domingo, 17 de fevereiro de 2013

Milhares de fiéis se reúnem no Vaticano para bênção do Papa


Bento XVI celebra tradicional oração do Ângelus neste domingo (17).
Ele anunciou saída do comando da Igreja Católica em 28 de fevereiro.

Do G1, em São Paulo

Milhares de pessoas se reuniam na manhã deste domingo (17) na Praça São Pedro, noVaticano, para a primeira bênção dominical do Papa Bento XVI desde que ele anunciou sua renúncia. O papa deixará o comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro.
A tradicional oração do Ângelus, na qual o Papa aparece em uma janela para abençoar os fieis na praça, normalmente atrai poucos milhares de peregrinos e turistas. Entretanto, neste domingo, o caráter histórico deve aumentar o número para 150 mil pessoas, segundo a Associated Press. Moradores de diversas cidades da Itália e da Europa viajaram até o Vaticano para presenciar a benção.
Fiéis lotam a Praça São Pedro, no Vaticano, para o penúltimo Ângelus do Papa Bento XVI (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)Fiéis lotam a Praça São Pedro, no Vaticano, para o penúltimo Ângelus do Papa Bento XVI (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)
A cidade de Roma colocou mais trens e ônibus em circulação para atender os fiéis, e está oferecendo transporte gratuito para idosos e deficientes. Chá quente gratuito também está sendo preparado para ajudar a combater o frio desta época do ano.
São esperadas mais de 150 mil pessoas no Vaticano neste domingo (17) (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)São esperadas mais de 150 mil pessoas no Vaticano neste domingo (17) (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)
Sucessão
O Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.
Ele afirmou anteriormente que o conclave começaria entre 15 e 20 de março, de acordo com as regras existentes. Mas neste sábado (16), disse que os acontecimentos podem ocorrer mais rapidamente, já que a Igreja está lidando com uma renúncia anunciada previamente, e não com uma súbita morte do pontífice.
O tema está sendo debatido pelos próprios cardeais e "é possível que nossas autoridades submetam à votação este tema no mesmo dia em que começar a 'sede vacante'", disse.
Os cardeais estão "profundamente afetados" após a decisão de renunciar de Bento XVI e tentam "focar o alcance e o significado deste gesto", acrescentou o porta-voz do Vaticano.
No total, 117 cardeais terão direito a voto (por terem menos de 80 anos) no conclave que elegerá, dentro da Capela Sistina, o novo Papa com uma maioria de dois terços.
O conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI terá a participação de cinco cardeais brasileiros com direito a voto e que podem ser eleitos pontífices.
O arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, terá 78 anos quando começar o processo de escolha do novo papa, marcado para a segunda metade de março. Ele será acompanhado do atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, que completa (completou) 76 anos em 15 de fevereiro e também é arcebispo de Aparecida.
Os outros três brasileiros no conclave são o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, dom João Braz de Aviz, 65; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63; e o arcebispo de Salvador e ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, que completará 80 anos em outubro.

Saiba os impactos do fim do horário de verão sobre a sua saúde




Da Redação, Agência Brasil


O horário de verão, que começou no dia 21 de outubro do ano passado, terminou hoje, 17, resultando no atraso de uma hora nos relógios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins.

Segundo o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, os impactos do fim do horário de verão sobre a saúde da população são menores do que quando ele começa. O corpo deve se habituar à mudança gradualmente e, no período de adaptação, que deve durar em torno de uma semana, as pessoas tenderão a acordar mais cedo e vão sentir sono mais cedo à noite. “O ideal seria aos poucos fazer com que o sono fosse atrasado, de forma que a pessoa acordasse um pouquinho mais tarde”.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), neste ano o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. A mudança é adotada todos os anos no país para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

Para o neurologista, o horário de verão é um atentado à saúde das pessoas. “Perder uma hora de sono pode parecer pouco, mas o cérebro sente muito mais do que podemos imaginar, não só em termos de cansaço, mas também na alteração na produção hormonal e na fragmentação do sono”, aponta. Se o débito de sono for muito acumulado, as pessoas podem correr riscos, principalmente na hora de exercer atividades que necessitem de vigília, como dirigir ou operar máquinas.

O horário de verão começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Bento XVI convida Igreja a superar "orgulho e egoísmo"



Agência Ecclesia


Arquivo
"Peço-vos que continueis a rezar por mim e pelo próximo Papa...", convidou Bento XVI
O Papa Bento XVI convidou neste domingo , 17, os membros da Igreja a superarem o “orgulho e egoísmo” nas suas vidas e pediu orações por si e pelo seu sucessor, a poucos dias de concluir o pontificado por ter apresentado a renúncia.
Acesse:
.: Todas as notícias sobre a renúncia do Papa Bento XVI 
.: Veja as fotos da oração do Angelus deste domingo 
“Peço-vos que continueis a rezar por mim e pelo próximo Papa, bem como pelos exercícios espirituais, que vou começar nesta tarde com os membros da Cúria Romana”, disse o Papa, em espanhol, diante de aproximadamente 50 mil peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a recitação do Angelus.

Num dos últimos encontros com peregrinos antes de 28 de fevereiro, Bento XVI mostrou-se "profundamente agradecido" pelas “orações e apoio” que tem recebido por parte dos fiéis desde que apresentou a sua resignação, na segunda-feira, 11.

A tradicional catequese destes encontros de oração foi dedicada ao episódio do evangelho das “tentações” de Jesus, a partir das quais o Papa alertou para a necessidade de os católicos rejeitarem os apelos “do egoísmo e o orgulho, do dinheiro e do poder”.

“A Igreja, que é mãe e mestra, chama todos os seus membros a renovar-se no espírito, a reorientar-se decididamente para Deus, renegando o orgulho e o egoísmo para viver no amor”, declarou.

Bento XVI referiu que Jesus teve de “desmascarar e recusar as falsas imagens do Messias” que se revelavam também “falsas imagens do homem, que em todos os tempos seduzem a consciência, travestindo-se de propostas convenientes e eficazes”.

“Neste Ano da Fé, a Quaresma é um tempo favorável para redescobrir a fé em Deus como critério-base da nossa vida e da vida da Igreja. Isso comporta sempre uma luta, um combate espiritual”, acrescentou.

