segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Edir Macedo desafia Justiça ao sair do país para morar em Portugal




Edir Macedo
Edir Macedo (foto), chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, está morando em Portugal desde 18 de dezembro, descumprindo assim ordem expressa da Justiça para que não saísse do Brasil por ser réu em processo de lavagem de dinheiro. A informação é do site de Veja.
Em dezembro, no dia 19, a 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo enviou o ofício 1758/2012 para a Polícia Federal do Aeroporto de Guarulhos (SP) comunicando que o religioso não pode deixar o país. Apesar disso, Macedo possui passaporte diplomático.
Macedo tem participado de cultos da Universal de Portugal, conforme mostra um vídeo recente onde comenta entre risadas a notícia da revista americana Forbes de que é o pastor mais rico do Brasil, com patrimônio líquido avaliado em R$ 2 bilhões. "É mentira, porque eu sou o mais rico do mundo", debochou.
O bispo já morou nos Estados Unidos, onde a Promotoria também está investigando operações financeiras da Universal.
Em setembro de 2011, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra Macedo e outros integrantes da Universal por evasão de divisas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.



Comentário ao Evangelho do dia


Segunda-feira, dia 18 de Fevereiro de 2013
Segunda-feira da 1ª semana da Quaresma

Santa Bernadete Soubirous, religiosa, + 1879,  Beato João de Fiésole (Fra Angélico), religioso, +1455,  S. Teotónio, religioso, +1162



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
Homilia atribuída a Santo Hipólito de Roma : «Vinde, benditos de Meu Pai!»

Leituras

Levit. 19,1-2.11-18.

O Senhor disse a Moisés: 
«Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. 
Não furtareis, não mentireis, nem enganareis em detrimento de um compatriota. 
Não jurareis falso, em meu nome; desse modo profanareis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. 
Não roubarás nem furtarás nada ao teu próximo; o salário do jornaleiro não passará a noite em teu poder até à manhã seguinte. 
Não insultarás um surdo, não colocarás tropeços diante de um cego. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor. 
Não cometerás injustiças nos julgamentos. Não prejudicarás o pobre, nem serás complacente para com o poderoso. Julgarás o teu compatriota com imparcialidade. 
Não semearás o mal no meio do teu povo. Não peças o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. 
Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. 
Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. 


Mateus 25,31-46.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. 
Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 
À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. 
O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 
Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, 
estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.’ 
Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 
Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? 
E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’ 
E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.’ 
Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! 
Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, 
era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.’ 
Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?’ 
Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’ 
Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.» 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - 
www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

Homilia atribuida a Santo Hipólito de Roma (?-c. 235), presbítero e mártir
Tratado sobre o fim do mundo, 41-43

«Vinde, benditos de Meu Pai!»

«Vinde, benditos de Meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está
preparado desde a criação do mundo». Vinde, vós que haveis amado os pobres
e os estrangeiros. Vinde, vós que permanecestes fiéis ao Meu amor, pois Eu
sou o amor. Vinde, vós que haveis escolhido a paz, pois Eu sou a paz. Vinde
benditos de Meu Pai, e recebei em herança o Reino preparado para vós.   


Não honrastes a riqueza, pois destes esmola aos pobres. Socorrestes os
órfãos, ajudastes as viúvas, destes de beber a quem tinha sede e de comer a
quem tinha fome. Acolhestes os estrangeiros e vestistes os que andavam nus,
visitastes os doentes, reconfortastes os presos, ajudastes os cegos.
Guardastes intacto o selo da fé e estivestes sempre prontos a reunir-vos
nas igrejas. Escutastes as Minhas Escrituras e muito desejastes escutar as
Minhas palavras. Observastes a Minha lei de noite e de dia (cf Sl 1,2) e
partilhastes os Meus sofrimentos como soldados corajosos, para encontrar
graça junto a Mim, vosso rei do céu. Eis o Meu Reino preparado e o Meu céu
aberto. Eis a Minha imortalidade revelada em toda a sua beleza. Vinde todos
e recebei em herança o Reino preparado para vós desde a criação do mundo.

EAQ <noreply@evzo.org>

Imagens do dia - 17 de fevereiro de 2013

'O Papa não mudou o tom de voz', diz cardeal brasileiro que ouviu renúncia


Edição do dia 17/02/2013

Segundo Dom João Braz de Aviz, um dos 117 cardeais que podem se tornar Papa no próximo conclave, decisão de Bento XVI foi uma grande surpresa.


