sábado, 26 de janeiro de 2013

Com boa vontade, Congresso vota regra do FPE em fevereiro, diz Sarney


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta sexta-feira que o Congresso pode votar as novas regras de distribuição dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados) em fevereiro se houver “boa vontade” dos parlamentares e dos partidos políticos.
“Esse assunto foi uma das grandes preocupações do Congresso na sessão legislativa passada. E na nossa última sessão, já estava o projeto na pauta, com pedido de urgência para ser votado. Nós estamos na fase final de ajustamentos e não vejo porque não resolvamos isso até no mês de fevereiro se tivermos uma certa boa vontade das bancadas”, afirmou.
Às vésperas de deixar o comando do Congresso, Sarney disse que o prazo de 150 dias concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para o Legislativo resolver a questão é “mais dirigido” ao Executivo, uma vez que as transferências de recursos do fundo serão mantidas aos Estados sob as regras atuais.
“No despacho, ele não dá prazo para o Congresso. Ele apenas mantém a decisão que o Supremo tinha tomado de uma nova regulamentação do fundo de participação dos Estados e diz que durante cinco meses, serão mantidas as mesmas regras.”
Sarney reiterou que o prazo de dois anos concedido pelo STF para o Congresso votar novas regras, não cumprido pelos parlamentares, “não é longo” diante da complexidade do Poder Legislativo.
“A partir da publicação do acórdão até a data de 31 de dezembro de 2012, foi um ano e meio, o que realmente pode parecer um prazo que não é longo para uma Casa Legislativa encontrar e votar um assunto que é tão contundente. Nós já estamos trabalhando nisso, estamos numa fase de conclusão”, encerrou.
Os deputados e senadores estão em recesso parlamentar, que termina no dia 1º de fevereiro.
POLÊMICA
O presidente em exercício do STF permitiu ontem que o FPE continue sendo pago, apesar de seu critério de distribuição ter sido considerado ilegal pelo próprio Supremo em 2010.
E, mesmo após o Congresso não ter aprovado nova regra de partilha até o fim de 2012, como o STF determinara há três anos, o ministro deu novo prazo para que os parlamentares legislem. A partir de agora eles têm 150 dias para votar um novo critério de distribuição do fundo.
Com isso, Lewandowski congela a polêmica sobre a continuidade dos pagamentos, que estavam sendo feitos pelo governo a despeito da ordem judicial de 2010.
Apesar dos questionamentos sobre sua legalidade, os repasses continuaram sendo feitos devido à importância do dinheiro para os Estados. Em oito, o FPE representa mais de 40% das receitas.
Para ele, a suspensão dos repasses poderia gerar “a inaceitável paralisação de serviços públicos essenciais”. Lewandowski negou, no despanho, que o Congresso tenha sido omisso. “A apresentação e tramitação dos projetos de lei, todos posteriores à decisão de inconstitucionalidade prolatada pelo Supremo Tribunal Federal, revela que o Congresso Nacional está envidando os esforços possíveis para solucionar o tema em questão.”
A decisão do presidente em exercício do STF ainda terá que ser confirmada pelo plenário da corte, o que não tem prazo para acontecer.

Acidentes de trânsito causaram duas mortes neste sábado


Início de fim de semana movimentado em São Luís. Neste sábado, deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) o corpo de Ronaldo Costa carvalho, de 35 anos, morador do Ipase de Baixo. Ronaldo foi vítima de um acidente de transito, na madrugada deste sábado, por volta das 2h30, no Viaduto do Café, Outeiro da Cruz.
Segundo a mãe da vítima, ele teria caído de uma moto e acabou morrendo por conta da queda.
Outro corpo que deu entrada no IML foi o de um homem ainda não identificado, que morreu atropelado na BR-135. Não há informações sobre quem o teria atropelado.
Mais acidentes
Na Ponta d’Areia, um motorista perdeu a direção e bateu em dois semáforos e uma palmeira, ele foi levado para o hospital sem ferimentos graves.
Por volta das 6h, um motorista, também, perdeu a direção do veículo e subiu no meio fio, caindo no Rio das Bicas. No carro havia três pessoas, duas mulheres e um homem, todos foram levados com vida para o hospital.
Outro acidente que aconteceu neste sábado foi com um carro conduzido no sentindo Viaduto do Café/Anil, três rapazes ocupavam o veículo. Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o carro estava em alta velocidade e as vítimas apresentavam sinais de embriaguez.
O motorista perdeu a direção do veículo e bateu em um poste de forma violenta. O estado dos rapazes é grave, um deles teve traumatismo craniano, todos foram levados para o Socorrão I. (As informações são do Imirante)
Por Luís Pablo 