Segundo o Papa, o “núcleo central” das tentações consiste em “instrumentalizar Deus para os próprios fins” dando mais importância “ao sucesso e aos bens materiais”.

“Desta maneira, Deus torna-se secundário, reduz-se a um meio, torna-se definitivamente irreal, já não conta, desvanece-se. Em última análise, nas tentações está em jogo a fé, porque está em jogo Deus”, precisou.

A intervenção de Bento XVI deixou votos de que a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa iniciado esta quarta-feira, seja para os católicos “caminho de uma autêntica conversão para Deus e tempo de partilha intensa” da fé em Jesus Cristo.

O Papa e os seus mais diretos colaboradores iniciam esta tarde uma semana de oração e reflexão, durante a qual são suspensos todos os compromissos públicos no Vaticano.

"Obrigado a todos vós", disse, em resposta aos aplausos das pessoas presentes na Praça de São Pedro.

O encontro serviu como momento de homenagem e saudação por parte da comunidade e da cidade de Roma ao Papa.

O próximo encontro de Bento XVI com os fiéis vai decorrer no dia 24, com a recitação dominical do Angelus, seguindo-se a última audiência pública do pontificado, dia 27 de fevereiro, iniciativa para a qual já estão inscritas 35 mil pessoas, segundo o Vaticano.

O último dia do pontificado, em 28 deste mês, inclui um encontro de despedida dos cardeais, pelas 11h00 (Roma), antes da partida em helicóptero, rumo à residência pontifícia de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, marcada para as 17h00.

Celebração em Natal marca 50 anos da Campanha da Fraternidade



CNBB


CNBB
Cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes no evento
Cerca de duas mil pessoas lotaram o Centro de Convenções na Via Costeira de Natal (RN), na última sexta-feira, 15, para o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”. Um seminário marcou as comemorações alusivas ao jubileu da Campanha, que teve origem na Arquidiocese de Natal, na comunidade de Timbó, município de Nisia Floresta.
Leia mais:
.: Núncio Apostólico presente na celebração dos 50 anos da CF 
A solenidade de lançamento contou com a participação do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro; do arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha; e diversos bispos do Regional Nordeste 2.
Em suas palavras, dom Jaime recordou o papel da CF para a evangelização no Brasil. “Podemos destacar neste momento, a contribuição da Campanha da Fraternidade, como ação social e evangelizadora da Igreja. Vivemos com muito empenho e alegria, este momento em nossa Arquidiocese”, comemora.
Já para o secretário geral da CNBB, a importância da CF se dá, principalmente, pelo objetivo social que desempenha. “Os temas das Campanhas nos trazem uma reflexão, promovendo uma discussão entre Igreja e sociedade. Além disso, hoje a campanha dispõe de subsídios que auxiliam nos debates nas escolas, e isso mostra a ação social que a CF desempenha”, pontuou dom Leonardo.
Para dom Genival Saraiva, presidente do Regional Nordeste 2, voltar às origens da Campanha da Fraternidade, remete ao trabalho pastoral que a Igreja Católica realiza. “Lembro a iniciativa de dom Eugênio Sales, de investir nas ações sociais da Igreja, e os resultados dessa proposta, nós podemos observar ao longo do tempo, com diversos projetos que hoje a Igreja financia. Isso sem dúvida contribuiu para a ação evangelizadora da Igreja”.
Durante a solenidade de lançamento da CF, o vigário-geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre, leu uma carta enviada pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’aniello, em razão dos 50 anos da CF. Na carta, dom Giovanni ressaltou a importância de dom Eugênio Sales na difusão desta iniciativa, que contribuiu para a caminhada de solidariedade e de esperança da Igreja no Brasil. “Este é um momento celebrativo, e também, um momento de revisão da Campanha da Fraternidade, frisando a necessidade de um aprimoramento do conteúdo da Campanha, para que esta possa ser sempre mais um forte poder de evangelização”.
Ainda de acordo com a carta do Núncio, a celebração adquiriu uma maior representatividade, considerando que a Igreja vive o Ano da Fé. “Como afirmou o Santo Padre, foi instituído para suscitar “em cada crente, o anseio de confessar a fé e com renovada convicção, com confiança e esperança” (Carta Apostólica Porta Fidei, 9)”, realçou.

Núncio Apostólico presente na celebração dos 50 anos da CF



CNBB


O Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d"Aniello, participou nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, em Nísia Floresta (RN) da cerimônia que marcou os 50 anos da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A seguir, reproduzimos a íntegra do discurso apresentado por ele na solenidade.

Eminências e Excelências Reverendíssimas
Distintos membros do Regional Nordeste 2 da CNBB
Meus amigos,

Agradeço de coração o convite para participar do lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013, numa celebração que faz parte da comemoração dos 50 anos que, por iniciativa do saudoso Cardeal Dom Eugênio de Araújo Salles, iniciou sua caminhada de solidariedade e de esperança da Igreja no Brasil.

Ao Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, minhas sinceras homenagens de gratidão também por aceitar que a celebração fosse realizada nesta Igreja local, relembrando a primeira Campanha realizada na Arquidiocese de Natal, em abril de 1962.

A visita de Suas Eminências e Excelências a Nísia Floresta e Timbó teve um expressivo significado para a história da evangelização no Brasil, pois refletia a particularidade de recordar o objetivo primordial da Campanha, destinada a recolher meios para as obras sociais e apostólicas da Arquidiocese. Sua importância foi logo percebida, pois, nos anos seguintes, estendeu-se, através de seus diversos temas, a todo o território nacional.

Como foi justamente ressaltado pelo Secretário Executivo da Campanha, o Padre Luiz Carlos Dias, a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade, frisando a necessidade de um aprimoramento da Campanha para que esta possa ser sempre mais um “forte poder de evangelização”.

Penso que todos estamos de acordo que esta celebração adquire uma importância ainda maior, considerando que estamos no Ano da Fé que, como afirmou o Santo Padre, foi instituído para suscitar “em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança” (Carta Apostólica Porta Fidei, 9). Nesse sentido, o tema da Campanha, sugerido e aprovado para este ano, não podia ter sido melhor: “Fraternidade e Juventude”. Por certo, as diretrizes propostas são dirigidas a todos os católicos indistintamente, mas existe uma feliz coincidência no seu objetivo, se pensarmos que, dentro de poucos meses, o Brasil será sede da Jornada Mundial da Juventude.

Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI ao anuncia o lema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto.

Em 2011, na Capital da Espanha, o Papa chamou aquela Jornada de “uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”.

Por isso, é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.

Esse tema é para ser refletido e meditado: fazer discípulos e chamar outras pessoas para a comunhão e o convívio com o Senhor. Esse mandato, essa missão já está anunciada nos Evangelhos. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor.

“O que ganha o discípulo de Jesus? Ganha a pertença ao reino, a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de misericórdia e amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor.  São esses os frutos e os dons de que o mundo mais precisa. O perdão, a misericórdia, a paz é que farão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, a guerra, a corrupção, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da humanidade”, afirmou o Papa.

No mandato final do texto de Mateus – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” – está o grande sonho de todos, porque o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperta o que cada um tem de melhor em si mesmo.

“Vivemos num mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O  anúncio “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos interrompe-lo, porque ele supõe que quem é amigo do Senhor, por sua vida e por seu estar no mundo, comunica aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão de que precisa a nossa Igreja”.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19) é o lema da Campanha.

Confiando-nos este mandato, o Senhor quis acentuar a confiança que em nós deposita e confirmar os sentimentos de amizade que nutre por aqueles que estão dispostos a segui-lo.

Amigos e mensageiros! Que combinação maravilhosa, que descoberta extraordinária a de saber-nos amigos de Cristo e seus colaboradores na construção do Reino. Mas também, quanta disponibilidade encerra e quão grande tem de ser nossa consciência ao sabermos que o Senhor quer servir-se de nós para espalhar seu amor pelo mundo inteiro.

Como disse o Santo Padre Bento XVI em sua mensagem à Juventude em 2012: “A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria; uma alegria autêntica e duradoura, aquela que os anjos anunciaram aos pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus (cf. Lc 2,10). No difícil contexto atual, muitos jovens ao vosso redor tem uma imensa necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e de esperança!”

Como a Igreja nos ensina, esta missão tem de ser levada à frente com amor.

Como nos lembra o Santo Padre Bento XVI em sua encíclica: Deus caritas est, esse amor não é uma condição abstrata, mas é uma pessoa: Jesus; é um acontecimento através de sua encarnação, morte e ressurreição. Algo que não acabou, mas que se repete e que age em todos os momentos de nossa vida através da ação do Espírito Santo: a redenção continua sempre.

A humanidade tem caminhado ainda agora e sempre caminhará com fome da palavra e do conhecimento de Deus, mesmo que muitas pessoas não estejam conscientes dessa profunda necessidade de suas almas. E ao conceder-nos o dom da fé, o Senhor impõe-nos o dever de despertarmos e de despertar aqueles que se encontram mergulhados no sono da ineficácia e da morte.

Compete-nos o dever diário de renovar o desejo de colocar Cristo no cume e no íntimo das realidades humanas. Para isso, é necessário crescer no relacionamento pessoal com Deus e na entrega aos outros, contribuindo com o nosso grãozinho de areia – a entrega diária total – para a construção de um mundo renovado pela graça e pelo sal do Evangelho, que o Senhor confiou aos seus discípulos.

Precisamente por isso, a formação da juventude deve ter sempre uma especial importância nas diretrizes pastorais de cada Diocese. Em várias ocasiões, o Santo Padre Bento XVI fez notar as contradições do tempo em que vivemos. “Em várias partes do mundo, existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo caminha igualmente sem Ele. Mas existe, ao mesmo tempo, também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. É espontâneo exclamar: não é possível que esta seja a vida! Deveras, não. E assim, juntamente com o esquecimento de Deus existe um “boom” do religioso. Não quero desacreditar – diz o Santo Padre – tudo o que existe neste contexto. Pode existir nisto também a alegria sincera da descoberta. Mas para dizer a verdade, não raramente a religião se torna quase um produto de consumo. Escolhe-se aquilo de que se gosta, e alguns sabem até tirar dela algum proveito. Mas a religião procurada a seu ‘bel-prazer’ no fim não nos ajuda” (Homilia, 21-8-2005). E o Papa concluía com o seguinte convite: “Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo!”

Não é por acaso esse risco que a nossa juventude está correndo? Analisando os ensinamento dos Santos Padres, Bento XVI detém-se num ponto de particular importância para os momentos atuais. Ele afirma que o grande erro das antigas religiões pagãs consistiu em ignorar os caminhos traçados no fundo das almas pela Sabedoria divina. “Por isso, o ocaso da religião pagã era inevitável: fluía como consequência lógica do afastamento da religião reduzida a um conjunto artificial de cerimônias, convenções e hábitos” (Discurso na audiência geral, 21-2-2007). O Papa acrescenta que os antigos Padres e escritores cristãos, pelo contrário, optaram pela “verdade do ser contra o mito do costume” (Ibidem). Tertuliano, como menciona o Pontífice, escreveu: “Dominus noster Christus veritatem se, non consuetudinem, cognominavit Cristo afirmou ser a verdade, não o costume”. (Sobre o véu das virgens, I, 1 PL 2,889). O Sucessor de Pedro nos assinala que “a este propósito observe-se que a palavra consuetudo, aqui empregada por Tertuliano referindo-se à religião pagã, pode ser traduzida nas línguas modernas com as expressões <<moda cultural>>, <<moda do tempo>>” (Ibidem).

Não tenhamos dúvidas: apesar da aparente vitória do relativismo em alguns lugares, esse modo de pensar e de desorientar tantas pessoas acabará por desmoronar como um castelo de cartas de baralho, por não estar escorado na verdade de Deus Criador e Providente, que guia os caminhos da história. Ao mesmo tempo, a realidade que vemos à nossa volta deve nos encorajar a não nos abandonarmos e a não abandonar as pessoas que estão num estado de desilusão e de falta de conteúdo.

