segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FHC diz que Dilma é 'ingrata' e 'cospe no prato em que comeu'


Ex-presidente também criticou o PT e afirmou que o partido 'usurpou' o projeto tucano: 'Só que como ele é usurpado, não faz direito'


Agência Estado
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff é "ingrata" e que o PT "cospe no prato em que comeu". Ele se referia às declarações de Dilma de que o governo petista, iniciado com Luiz Inácio Lula da Silva, "não herdou nada" da gestão tucana. "O que a gente pode fazer quando a pessoa é ingrata? Nada. Cospe no prato em que comeu", declarou, ao ser questionado sobre as declarações de Dilma em evento de comemoração de dez anos de gestão petista no governo federal.
O ex-presidente ainda afirmou que o PT "usurpou" o projeto tucano que começou a ser implantado em seus mandatos. "O que aconteceu no Brasil foi usurpação de projeto. Só que como ele é usurpado, não faz direito. Vai e vem, recua, não tem coragem de dizer que vai privatizar", disparou. "Eles (petistas) tinham duas grandes metas. Uma ligada ao socialismo e outra à ética. De socialismo nunca mais ninguém falou. E ética, meu Deus, não sou eu quem vai falar a respeito do que está acontecendo no Brasil", completou FHC.
O ex-presidente participou de evento promovido pelo PSDB mineiro em Belo Horizonte, intitulado "Minas Pensa o Brasil", considerado o lançamento da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência em 2014. Ao lado do parlamentar, FHC afirmou que "não é necessário" lançar a candidatura, mas adiantou que ela está sendo "construída". "Quanto ao que penso do senador Aécio, é conhecido", salientou o ex-presidente, que em dezembro já havia defendido o nome do mineiro para a corrida presidencial.
Diálogo
Aécio Neves evitou falar sobre a própria candidatura, mas respondeu bem humorado sobre as declarações de Ciro Gomes, de que o mineiro, assim como os demais possíveis candidatos na eleição presidencial de 2014 "não têm nenhuma proposta para o Brasil". "O Ciro tem seu estilo e obviamente não vou polemizar com ele. Estou até com saudade das boas conversas que nós tínhamos no passado", disse Aécio, amigo pessoal de Ciro. "Se tiver oportunidade, vou convidá-lo para uma (conversa). Talvez ele se surpreenda com o conjunto de boas ideias que temos para o Brasil, como tínhamos no passado", completou.
O senador também preferiu não se estender sobre a possibilidade de o Ministério Público Estadual (MPE) de Minas reabrir investigação sobre repasses de recursos durante sua gestão no Executivo mineiro à Rádio Arco Íris , que tem como sócios o próprio Aécio e sua irmã Andrea Neves. O caso deve ser decidido nesta terça (26) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). "Não sou a melhor pessoa para falar dessa questão. Conheço muito pouco disso. Mas acho que as explicações já foram dadas", resumiu.

CHEFE INVISÍVEL DO MENSALÃO QUER VOLTAR AO PODER.



Lula conhecido como chefe invisível do esquema mensalão, em seus discursos com tom de quem pretende voltar ao poder, não consegue esconder de nem um de seus aliados em diversas reuniões que participou o ex; presidente não esconde que pretende voltar o quanto antes ao poder maior.




Lula, durante a festa do PT (Foto Futura Press)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de volta. Assim, aliados o descreveram nos últimos dias, embalados pelo discurso feito pelo petista na última quarta-feira, em São Paulo, ao lado da presidente Dilma Rousseff.
Durante o evento em comemoração aos 10 anos do governo petista, Lula discursou por mais de meia hora. Os colegas de partido disseram ter notado também que ele ganhou um pouco de peso. E que seu cabelo e bigode estavam mais cheios e até recuperaram o tom grisalho – os fios chegaram a ficar quase totalmente brancos. Só ficou faltando mesmo a barba, disse um petista.Aliado do ex-presidente, o senador Jorge Viana (PT-AC) foi à tribuna no dia seguinte à festa para comentar o assunto. “O presidente Lula está de volta, na plenitude da saúde”, disse o senador, destacando o fato de o ex-presidente ter falado ao microfone por 36 minutos.
Lula foi diagnosticado com um câncer na laringe em outubro de 2011. O tratamento da doença se estendeu até março do ano passado, quando exames apontaram o desaparecimento do tumor. O ex-presidente, entretanto, só pode ser declarado curado após cinco anos sem reincidência da doença.
*Com colaboração de Marcel Frota