Polícia faz busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Zé Doca


Na manhã de hoje, 26, uma Operação realizada pela Polícia Militar e um oficial de justiça cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos da Prefeitura de Zé Doca na casa do ex-prefeito Raimundo Nonato Sampaio, o “Natim” (PSC), e de seus ex-secretários municipais.
Segundo informações de interlocutores do município, foram apreendidos vários documentos e computadores na residência do ex-prefeito. Na casa dos ex-secretários, a polícia apreendeu pastas com processos licitatórios, entre outros documentos.
A Justiça acatou uma representação dos advogados do atual prefeito de Zé Doca, Alberto Carvalho Gomes (PTB), que alegaram subtração de documentos públicos da prefeitura.
Todos os documentos apreendidos foram encaminhados para a Casa da Justiça em Zé Doca.
Casa da Justiça de Zé Doca
Casa da Justiça de Zé Doca
Por Luís Pablo 

Após temporal, Defesa Civil aciona sirenes em cinco comunidades do Rio


Elevado índice pluviométrico foi registrado na Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras; moradores foram levados a 18 pontos de apoio


O Dia
Durante o temporal que atingiu diversos pontos do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado, a Defesa Civil acionou sirenes de alerta para o risco de deslizamentos em cinco comunidades. Após um elevado índice pluviométrico, foi acionado de forma preventiva o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura nas comunidades da Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras.
As sirenes foram disparadas a partir das 4h e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos dezoito pontos de apoio distribuídos pelas cinco comunidades. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.
Na Rocinha, neste período, choveu 58,5 mm. As sirenes foram desligadas às 5h. Nesta manhã, equipes da Geo-Rio e da Defesa Civil realizam vistorias nos locais.
De acordo com o Alerta Rio, na estação Vidigal, choveu, em 1 hora, 35,2 % da média mensal de chuva para o mês de janeiro. O município do Rio continua em estágio de atenção, segundo nível em uma escala de quatro, e que significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Homem é preso com drogas e arma de uso exclusivo da polícia


Homem pode ser integrante de quadrilha que assaltava residências.
Polícia apreendeu, celulares e relógios na casa do suspeito.



Do G1 MA com informações da TV Mirante

 A Polícia Civil vai investigar a participação de um traficante preso ontem (25) à tarde em São Luís, na quadrilha que assaltava residências na capital. Na casa do homem preso havia drogas e também uma arma de uso da polícia.

Rafael Pereira Oliveira foi preso pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. De acordo com os agentes, Rafael já vinha sendo monitorado. Ao ser abordado em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, Rafael não portava nada de ilícito, mas a polícia já tinha apreendido, na residência do suspeito, duas balanças de precisão, cocaína, celulares, relógios e uma arma de fogo de uso restrito da polícia. De acordo com a numeração, a arma é da Secretaria de Segurança do Estado.
Depois de prestar depoimento, Rafael foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas. A polícia acredita que Rafael tenha ligação com a quadrilha de assaltantes de casa que foi presa no último dia 23. Rafael já foi preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas
.

Com 13 mil casos suspeitos, Campo Grande enfrenta epidemia de dengue


Somente nesta quinta-feira (24) foram notificados 1,3 mil casos suspeitos.
Prefeitura não divulgou número de imóveis fiscalizados neste período.

Do G1 MS

Com 1,3 mil novas notificações registradas somente nesta quinta-feira (24), conforme a prefeitura de Campo Grande, o município chegou em janeiro aos 13 mil casos suspeitos da doença, superando a marca do mesmo mês em 2007, que foi de 12,1 mil casos, e que, até então, era considerada a maior epidemia da doença na cidade.
De acordo com a prefeitura, os agentes continuam a combater focos do mosquito transmissor da doença em imóveis fechados. Um alvará concedido pela Justiça autorizou a entrada dos servidores da saúde nesses locais. O órgão não tem informações sobre a quantidade de imóveis foram vistoriados.
Neste sábado (26) será realizada uma mobilização de conselheiros, líderes comunitários, agentes de saúde e pessoas que estão envolvidas no mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue. O evento será no parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas.

Suplente aguarda decisão de recurso na justiça contra vereadora do PMN


Bárbara garante ter se desincompatibilizado
A suplente de vereador, Eidemar Gomes Rodrigues (PSDB), aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) com um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) na 76ª Zona Eleitoral- Processo Nº 112 – Município de São Luís- para barrar o mandato da vereadora Bárbara Soeiro (PMN), que obteve mais de 7 mil votos na eleição municipal de 2012.

O juiz relator do caso é o magistrado José Carlos Sousa Silva, que deve analisar o Recurso que trata da “ausência de desencompatibilização do cargo de Serviço Prestado no âmibito da Secretaria Municipal de Administração (Semad)”.

A primeira suplente da coligação PSDB-PMN, Edmar Gomes, entrou na Justiça Eleitoral, desde o final do ano passado, com pedido contra expedição de diploma da vereadora, alegando que esta continuou recebendo vencimentos no período em que estava desincompatibilizada, ou seja, em campanha eleitoral, o que é vedado pela legislação.