Nossos jovens necessitam da fé e do vigor que ela nos transmite. A eles é preciso dizer: “Convençam-se e suscitem nos outros a convicção de que nós, os cristãos, temos de navegar contra a corrente. Não se deixem levar por falsas ilusões. Pensem bem: contra a corrente andou Jesus, contra a corrente foram Pedro e os outros primeiros apóstolos e todos aqueles que ao longo dos séculos quiseram ser discípulos fiéis do Mestre. Tenham, pois, a firme persuasão de que não é a doutrina de Jesus Cristo que deve se adaptar aos tempo, mas sim os tempos é que devem abrir-se à luz do Salvador”.

Vamos confiar nas palavras de Bento XVI quando vem afirmando que: “Caritas Christi urget nos – o amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, envia-nos pelas estradas do mundo a proclamar seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28,19). Com seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja, confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto em favor de uma nova evangelização, para descobrir novamente a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé (Porta Fidei, 7).

Não creio sair do objetivo desta minha intervenção se procurarmos renovar nossa convicção de que, na linha pastoral de qualquer Diocese, devemos incluir a necessidade imperiosa de que a juventude seja orientada e formada por um sadio conceito da família.

É conhecida a sentença que, com pequenas variantes, afirma “Família sadia, sociedade sadia. Família em crise, sociedade em crise”.

A abrangência dessa afirmação poder ser discutível, mas é inegável que encerra um grande núcleo de verdade.

Sobre a importância social da família já se escreveram volumes alentados, análises e estudos muito ponderáveis. Eu desejaria agora, concretamente, frisar apenas uma das razões que, a meu ver, evidencia o nexo de casualidade existente entre família sadia e sociedade sadia.

Refiro-me ao fato que, na sociedade, não há nenhum âmbito de crescimento humano e moral, nenhum ambiente educativo, nenhum “coletivo” tão propício e eficaz para o cultivo das virtudes como a família bem estruturada. E isso parece-me de suma importância, levando em consideração que, no mundo atual, aparece sempre mais evidente que a sociedade precisa das virtudes como de um oxigênio vital, de virtudes aprendidas, arraigadas, exercidas e desenvolvidas até a maturidade. Decadência social e ignorância ou desprezo pelas virtudes são a mesma coisa.

A não ser que hoje ainda se considerem vigentes as afirmações feitas pelo poeta Paul Valéry, em famoso discurso à Academia Francesa: <<Virtude, senhores, a palavra ‘virtude’, já morreu, ou pelo menos, está em vias de extinção [...]. Receio que não exista jornal algum que a imprima ou se atreva a imprimi-la com outro sentido que não seja o do ridículo. Chegou-se a tal extremos, que as palavras ‘virtude’ e ‘virtuoso’ só podem ser encontradas no catecismo, na farsa, na Academia e na opereta>>.

Seria de desejar que atitudes desse tipo tivessem ficado enterradas no passado. Quando Valéry falava, virtude sugeria limite, enquadramento, barreira obsoleta, num ambiente ébrio do vinho novo da liberdade. A centralidade da virtude na formação do ser humano havia cedido o espaço à liberdade sem limites, numa eufórica erupção de individualismo egocêntrico (que, paradoxalmente, na primeira metade do século XX, descambou nas duas maiores tiranias da história). A sociedade atual, com suas mazelas, com os preocupantes desvios de uma parte não pequena da juventude (basta pensar nas drogas) é de molde a reacender uma autêntica “saudade das virtudes”. Mas, pergunto-me, será possível ao mesmo tempo em que se exalta como nunca a “liberdade ilimitada”, como único valor moral, ao passo que se desprestigia a família?

Pois bem, diante disso, creio necessário que nos perguntemos: onde é que a nossa juventude aprende a virtude, que dever ser, acima de tudo, um valor reconhecido e amado pela criança, pelo adolescente e pelo jovem, uma convicção enraizada, uma prática exercida com empenho, da qual depende o bem da pessoa e da sociedade?

A família, sim, a família já foi e ainda agora deveria ser o ambiente de cultura mais propício para a descoberta, a valorização, o aprendizado e a prática das virtudes.  Mas, em que é está a família entre nós? Será que o mundo de hoje esquece que a família é a estrutura vital e moral indispensável para a construção do bem da sociedade?

Hoje em dia, como dizia o jurista Pedro J. Viladrich, a sociedade tem uma escolha a fazer: ou ser uma “constelação de famílias”, dessas células primárias, vitais, naturais, sadias, que constituem o bom tecido social; ou ser um “aglomerado de indivíduos”, preso cada um deles ao interesse particular e ligado aos demais por aquilo que Gustave Thibon chamava de “egoísmo compartilhado”.

Portanto, queridos irmãos no episcopado, cabe a nós também a missão de ensinar a nossos jovens que, como filhos e filhas de Deus pelo Batismo, tem a importante tarefa de fazer que o amor entre nós seja uma projeção do amor que acontece entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, simbolizado na cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude e que no Rio será mais uma vez derramado sobre todas as nações, através dos jovens que participarão naquela significativa manifestação.

É esta a tarefa que, junto com a cruz, os jovens brasileiros levarão para o Rio de Janeiro: levar ao mundo inteiro, através de seu testemunho, o amor que Deus tem por nós.

Encaminhemo-nos, junto com nossos jovens, para o Rio de Janeiro na perspectiva do Ano da Fé, esta linda iniciativa que quer ser um CONVITE para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo que, doando seu amor, introduziu numa nova vida.

Em virtude da fé, possa esta vida nova plasmar toda a existência humana segundo a novidade radical da ressurreição, transformando nossas mentalidades e pensamentos para sermos, pouco a pouco, purificados e transformados em Cristo.

Eminências, Excelência, caros amigos,

Ao concluir, faço votos que a Campanha da Fraternidade alcance seus objetivos primários de revitalizar em todos os segmentos da sociedade o sentido mais nobre dos valores que norteiam a juventude brasileira.

Agradeço a atenção dispensada e peço ao Altíssimo abundantes graças para todos, a fim de que a luz do Espírito Santo ilumine esse evento de capital importância para a Igreja e para o Brasil.

Muito obrigado!