G-20 avalia barrar entrada de corruptos nos países-membros, mas Brasil resiste



Documentos obtidos pelo ‘Estado’ relatam a falta de consenso no governo sobre o tema, considerado ‘sensível’ e ‘polêmico’

24 de fevereiro de 2013 | 22h 07Alana Rizzo - O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - O Grupo dos 20 (G-20) estuda uma proposta para barrar a circulação de corruptos e corruptores nos seus países-membros a partir da negativa de vistos e de refúgio. A proposta, encabeçada pelos Estados Unidos, é vista com reticências no governo brasileiro.
Estado teve acesso a documentos que relatam a falta de consenso dentro do governo em apresentar uma manifestação sobre o tema, apesar da pressão internacional. Desde o ano passado, membros da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério das Relações Exteriores, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça estão envolvidos no debate, considerado "sensível", "polêmico" e "difícil". As autoridades brasileiras não conseguem definir quem seria afetado pela medida.
Em 2012, os chefes de Estado ratificaram o compromisso de criar instrumentos para barrar a entrada de enquadrados nesse crime em seus territórios. Em junho, o grupo apresentará o primeiro relatório sobre a implantação da medida.
O Brasil quer parâmetros sobre quem se enquadraria no termo "corrupto" e quem sofreria as penalidades. Não há entendimento, entre as autoridades locais, sobre se a norma valeria apenas para condenados ou também para aqueles que não foram julgados. Discute-se, ainda, no âmbito do G-20 que a punição deveria se estender a familiares e associados dos corruptos, o que contraria a Constituição brasileira. Também pesa nas discussões governamentais a tradição do País de não restringir acesso ao seu território. Os defensores da proposta, no entanto, sustentam que a negação de vistos e o controle migratório impedem que o corrupto gaste o dinheiro fruto do ilícito fora de seu país.
A medida teria reciprocidade e afetaria o universo de corruptos brasileiros que tentassem entrar nos países do G-20. Dados do Ministério Público Federal revelam que mais de 5 mil inquéritos foram abertos nos últimos anos para investigar práticas de corrupção no País. Cerca de 700 pessoas cumprem pena hoje no Brasil por esse crime.
No Supremo Tribunal Federal, há 17 inquéritos e ações penais contra parlamentares, e somente a Procuradoria Regional da República da 1.ª Região denunciou cerca de 250 prefeitos nos últimos dois anos por esse crime. No julgamento do mensalão, concluído no final do ano passado, 20 dos 25 condenados foram sentenciados a penas por corrupção ativa ou passiva – entre eles o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Em pauta. Oficialmente, o governo nega qualquer tentativa de atrasar a proposta e afirma que o assunto está ainda em discussão. O Brasil tem até o próximo ano para debater o assunto, que ganhou força depois de os Estados Unidos alterarem sua legislação – autorizando a autoridade alfandegária a barrar a entrada de corruptos, familiares e pessoas associadas.
O tema também avança no Canadá, onde um projeto de lei criando restrições para o acesso ao território de pessoas corruptas já foi apresentado.
"A discussão existe e, por se tratar de um assunto sensível, está andando surpreendentemente bem. Estamos no ponto de definir a forma e operacionalizá-la. O Brasil já se comprometeu a analisar casos de corrupção como um critério na hora de concessão de vistos ou na entrada de estrangeiros em seu território. O que não vamos é abrir mão da soberania do País de decidir", afirma Hamilton Fernando Cota Cruz, assessor especial da CGU, responsável por coordenar as ações brasileiras sobre o tema no G-20. "Uma medida como essa é de grande inovação e ela tem o respaldo e a força dos líderes políticos das 20 maiores economias do mundo, que assinaram a proposta. Não tem força de lei, mas tem força política."
Para o G-20, a corrupção ameaça a integridade dos mercados, destrói a confiança da sociedade e distorce alocações de recursos. O grupo anticorrupção tem representantes de todos os países e a Espanha como observadora.
Polêmica. "Muito mais eficaz do que barrar a entrada de corruptos nos países é a punição efetiva de quem é corrupto e do corruptor", avalia Rodrigo Vitória, coordenador da unidade de Governança e Justiça do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
Para ele, a medida esbarra em princípios constitucionais, como a presunção da inocência, e também na demora na validação de sentenças internacionais pelo Judiciário. "O cenário brasileiro está melhorando, mas ainda temos uma cultura de permissividade com a corrupção. A medida constrange, mas não é a melhor", avalia.

