriticupu, e Tania Maria Serra Ribeiro Amorim, coord. Financeira do Proeb.



Revisão de texto: Carla Morais
Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Michelle Almeida
Notícia alterada em: 15/09/2011 15h45

SANTOS DO DIA 26 DE SETEMBRO


São Cosme e São Damião

26 de Setembro


A- A+

São Cosme e São Damião Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!