  •  
Papa (Foto: Fantástico)Com a saúde fragilizada, Papa Bento XVI anuncia que vai deixar o posto (Foto: Fantástico)
Uma segunda-feira que tinha tudo para ser banal, sem qualquer indício de que algo extraordinário poderia acontecer.
Sentada na sala de imprensa, ao lado da Praça São Pedro, no Vaticano, a jornalista italiana Giovanna Chirri, pelo monitor, acompanhava uma cerimônia de rotina do Papa Bento XVI com alguns cardeais.
A repórter da agência de notícias ANSA teve um sobressalto quando a reunião acabou e Bento XVI tomou a palavra em latim. Ela, que estudou a língua, entendeu o que o Papa dizia e deu um dos maiores furos do século, ou dos últimos 700 anos.
“O Papa disse que faria um anúncio importante para o futuro da Igreja, que estava ficando muito velho para governar. Fiquei aterrorizada”, conta.
Bento XVI anunciou a sua renúncia, justificando não possuir mais o vigor físico e espiritual para governar a Igreja.
“Ciente da seriedade desse ato, com total liberdade eu declaro que eu renuncio ao ministério de Bispo de Roma confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005. Em 8 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a Sé de São Pedro estará vaga e um conclave para eleger o novo Pontífice Supremo precisará ser convocado”.
Foi assim que Bento XVI anunciou que deixará de ser Papa. “Fiquei muito nervosa, tentei confirmar quando o Papa acabou de falar. Então o Cardeal Angelo Sodano disse que a notícia tinha a força de um raio em um céu claro. Eu estava sentada e as minhas pernas tremiam. Era a demissão de um Papa. Depois que escrevi comecei a soluçar”, conta.
Na sala com Bento XVI estava o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz. “Eu perguntei: ‘O Papa está se demitindo’? O Papa não mudou nem o tom de voz, nem ergueu os olhos. Realmente foi uma surpresa muito grande pra nós, para todos que estavam ali. Realmente uma novidade que a gente não via há muito tempo”, relata.
Os motivos que teriam levado o Papa Bento XVI a anunciar a sua renúncia, foram discutidos durante toda a semana.  Além do cansaço físico, desânimo, intrigas e denúncias de pedofilia na igreja abalaram o Papa. Casos de padres que abusaram de crianças e demoraram para ser julgados pelo Vaticano foram um golpe muito duro.
“A importância de Bento XVI na luta contra a pedofilia é a sua posição muito clara: não se pode mais tolerar a pedofilia. Os padres culpados devem ir para justiça comum. O que faltou fazer? Um decreto que obrigasse os bispos a denunciar os padres pedófilos”, afirma Marco Politi.
No pontificado de quase oito anos, outro escândalo o abalou profundamente. Em maio do ano passado, o jornalista e escritor Gianluigi Nuzzi publicou um livro que chocou a Santa Sé. “Sua santidade” apresentava documentos secretos do Papa, que expuseram cardeais e bispos, principalmente o secretário de Estado, Tarciso Bertone, o segundo posto mais alto do Vaticano.
Para responder à pergunta: quem roubou as cartas de Bento XVI, a polícia vaticana entrou em ação. Como em toda boa história de suspense, o culpado era o mordomo. Paolo Gabriele, que cuidava do apartamento papal, foi preso e confessou. E declarou que a sua intenção era a de proteger o Papa. Mas o mandante, se existe, nunca foi descoberto.
O caso do mordomo ficou conhecido como Vatileaks. Paolo Gabriele foi libertado e perdoado por Bento XVI. “Foi uma questão chata, porque alguém da intimidade, do dia a dia do Papa, com uma atitude que não tem muito a que ver com o que ele fazia. Não se pode pensar em um homem que age assim tão perto do Papa”, afirma Dom João Braz de Aviz.
Em entrevista do ano passado, o escritor contou que os documentos revelavam duras críticas e ataques a Bertone, que vinham de dentro e de fora da Cúria, de autoridades que escreveram ao Papa denunciando atos do secretário de Estado.
Entre as cartas, estava a do então presidente do Banco do Vaticano, Gotti Tedeschi, que teria confessado a Bento XVI o temor de sofrer perseguições por querer mais transparência para o banco.
Em 2010, o Banco do Vaticano foi investigado por lavagem de dinheiro. O então presidente, Gotti Tedeschi, foi demitido pelo Cardeal Bertone há nove meses. O cargo ficou vago até dois dias atrás, quando foi nomeado o alemão Ernest Von Freyberg, presidente de um estaleiro de navios de luxo e integrante de um consórcio que produz navios de guerra.
“Isso não é um bom sinal porque teria sido melhor que a escolha fosse feita pelo novo Papa, com a sua estratégia e com transparência”, afirma Marco Politi.
Vaticanistas apontam a existência de duas facções dentro da cúpula da Igreja. Uma liderada por Tarciso Bertone e outra, pelo ex-secretário de Estado, Angelo Sodano, supondo uma guerra de poder entre elas.
Na missa da quarta-feira de cinzas, o Papa lembrou que Jesus denunciou a hipocrisia religiosa. Para por um fim a uma rivalidade que, segundo Bento XVI deturpa a igreja, ele poderia ter preferido a renúncia para que a Igreja possa recomeçar uma nova estratégia, das cinzas da quaresma, e um novo Papa possa ser eleito até a Páscoa, tempo de ressurreição.
A grande reforma de Bento XVI foi a sua demissão, ter mostrado que o pontificado pode acabar sem a morte de um Papa. Isso completa a reforma de Paulo VI, que queria rejuvenescer a Igreja, e decidiu que os bispos se retirassem aos 75 anos, porque antes ficavam até a sua morte, e que os cardeais não entrassem em conclave depois dos 80 anos.
E que futuro deverá construir para a Igreja o novo Papa? “Tem muitas questões graves que devem ser enfrentadas: a falta de padres, o divórcio, os homossexuais, as relações com as outras igrejas cristãs do mundo. Não sabemos ainda se o conclave terá uma maioria reformista. O certo é que a ala conservadora não vai conseguir impor o seu candidato. Portanto, será um candidato de centro”, afirma Marco Politi.
“Dia 28 acaba a minha missão. Como acaba a de qualquer cardeal. Vou ficar sem emprego, mas eu depois vou para o conclave. Nesse período a gente não tem mais autoridade. Eu sou uma das 117 possibilidades. Mas são 117”, brinca Dom João Braz de Aviz
.