Muitos usam cargos na igreja só para obter benesses, diz presidente da CNBB



Dom Damasceno disse que o principal legado do pontífice alemão será o seu magistério

Em 25/02/2013 , às 07h58 -
Na véspera de embarcar a Roma, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, disse que a renúncia do papa Bento 16 representa um "gesto profético" diante das divisões internas da Igreja Católica provocadas por "carreirismo".

"Cargo na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às outras pessoas ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é um gesto profético", disse à Folha dom Damasceno, 76, um dos cinco cardeais brasileiros que estarão no conclave, a ser realizado logo após a saída de Bento 16, nesta quinta-feira.

Anfitrião do papa durante visita ao Brasil, em 2007, dom Damasceno disse que o principal legado do pontífice alemão será o seu magistério e que, apesar de grande intelectual, deixa uma lição de humildade e simplicidade.

Antes, em missa celebrada às 8h, dom Damasceno havia exortado a uma basílica lotada a pedir a Deus que os cardeais "possam também estar abertos aos sinais dos tempos de hoje" durante o processo de escolha para o novo papa.

O cardeal também falou em entrevista coletiva, quando endossou a recente crítica do papa à "hipocrisia dentro da igreja": "Muitas vezes, você prega, anuncia e nem sempre vive o que está pregando".

Também ali, dom Damasceno admitiu que "há pessoas em que eu penso mais" para o papado, mas que só decidirá o seu voto durante os encontros em Roma: "Ninguém tem uma estrela na testa para ser identificado como o candidato ideal".

A seguir, trechos da entrevista concedida à Folha:

Folha - O que significa "sinais dos tempos" para o senhor?
Dom Raymundo Damasceno Assis - Significa mudanças profundas que todos nós experimentamos. Estamos falando hoje de uma mudança de época, e não de uma época de mudanças. Não são mudanças superficiais, mas que atingem a pessoa, os seus valores, o seu modo de viver, o seu estilo de vida, a sua maneira de julgar as coisas e de se relacionar com Deus, com o próximo, com a natureza.

O avanço das comunicações está afetando as pessoas no comportamento, nos valores, nas relações. Basta pensarmos hoje no celular, na internet, em todos esses meios modernos de comunicação, blog, YouTube etc.

Há a crise pela qual a família passa, o modelo de família hoje. São muitas as mudanças que estamos enfrentando, e a igreja tem de estar atenta a isso. São sinais dos tempos que nos falam também e que, portanto, o papa e nós, os bispos, temos de estar atentos para responder pastoralmente.

São muitos os desafios, não podemos desconhecer que a igreja também vive neste mundo, numa realidade histórica, não é só humana e divina. E a missão da igreja é responder a esses desafios com o anúncio do Evangelho. Sem perder a fidelidade do Evangelho, mas tem de atualizá-lo. Como fazer? Com que linguagem? De que maneira? Esses são os grandes desafios que nós temos pela frente.

Qual legado o papa Bento 16 deixará para a igreja?
Ele nos deixa um legado muito rico quanto ao magistério. Grande teólogo, grande pensador, mesmo antes de ser papa, como sacerdote, como professor em uma das principais universidades da Alemanha. Depois, como cardeal em Munique e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ele publicou muitos textos, muitos livros.

Como papa, infelizmente não deixou as três encíclicas que esperávamos. Deixou uma sobre a caridade, sobre a esperança, mas faltou a encíclica sobre a fé. As homilias, as audiências gerais às quartas-feiras são riquíssimas.

Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo.