Bárbara Soeiro entrou com pedido de desligamento da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), no dia 27 de junho de 2012, para ser desligada do cargo no período de 07 de julho a 07 de outubro. O pedido foi acatado pela secretária Maria Margareth Reis, no dia seguinte.

A funcionária não recebeu o salário do mês de julho. Porém, curiosamente, no mês de agosto recebeu os salários de julho e agosto cumulativos. E embora, devesse ter sido desligada recebeu os salários de setembro e outubro também.

Bárbara Soeiro disse que está tranquila por ter a certeza de ter se desincompatibilizado no tempo certo. Bárbara diz que se os salários caíram, é outra história.

"Eu me desincompatibizei no período que exige a Lei e estou com a consciência tranquila. Se entrarem com alguma Ação contra mim eu respondo, pois tenho convicção de agir corretamente. Se você olha na sua conta, e tem dinheiro lá, em um momento que você precisa, usa. Se eu tivesse algum problema o TRE nem autorizaria minha candidatura. É uma burocracia muito grande e eles apertam mesmo", afirmou.

A vereadora eleita atribui à sua candidatura à presidência da Câmara Municipal uma possível perseguição. "Engraçado que foi só eu me candidatar a presidente que esta história surgiu. Isso mostra que eles tem medo. Gente, qualquer um pode se candidatar", afirmou Bárbara Soeiro, que é esposa do ex-vereador Albino Soeiro (PSC).

Para evitar flagrante, acusada de tráfico manda filha engolir drogas


Uma mulher identificada como Raimunda Ferreira de Sousa, 35 anos, foi presa por policiais do 3º DP de Timon (MA) acusada de comandar uma boca de fumo, localizada a apenas 25 metros da delegacia. Na tentativa de se livrar do flagrante, a suspeita de tráfico mandou que a filha adolescente engolisse pedras de crack.

“A jovem tem aproximadamente 14 anos. Como ela não conseguiu engolir a droga, prendemos a mãe acusada de comandar a boca de fumo. A presa também vai para médico, ainda hoje, para saber se ela mesma conseguiu engolir algum tipo de droga para evitar o flagrante”, disse o delegado Michel de Sousa Sampaio.

Com a acusada, a polícia encontrou uma quantidade de crack ainda não pesada, R$ 937,35 em dinheiro trocado, aparelhos celulares, vídeo games, um aparelho de som, uma televisão de 42 polegadas, um aparelho de DVD e um conjunto de panelas Inox. 

O titular do 3º DP de Timon revelou ainda que Raimunda Ferreira vinha sendo investigada há cerca de quatro meses após várias denúncias anônimas de que na casa em que ela morava, localizada na avenida São Luis, parque São Francisco, havia a comercialização de drogas.

Após denuncia, o delegado pediu mandado de busca e apreensão da primeira vara de Timon, que foi concedido e assinado pelo juiz Francisco Soares Reis Júnior. Para Michel Sousa, o que mais chama atenção no caso é a audácia de vender drogas tão próximo a uma delegacia.

“Durante os quatro meses de investigação abordamos pessoas que saiam da casa e elas confirmaram a prática da venda de entorpecentes. Durante as investigações também foi preso um traficante que afirmou que ela o usado como distribuidor das drogas Ele afirmou que estava levando drogas para o presídio Jorge Vieira onde o esposo dela, identificado como Alan Pedrosa Valadares, está preso também acusado por tráfico de drogas e furto de motocicletas na região”, conta o delegado.

Barbaridade: Dupla estupra idosa de 82 anos e espanca o marido de 89



Djalma Dutra foi preso em uma barreira da Polícia Militar (De Olho em Grajaú)

Um crime brutal chocou os moradores do povoado de Bela Estrela, às margens da MA-006, na cidade de Grajaú. Dois homens invadiram uma casa e estupraram uma idosa de 82 anos, além de terem espancado o marido da vítima, um outro idoso de 89 anos que tem problemas de locomoção e passa o dia em uma cama. Os suspeitos são um homem identificado como Djalma de Sousa Teles Júnior, de 20 anos, e um adolescente.

De acordo com a Polícia, a dupla invadiu a residência do casal de idosos armado de facas e pedindo dinheiro. Como não havia qualquer quantia na casa, os dois amarraram a senhora e a jogaram em cima da cama em que o seu marido estava, o derrubando no chão. Ali, um dos suspeitos começou a praticar sexo anal com a mulher. Um papagaio, de propriedade da família, começou a gritar e foi morto estrangulado.

Após terem praticado o ato com a idosa, ales ainda espancaram o homem.

Após o crime, Djalma fugiu para sede do município de Grajaú, onde foi preso, por uma equipe da Polícia Militar, que já havia montado uma barreira para localizar os dois criminosos.