Vale é cobrada R$ 37,8 milhões em Ação Civil



JUDICIÁRIO

Na Ação, protocolada no final do ano passado, os procuradores recomendaram o cumprimento de 38 obrigações.

Por conta de violações às normas de meio ambiente e segurança do trabalho, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a mineradora Vale, na 7ª Vara do Trabalho de São Luís. A indenização solicitada por dano moral coletivo chega a 37,8 milhões de reais – valor recorde na história da justiça trabalhista maranhense.
O MPT-MA investiga a Vale desde 2007 e já instaurou seis inquéritos civis para apurar várias denúncias de irregularidades e acidentes de trabalho, que resultaram na morte de cinco funcionários (Nilton Freitas Nascimento, Lusivan Pires Ribeiro, Clemente Rodrigues Neto, Ronilson da Silva e Hécules Nogueira da Cruz Silva).
Na Ação, protocolada no final do ano passado, os procuradores Anya Gadelha, Maurel Selares e Christiane Nogueira recomendaram o cumprimento de 38 obrigações e sugeriram a aplicação de multa de 200 mil reais por medida desobedecida.
“A empresa vem, ao longo dos anos em que está instalada no Maranhão, desrespeitando normas elementares de segurança e saúde no trabalho, construindo cenários macabros de acidentes de trabalho fatais que chocaram a sociedade maranhense”, afirma Anya.
Segundo a procuradora, o valor elevado da indenização busca reparar toda a sociedade, punir a empresa e prevenir a prática de novas infrações. “As irregularidades apontadas nos vários autos de infração lavrados em desfavor da Ré são inadmissíveis para uma empresa do seu porte. Afinal, trata-se da segunda mineradora do mundo, que atua em 37 países e alcançou o lucro recorde em 2011 de R$ 37,814 bilhões”, lembrou ela.
Um dos piores episódios protagonizados pela Vale ocorreu em abril de 2010, quando sete trabalhadores que prestavam serviço no Píer III do terminal portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, foram atingidos por uma calha do bandejamento do transportador de minério. Dois deles morreram e os outros cinco sofreram lesões.