O papa Bento 16 é chamado de conservador, mas inovou ao renunciar pela primeira vez em mais de 600 anos. O ato abriu uma discussão sobre os rumos da igreja, como a fala recente de um cardeal escocês a favor do fim do celibato?
Primeiramente, você vê que esse termo conservador/progressista é relativo. Muitas vezes, chama-se um papa de conservador e ele faz inovações extraordinárias.

João 23 (1958-63) era considerado conservador. Ele começou a usar aquela toca que nenhum papa mais usava e estabeleceu o latim para a igreja, para Roma, num sínodo em que ele realizou.

E, no entanto, foi ele quem convocou o Concílio Vaticano 2º, que maior repercussão teve na vida da igreja.

O papa Bento 16 realmente inovou nesse sentido. Ninguém esperava essa renúncia.
Sabíamos que o papa estava fragilizado fisicamente, faltava força, vigor, como ele disse, do ponto de vista físico e também de espírito.

Isso todo mundo sentia e via pela televisão, mas não se esperava que viria a renunciar. Foi um gesto de humildade, porque reconheceu as suas limitações e não ficou apegado ao poder.

Quantos ficam apegados ao poder mesmo estando doente, que não largam de jeito nenhum, que se acham insubstituíveis?
Foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja.

E é um sinal profético. Se nós estamos preocupados com poder, com carreirismo na igreja, como ele fez aceno em algumas homilias, que é um dos pecados da igreja, essa busca do poder que cria divisão na igreja, então ele diz: "Eu renuncio, o cargo não é fundamental pra mim, eu cumpri a minha missão até quando eu podia cumprir. O apego ao poder, as honras, a glória do cargo, entrego a quem conduzir melhor a igreja no momento de hoje".

Com a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever diante de nós. É um exemplo pra todos. Aqui em Aparecida, o papa nos deu um exemplo de humildade, de simplicidade, até um pouco tímido.

O sr. mencionou o carreirismo. Esse é o grande motivo da divisão interna?
O papa Bento 16 fez uma alusão a isso. Muitas vezes a pessoa está usando o seu cargo não para servir. [Mas] muitas vezes, quem sabe, em busca de benesses, até para se promover mais ainda.

Ele não citou nomes, mas deu a entender que a comunhão é fundamental na igreja, que é fundamental entender na igreja que todo cargo é serviço, serviço à igreja, à comunidade, à sociedade.

Cargo na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às outras pessoas, ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é um gesto profético.

Em 2007, o sr. disse que havia chegado a hora de a América Latina evangelizar a Europa. Essa percepção deveria ser levada em conta na escolha do papa?
Eu digo sempre que o continente não é decisivo, mas a América Latina está contribuindo hoje para a evangelização da Europa, da África, da Ásia. É um fato, é verdade.

Quantos brasileiros hoje, padres, membros de novas comunidades e leigos consagrados estão na Europa no campo da evangelização, da comunicação?
Então a América Latina está contribuindo para a Europa, embora não tanto quanto nós gostaríamos.

Mas isso não quer dizer que seja o critério decisivo para a escolha do papa.

Então quais são esses critérios?
Um perfil que atenda às necessidades de hoje da igreja. Isso se faz num processo de discernimento, num clima de oração e reflexão, de partilha de experiências durante o conclave, talvez até antes do conclave, nos contatos entre os cardeais.

É muito difícil antecipar isso, mas, de um modo geral, é uma pessoa de experiência pastoral, de diálogo, que promova o diálogo no mundo de hoje entre os povos, entre as religiões, cristãs e não cristãs, uma pessoa sensível aos problemas sociais. E preparado também do ponto de vista teológico, filosófico, intelectual. É um conjunto de elementos.

Como presidente da CNBB, o que o senhor quer falar ao novo papa?
Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado.

Uma igreja solidária com os pobres sobretudo, que esteja a serviço do mundo, e não o mundo a serviço da igreja.