+ Giovanni d’Aniello
Núncio Apostólico

Cúria Romana inicia Exercícios espirituais da Quaresma


Da Redação


Iniciam-se na noite deste domingo, 17, às 18h, pelo horário de Roma, na Capela Redemptoris Mater da residência apostólica, no Vaticano, os Exercícios espirituais de Quaresma para o Papa e a Cúria Romana.

Os Exercícios, que se concluirão no sábado, dia 23, constituem um dos últimos compromissos do Pontificado de Bento XVI e serão pregados pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

Os Exercícios terão como tema "Ars orandi, ars credendi. O rosto de Deus e o rosto do homem na oração dos Salmos".
De acordo com Dom Ravasi, diante da renúncia do Papa ao ministério petrino, a condução do Exercícios será iniciada com uma particular saudação do cardeal ao Papa, especificamente confiada à Sagrada Escritura.

"Pensei apenas fazer uma particular saudação inicial, como já foi feito pelo cardeal decano e pelo cardeal secretário de Estado, mas uma saudação, neste caso, que eu gostaria de confiar à Bíblia. Isto é, buscarei uma imagem que represente idealmente o futuro da presença de Bento XVI na Igreja, como uma presença de fundo, que continua sendo tal justamente na dimensão vertical, ou seja, na dimensão da senda da altura, aonde ele irá agora, que é justamente o da contemplação, da oração pela Igreja, do ministério feito através da intercessão em favor da comunidade que ele antes conduzira."
No que diz respeito ao diálogo com outras culturas dentro do Pontificado de Bento XVI, Dom Ravassi afirma que o elemento mais significativo foi o Pátio dos Gentios, por ter representado uma realidade que teve início justamente a partir das palavras do Santo Padre, que foi, segundo o cardeal,  acompanhada por ele "sempre com grande interesse, com grande participação."
“Diria que um segundo elemento é, certamente, o fato de ter-se interessado também pela relação com a arte. Tivemos ocasião de eventos significativos, como o encontro com os artistas na Capela Sistina, como o evento dos seus 60 anos de sacerdócio. São elementos que mostram que a Igreja quer retornar ainda à grandeza do diálogo com o belo, não somente com o verdadeiro.”
Por fim, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, diz ser relevante a questão da relação entre fé e razão. “A cultura foi um elemento indispensável, creio, para decifrar também o seu Pontificado. Todos esses elementos serão certamente considerados também pelo novo Pontífice em seu plano pastoral, porque são, afinal, o retrato do compromisso eclesial no mundo."

Conclave pode acontecer no início de março, diz padre Lombardi


Rádio Vaticano


Arquivo
Com a chegada de todos os cardeais ao Vaticano, o Conclave poderá ser adiantado para o início de março, conforme informou padre Federico Lombardi
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, abriu a coletiva deste sábado, 16, transmitindo a saudação do Papa aos jornalistas. O porta-voz vaticano confirmou o encontro privado desta tarde entre Bento XVI e o premier italiano Mario Monte.

Neste domingo, 17, no Angelus, também o prefeito de Roma estará na Praça São Pedro com os vereadores e o estandarte da cidade. padre Lombardi não descartou a possibilidade de o Conclave ter início antes da metade de março, se todos os cardeais tiverem chegado ao Vaticano.

A partir do dia 28 de fevereiro, o Papa habitará na residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde provavelmente permanecerá por dois meses, o tempo necessário para a restauração do mosteiro de clausura, no Vaticano, para onde se transferirá. Trata-se de uma decisão de estar perto da Basílica de São Pedro, por motivos de caráter "logístico organizativo, de comunhão, de apoio de continuidade espiritual com o seu sucessor".

Com relação aos exercícios espirituais, que se iniciarão neste domingo às 18h locais, explicou que o Santo Padre não terá atividades públicas e que Dom Georg Gaenswein (seu secretário particular) terá com ele, como de costume, um breve encontro para tratar das "incumbências mais urgentes".

No sábado, dia 23, pela manhã, se terá a conclusão da semana de retiro e oração. Três meditações diárias do pregador dos exercícios espirituais da Quaresma deste ano, Cardeal Gianfranco Ravasi. Cada noite uma das meditações será transmitida; todas elas serão resumidas na newsletter da Rádio Vaticano. Sucessivamente serão publicadas em versão integral.

Foi confirmado que ao término dos Exercícios espirituais terá lugar o encontro, ainda a ser estabelecido se público ou privado, com o Presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

E referindo-se aos próximos dias 27 e 28, Pe. Lombardi acrescentou:

"Já se tem a confirmação de 35 mil pessoas para a audiência geral do dia 27 e, naturalmente, o número aumentará. Os fiéis e as autoridades poderão saudar o Santo Padre nesta última ocasião de presença pública do Pontífice. Já no dia 28, por sua vez, como dissemos, haverá o encontro com o Colégio cardinalício e a partida na parte da tarde para Castel Gandolfo."

Padre Lombardi disse ainda que na tarde do dia 28 de fevereiro, em Castel Gandolfo, aonde o Papa chegará de helicóptero, haverá um momento de saudação aos habitantes da cidadezinha do Lácio.

Em seguida, falou sobre notícias difundidas nestes dias na imprensa relacionadas aos colóquios entre Bento XVI e Peter Seewald, o biógrafo que realizou com o Papa o livro-entrevista "Luz do mundo".

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou tratar-se de informações não particularmente novas, relacionadas a dois colóquios, o último deles entre novembro e dezembro passados, mantidos com Bento XVI em vista de uma biografia.

Voltando ao Conclave, reiterou que o mesmo poderia ter início, se todos os cardeais já tiverem chegado ao Vaticano, antes do anunciado 15-20 de março; prazo este sucessivo ao início da sé vacante, estabelecido no caso de morte de um Pontífice:

"Na Constituição se diz entre 15 e 20 dias, porém o prazo é 'é de espera', ou seja, para dar àqueles que precisassem, o tempo necessário para chegar ao Vaticano. Na eventualidade de os cardeais estarem todos aqui, se poderia interpretar a Constituição de modo diferente."