O adolescente, de 17 anos, foi detido na noite de quarta-feira, ainda no povoado de Bela Estrela.

Nos depoimentos os dois suspeitos alegam não se lembram de como se deu a situação, já que estavam bêbados, apesar de terem afirmado que realmente tentaram assaltar o casal de idosos.

Que bacana! Vereadores de SL reajustam seus salários para ganhar R$ 14 mil



Reajuste salarial na Câmara de São Luís
Reajuste salarial na Câmara de São Luís
Como é bom ser vereador em São Luís. Os salários dos 31 vereadores da capital maranhense aumentaram este ano para 52,9%. Que bacana!
Agora cada vereador vai ganhar R$ 14.000 mil de salário fixo, sem contar com a verba de gabinete mensal de R$ 10 mil (o que inclui custo com chefe de gabinete, um assessor especial, três assessores parlamentares e um motorista), verbas de custeio em torno de R$ 6 mil e mais R$ 7 mil para viagens e combustível.
Os vereadores contam ainda com alguns benefícios, como os auxílios moradia, paletó e telefone. Nesses casos, o vereador apresenta nota justificando despesas para ser reembolsado.
Entre todas as capitais, a maior remuneração para vereadores é paga em Natal (RN), onde o valor passou de R$ 15.019, no ano passado, para R$ 17 mil em 2013. Os menores salários são dos vereadores de Vitória (ES) e Porto Velho (RO), que recebem R$ 7.430,40 e não tiveram reajuste no último ano.
Segundo a Constituição Federal, a Câmara Municipal não pode gastar mais de 70% de sua receita com folha de pagamento, incluindo subsídios dos vereadores, sob o risco de cometer crime de responsabilidade.

Prefeito de Buriticupu participará de encontro com Dilma Rousseff e Ministros em Brasília



Zé Gomes com faixa CARIMBADA
José Gomes Rodrigues (prefeito)
Brasília – O prefeito do município de Buriticupu, José Gomes Rodrigues(PMDB), participará do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável.
O objetivo do encontro, uma realização do governo federal, é apresentar aos novos gestores municipais os programas com reflexo direto nas prefeituras, divididos em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.
Na programação, haverá palestras com outros 27 ministros. O encontro contará ainda com oficinas de capacitação e mesas de boas práticas.
São parceiros do evento a Caixa Econômica Federal, SEBRAE, Banco do Brasil, BNDES, Infraero, Correios e Telebrás. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Governo do Distrito Federal.
O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, nos próximos dias 28, 29 e 30 de janeiro. A presidenta da República, Dilma Rousseff,abrirá o evento no dia 28, às 17h.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fará uma apresentação no dia 30, às 10h30, no estante da pasta, na Ala Norte do Centro de Convenções, 1º andar.
Gastão falará sobre as vantagens que os investimentos no turismo trazem para os municípios e sobre os principais programas da pasta, seus objetivos e como acessar os recursos disponíveis.
Ministério do Turismo
Mnistro-do-Turismo-Gastão-Dias-VieiraO Ministério do Turismo está presente em aproximadamente três mil municípios brasileiros, com sete mil projetos e 2,6 mil com obras em execução. O Encontro Nacional é oportunidade ímpar para os novos gestores municipais conhecerem a importância do setor para o desenvolvimento do país.
O turismo se consolidou como importante vetor da economia no Brasil, gerador de emprego e renda. Em 2011, o segmento cresceu o dobro da média mundial no país – 6%; responde hoje por 3,7% do Produto Interno Bruto e gera 2,9 milhões de empregos.
Traduzindo em números
·         3.186 municípios têm 7.089 contratos de repasse em execução com o MTur; 2,6 mil municípios têm obras em andamento; R$ 3,689 bilhões é o valor total dos contratos em execução, dos quais R$ 2,392 bilhões já foram liberados
·         R$ 882,762 milhões empenhados para 1.036 municípios só em 2012; R$ 227,43 milhões referentes a projetos de até R$ 750 mil (e que, por isso, já receberam metade dos recursos)
·         342 obras concluídas em novembro e dezembro
·         510 municípios têm recursos liberados pelo Ministério do Turismo e ainda não iniciaram as obras; 1.059 contratos possuem cláusulas suspensivas; R$ 175,317 milhões é a soma dos contratos que têm recursos liberados e cujas obras ainda não foram iniciadas
·         R$ 25,34 milhões empenhados para 18 convênios de qualificação para profissionais que têm contato direto com o turista da Copa do Mundo, como policiais, bombeiros e taxistas
·         R$ 107,9 milhões empenhados pelo MTur para acessibilidade, construção de Centro de Atendimento ao Turista e sinalização a cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014
Por Antonio Marcos
Com informações da Assessoria de comunicação do Ministério do Turismo