Perguntado sobre a renúncia do Papa e sobre a nota editorial para a Rádio Vaticano em que o próprio padre Lombardi falou de "ato de governo do Santo Padre", especificou:

"Porque se coloca numa perspectiva, como ele disse repetidamente, em que a Igreja segue adiante, em que a Igreja tem as suas energias. O Papa olha para a eleição de um sucessor que tenha – como ele disse - vigor no corpo e no ânimo, e uma personalidade que possa enfrentar os desafios do nosso tempo no modo adequado, o que ele sentia mais difícil com o passar do tempo e com o diminuir das forças."

Por fim, perguntado sobre a recente nomeação da cúpula do Ior, Pe. Lombardi disse que o novo presidente do Instituto para as Obras de Religião e o Conselho de Supervisão – do qual Ernst Von Freyberg passou a fazer parte – terão vencimento em 2015.  

Coluna do Carlos Brickmann.Tira, põe, deixa enganar


Coluna do Carlos Brickmann


Tira, põe, deixa enganar

A conta de luz baixou? Baixou, mas vai subir: para evitar apagões no ano da Copa (e das eleições presidenciais), o Operador Nacional do Sistema, que comanda a produção e distribuição de eletricidade em todo o país, anunciou oficialmente que o Governo decidiu não mais desligar as usinas térmicas, que queimam gás, carvão e óleo. O objetivo é economizar água e manter cheios os lagos das hidrelétricas: não fica bem, numa época de eventos importantes, faltar luz no Brasil. Só que a energia térmica é poluente e mais cara. A conta de luz vai subir.

E a conta mais baixa? OK, antes de subir, a conta vai dar uma descidinha. Mas o abatimento vai cair na conta do Tesouro - ou seja, vai sair dos impostos que pagamos. Funciona mais ou menos assim: imaginemos que o empresário Eike Batista, por exemplo, tenha uma conta de luz bem alta. Sua residência é grande, com ar condicionado central, salas com iluminação especial (onde, lembremos, expõe aquela joia mecânica que é o Mercedes McLaren, um dos poucos que existem no Brasil), adega climatizada, piscina com temperatura controlada, essas coisas. Ele vai economizar na conta de luz, no curto período de baixa. 

E quem paga por ele? Você, caro leitor; ou a moça da favela que lava roupa para fora e que paga impostos ao comprar pão, margarina e sabão. Os impostos de quem compra remédios, ou um par de sandálias de dedo, vão para o Tesouro, e de lá saem para ajudar os milionários a economizar em suas contas de luz.

Ah, não esqueçamos: o gás que move usinas térmicas é importado. Coisa fina!

Lula lá

O procurador Leonardo Augusto Melo, do Ministério Público Federal de Minas Gerais, foi sorteado para analisar o depoimento do empresário Marcos Valério, que acusa o ex-presidente Lula de ter recebido recursos do esquema do Mensalão. Segundo Marcos Valério, condenado pelo Supremo a mais de 40 anos de cadeia por seu papel no Mensalão, Lula sabia de tudo; e usou algo como R$ 100 mil para cobrir despesas pessoais. Importante: não há ainda qualquer processo contra Lula. Caso o procurador Melo encontre indícios de participação do ex-presidente em algo que considere ilegal, formulará uma denúncia que terá de ser aceita por um juiz. Até lá, é apenas análise de um depoimento - e depoimento suspeito, já que é de um condenado, e foi feito após o julgamento do Mensalão. 

Mas prepare-se: este deve ser o tema do debate político de agora em diante.

Dinheiro voando

O Governo tucano de São Paulo aumentou em 26% as verbas de publicidade para 2013. A previsão é gastar R$ 226 milhões para dizer que o governador é bom. Em 2011, o governo paulista gastou R$ 118 milhões em propaganda, um pouco menos da metade de agora. Em 2011, o Governo Alckmin se iniciava. Em 2013, Alckmin já começa a se preocupar com sua reeleição, no ano que vem.

Para que? Para nada

Haverá algum cidadão de baixíssima renda que assista ao horário nobre da Rede Globo e, motivado pela propaganda, decida beneficiar-se do programa Bom Prato, do Governo paulista, que fornece refeições completas a R$ 1,00? Por que, então, a caríssima propaganda? Ao abrir a torneira, o cidadão pode optar entre a água fornecida pela empresa estatal do setor e alguma outra? Não, não pode (e também não pode escolher quem vai tratar seu esgoto). Então, para que o anúncio em rede de TV? Isso não ocorre só em São Paulo: Cuiabá estará tão bem de vida que possa gastar milhões, sem remorsos, no desfile das escolas do Rio?

Seria muita maldade achar que essas verbas compram boa-vontade, não é?

Voa, dinheirinho, voa

Dos 513 deputados federais, 484 fizeram questão de receber o 14º e o 15º salário - a extinção da escandalosa mordomia já foi aprovada, mas sentaram-se em cima do projeto e a tramitação não tem jeito de terminar. Só 29 deputados, em toda a Câmara Federal, se recusaram a receber estes salários injustificáveis (pesquise: estes 29 fazem por merecer seu voto. Os outros só merecem repúdio). Entre os que fizeram questão de receber, estão o presidente da Câmara, Henrique Alves, do PMDB potiguar, e seu vice, André Vargas, do PT do Paraná. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, deu outro tipo de exemplo: pegou seu Carnaval estendido (três ou quatro dias é para os fracos; os espertos vivem na folia) e gastou mais de R$ 22 mil só de diárias num hotel de luxo, em Gramado. 

E, evitando comentários maldosos, foi com sua esposa, dona Verônica.

O que cai do céu

Um asteroide passa razoavelmente perto da Terra (pouco menos de 28 mil km, enquanto a Lua fica a 384 mil km), e manteve a NASA de sobreaviso, até que se tivesse certeza de que não entraria em rota de colisão com nosso planeta. Uma chuva de meteoritos atinge a Rússia, ferindo quase mil pessoas (e obrigando as Forças Armadas a destruir com um certeiro míssil o núcleo do maior deles, para evitar um choque de proporções muito piores). 

O Brasil, ainda bem, se manteve livre desses problemas. E não procedem os rumores de que outro asteroide, que cairia numa importante cidade do país e era possivelmente rico em metais preciosos, tenha sido roubado no espaço.

pelo jeito só vai ficar no PT os mensaleiros e os chefes deles. Vejam essa matéria abaixo


O deputado Domingos Dutra (PT-MA) anunciou ontem (15) que vai deixar o seu partido e se filiar à sigla a ser criada pela ex-ministra Marina Silva (ex-PT e ex-PV).


O novo partido deve ser criado hoje em Brasília, em uma evento que deverá contar com outros petistas como o senador Eduardo Suplicy e o deputado Alessandro Molon (RJ). Em discurso na Câmara ontem, Dutra, ferrenho adversário do senador José Sarney (PMDB-AP), disse que sai do PT “com dor no coração” e que sua postura é “talvez sem volta”. A saída deve acontecer em setembro, exceto se o PT do Maranhão deixe de ser “humilhado pela oligarquia Sarney”.


Com 33 anos de militância petista, Dutra afirmou que a nova sigla vai lutar pelos mesmos ideais originais do PT. “Esse partido novo tentará resgatar parte daqueles sonhos que nos motivaram a fundar o PT em 1980”, disse ele em discurso no plenário da Câmara.


Dutra nunca escondeu sua contrariedade com o fato de o ex-presidente Lula ter feito uma aliança com José Sarney, seu principal adversário. No discurso, ele ressaltou que esse é um dos motivos de deixar o PT e migrar para o partido de Marina Silva. “No Maranhão, o PT está, oficialmente, no que eu digo, de forma direta e popular, no curral da oligarquia Sarney. O Maranhão é o único Estado do Brasil que até hoje a ditadura não acabou.”


Outro motivo de insatisfação foram as eleições de 2010. Dutra diz que os petistas do Maranhão votaram e aprovaram apoiar a candidatura do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) para governador do estado, contra a filha de Sarney, Roseana Sarney (PMDB), que acabou eleita. Mas, no final, o PT Nacional interveio para que o diretório estadual ficasse do lado da família Sarney. “O senador Sarney moveu céu e terra e, ao final, conseguiu a intervenção, anulando o nosso encontro e entregando o PT do Maranhão para a oligarquia”, criticou.


O deputado disse que não teve escolha ao decidir deixar o partido. Afirma que parte da legenda no estado quer “libertar” o Maranhão dos Sarney, enquanto outra parte quer apoiá-lo. “Estou sendo obrigado a sair do PT, partido pelo qual, há três décadas, dedico a minha vida, em função dessa situação esdrúxula.”

Do Congresso em Foco, com edição
Escrito por Louremar Fernandes

Polícia fecha clínica clandestina de aborto e prende médicos no Rio


Policia rodoviário e ex-PM faziam segurança de clínica no Subúrbio.
Agentes autuaram cinco gestantes, que aguardavam atendimento.



Do G1 Rio

A polícia fechou neste sábado (16), no rocha, no Subúrbio do Rio, uma clínica que fazia abortos clandestinos. Conforme reportagem do RJTV, 20 policiais da Divisão de Homicídios chegaram ao Centro Médico São Gabriel depois de investigações.
A clínica clandestina que realizava abortos, segundo a polícia, funcionava em um prédio na Rua Ana Neri, no Rocha. Ainda de acordo com a polícia, quando os agentes entraram, duas mulheres já tinham passado pela cirurgia e três gestantes esperavam pelo atendimento.
A polícia apreendeu equipamentos médicos em mau estado de conservação. Foram presos o dono da clínica, o ex-PM João Luiz Gonçalves, o médico Bruno Gomes, a anestesista Terezinha Safira, e um policial rodoviário que fazia a segurança da clínica. As cinco mulheres também foram autuadas
.

Lista reúne preso com celular no reto e outros raios-X bizarros




Prisioneiro no Sri Lanka foi descoberto após aparelho tocar.
Nos EUA, médico confundiu raio-X de cão com exame de paciente.

Do G1, em São Paulo

No início do mês, um prisioneiro do Sri Lanka que tentou esconder seu telefone celular durante uma inspeção em sua cela foi descoberto quando os guardas ouviram toques vindos de suas nádegas. O condenado de 58 anos precisou ser internado no hospital, onde os médicos retiraram o aparelho de seu reto. Abaixo, o G1 reúne esse e outros raios-X bizarros.
Raio-X mostra o telefone celular no reto de prisioneiro de 58 anos em Colombo, no Sri Lanka (Foto: AFP)Raio-X mostra o telefone celular no reto de prisioneiro de 58 anos em Colombo, no Sri Lanka (Foto: AFP)
No ano passado, o médico Rolando Lodevico foi preso nos Estados Unidos depois de confundir raio-X de cão com exame de paciente. Ele foi descoberto depois de dar a receita de remédios para um policial disfarçado de paciente. Durante a consulta, ele teria analisado um raio-X de um cachorro (Foto: AP)No ano passado, o médico Rolando Lodevico foi preso nos Estados Unidos depois de confundir raio-X de cão com exame de paciente. Ele foi descoberto depois de dar a receita de remédios para um policial disfarçado de paciente. Durante a consulta, ele teria analisado um raio-X de um cachorro (Foto: AP)
À esquerda, raio-X mostra garfo fincado no pé de um paciente. À direita, imagem do abdômen mostra dois garfos, uma caneta e uma escova de dentes que foram engolidas por um paciente (Foto: Barcroft Media/Getty Images)À esquerda, raio-X mostra garfo fincado no pé de um paciente. À direita, imagem do abdômen mostra dois garfos, uma caneta e uma escova de dentes que foram engolidas por um paciente (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
À esquerda, raio-X mostra lâminas de barbear que foram engolidas por um paciente. À direita, imagem mostra uma chave que foi engolida por um menino de 7 anos (Foto: Barcroft Media/Getty Images)À esquerda, raio-X mostra lâminas de barbear que foram engolidas por um paciente. À direita, imagem mostra uma chave que foi engolida por um menino de 7 anos (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
No dia 7 de abril de 2012,  o paquistanês Safdar Ali Shah, de 36 anos, passou por exames por causa das constantes dores abdominais. Um raio-X descobriu o motivo da dor: ele vivia com uma pinça hemostática no corpo. O objeto foi deixado no corpo de Shah por uma equipe médica durante uma cirurgia que ele havia se submetido nas costas em 2000 (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)No dia 7 de abril de 2012, o paquistanês Safdar Ali Shah, de 36 anos, passou por exames por causa das constantes dores abdominais. Um raio-X descobriu o motivo da dor: ele vivia com uma pinça hemostática no corpo. O objeto foi deixado no corpo de Shah por uma equipe médica durante uma cirurgia que ele havia se submetido nas costas em 2000 (Foto: Akhtar Soomro/Reuters)
Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à luz (Foto: Barcroft Media/Getty Images)Imagem de raio-X mostra uma agulha de 2,5 centímetros que ficou por 20 anos encravada na cabeça da chinesa Zhou Chaozheng, que mora na província de Hunan. Ela passou por uma cirurgia em outubro de 2010 após começar a sentir dores de cabeça depois de dar à luz (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
Em Warrenton, no estado de Oregon (EUA), cão passou por operação após engolir nove bolas de sinuca em 2011 (Foto: Caters)Em Warrenton, no estado de Oregon (EUA), cão passou por operação após engolir nove bolas de sinuca em 2011 (Foto: Caters)
Em 2010, um veterinário da região inglesa de Cambridgeshire descobriu cinco gatinhos de brinquedo no estômago de uma cadela que estava tratando (Foto: Divulgação/Cromwell Veterinary Group)Em 2010, um veterinário da região inglesa de Cambridgeshire descobriu cinco gatinhos de brinquedo no estômago de uma cadela que estava tratando (Foto: Divulgação/Cromwell Veterinary Group)

P

Bento XVI recebe premiê italiano em audiência privada de despedida


Encontro com Mario Monti provocou críticas na imprensa italiana.
Papa irá se reunir com presidente da Itália no próximo dia 23.

Da EFE

Bento XVI recebeu neste sábado (16) em audiência privada de despedida o primeiro-ministro demissionário italiano, o tecnocrata Mario Monti.
"O senador Monti manifestou ao Santo Padre mais uma vez a gratidão e o afeto de povo italiano por seu altíssimo magistério religioso e moral e por seu interesse nos problemas e esperanças da Itália e da Europa", assinalou o Vaticano em comunicado.
Em foto divulgada pelo jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano', Bento XVI aparece cumprimentando o premiê italiano Mario Monti (Foto: AP)Em foto divulgada pelo jornal do Vaticano 'L'Osservatore Romano', Bento XVI aparece cumprimentando o premiê italiano Mario Monti (Foto: AP)
A audiência provocou críticas na imprensa italiana por considerar que, em plena campanha para as eleições gerais de 24 e 25 de maio, uma audiência do papa com Monti pode ser entendida como um apoio do Vaticano ao político católico e à coalizão de partidos centristas que lidera.
O Vaticano assinalou que se trata de uma visita de despedida, após o anúncio do papa que renuncia ao pontificado, e que o Bispo de Roma o recebe como primeiro-ministro e não candidato às eleições.
Audiência privada ocorreu neste sábado (16) e gerou críticas na imprensa italiana (Foto: AP)Audiência privada ocorreu neste sábado (16) e gerou críticas na imprensa italiana (Foto: AP)
Neste sábado, o Vaticano afirmou que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.
Bento XVI se retira amanhã (17) para exercícios espirituais até sábado (23). Nesse dia se reunirá com o presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Napolitano será o último chefe de Estado que se despedirá de Bento XVI.

Milhares de fiéis se reúnem no Vaticano para bênção do Papa

Bento XVI celebra tradicional oração do Ângelus neste domingo (17).
Ele anunciou saída do comando da Igreja Católica em 28 de fevereiro.

Do G1, em São Paulo

Milhares de pessoas se reuniam na manhã deste domingo (17) na Praça São Pedro, noVaticano, para a primeira bênção dominical do Papa Bento XVI desde que ele anunciou sua renúncia. O papa deixará o comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro.
A tradicional oração do Ângelus, na qual o Papa aparece em uma janela para abençoar os fieis na praça, normalmente atrai poucos milhares de peregrinos e turistas. Entretanto, neste domingo, o caráter histórico deve aumentar o número para 150 mil pessoas, segundo a Associated Press. Moradores de diversas cidades da Itália e da Europa viajaram até o Vaticano para presenciar a benção.
Fiéis lotam a Praça São Pedro, no Vaticano, para o penúltimo Ângelus do Papa Bento XVI (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)Fiéis lotam a Praça São Pedro, no Vaticano, para o penúltimo Ângelus do Papa Bento XVI (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)
A cidade de Roma colocou mais trens e ônibus em circulação para atender os fiéis, e está oferecendo transporte gratuito para idosos e deficientes. Chá quente gratuito também está sendo preparado para ajudar a combater o frio desta época do ano.
São esperadas mais de 150 mil pessoas no Vaticano neste domingo (17) (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)São esperadas mais de 150 mil pessoas no Vaticano neste domingo (17) (Foto: Vicenzo Pinto/AFP)
Sucessão
O Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.
Ele afirmou anteriormente que o conclave começaria entre 15 e 20 de março, de acordo com as regras existentes. Mas neste sábado (16), disse que os acontecimentos podem ocorrer mais rapidamente, já que a Igreja está lidando com uma renúncia anunciada previamente, e não com uma súbita morte do pontífice.
O tema está sendo debatido pelos próprios cardeais e "é possível que nossas autoridades submetam à votação este tema no mesmo dia em que começar a 'sede vacante'", disse.
Os cardeais estão "profundamente afetados" após a decisão de renunciar de Bento XVI e tentam "focar o alcance e o significado deste gesto", acrescentou o porta-voz do Vaticano.
No total, 117 cardeais terão direito a voto (por terem menos de 80 anos) no conclave que elegerá, dentro da Capela Sistina, o novo Papa com uma maioria de dois terços.
O conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI terá a participação de cinco cardeais brasileiros com direito a voto e que podem ser eleitos pontífices.
O arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, terá 78 anos quando começar o processo de escolha do novo papa, marcado para a segunda metade de março. Ele será acompanhado do atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, que completa (completou) 76 anos em 15 de fevereiro e também é arcebispo de Aparecida.
Os outros três brasileiros no conclave são o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, dom João Braz de Aviz, 65; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63; e o arcebispo de Salvador e ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, que completará 80 anos em outubro.