Maranhense de Itapecuru afirma ser filha de Sarney




Diminuir corpo de texto
 Aumentar corpo de texto
24 de fevereiro de 2013 às 10:25
EXCLUSIVO
Processo de investigação de paternidade foi aberto na 2ª Vara da Família, de Brasília, pela servidora federal Silene Araujo
Advogado de José Sarney pediu a suspensão do processo e não fala sobre o caso, alegando segredo de Justiça
POR OSWALDO VIVIANI
Há quase 10 meses, tramita sob sigilo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) um processo de Ação de Investigação de Paternidade (AIP) envolvendo o ex-presidente da República e do Senado Federal José Sarney (PMDB-AP), 82 anos.
O processo foi aberto em 4 de maio de 2012, na 2ª Vara de Família, em Brasília, sob o número 2012.01.1.063782-8. Na inicial do processo, documento ao qual o Jornal Pequeno teve acesso, a servidora federal Silene do Socorro Nogueira Araujo, de 54 anos, nascida no município maranhense de Itapecuru-Mirim (a 120 quilômetros de São Luís), afirma, por meio de seus advogados, ser filha biológica de Sarney e pede a realização de um exame de DNA.
No documento, os advogados da proponente, Helbert Maciel e Leonardo Augusto Raulino Pereira – com escritório em Teresina (Piauí) –, relatam que José Sarney teve um envolvimento com a mãe de Silene, Izaura Nogueira Araujo, em Itapecuru, 'nos idos de 1957', sendo que, como fruto desse relacionamento, segundo a inicial do processo, nasceu Silene, em 18 de maio de 1958.
Diz a inicial:
'O vistoso jovem de Pinheiro (MA), radicado em São Luís, aos 27 anos já titular da cadeira 22 da Academia Maranhense de Letras e promissor deputado federal pela UDN, além de advogado de escol, se encanta com a linda morena que conhecera por essas viagens políticas.
Em outubro de 1958, haveria eleições para a Câmara dos Deputados, e ele tentaria obter o primeiro mandato próprio, não mais suplente como então.
Católico fervoroso, inteligente, culto, sagaz no trato político, não foi difícil ao jovem deputado conquistar o coração de Izaura, quiçá 'Saraminda'.
José Sarney passou a visitar com frequência, não apenas por interesses políticos-eleitorais, Itapecuru-Mirim. Izaura, por vezes, em períodos de eleições, oportunidades para encontros, ia de avião a comícios em cidades próximas, muito embora fato incomum, mormente naquela época, a pessoas de poucas posses'.
Hoje divorciada, Silene Nogueira Araujo tem duas filhas – uma de 33, outra de 34 anos –, e mora atualmente num bairro de classe média de Recife (Pernambuco).
De férias em São Luís (onde tem parentes), Silene aceitou falar ao JP:
'Minha mãe, até sua morte, em 2003, aos 72 anos, guardou segredo sobre quem era meu pai. Ela nunca me falou nada. Mas eu cresci ouvindo as pessoas que conviviam com ela sempre mencionando seu relacionamento com o Sarney, que ele a levava nas campanhas políticas, até de avião. Também falam até hoje da minha semelhança física com Roseana [Sarney, filha do senador, atual governadora do Maranhão]. Minha infância e adolescência foram normais. Só achava estranho minha mãe nunca me falar nada sobre meu pai. Cresci sem essa referência da figura paterna, mas sempre fui tratada como uma princesa. Nunca me faltou nada, embora minha mãe fosse muito pobre. Tanto que aos 15 anos pude sair de Itapecuru para frequentar o Liceu Maranhense, em São Luís, onde terminei o Segundo Grau'.
Silene fez questão de enfatizar ao JP que seu maior interesse com o processo para investigação de paternidade 'não é financeiro e sim para esclarecer a verdade'.
Também afirmou que só está quebrando o segredo de Justiça – que ela mesma pediu – porque 'o senador Sarney está tentando obstaculizar o processo de todo jeito, usando de todo o seu poder para que ele não vá adiante'.
O JP apurou que José Sarney, por meio de seu advogado, Eduardo Antônio Lucho Ferrão, já comunicou à Justiça que não aceita fazer o exame de DNA voluntariamente, e entrou, em setembro, com um agravo regimental para interromper a tramitação do processo. Os advogados de Silene recorreram e ambas as partes aguardam a decisão judicial sobre o agravo.
Outro lado – Contatado pelo JP, o advogado Eduardo Ferrão respondeu, por e-mail enviado no início da tarde de sexta-feira (22):
'É regra legal inafastável que o advogado não pode comentar quaisquer processos por ele patrocinados e que tramitam sob segredo de Justiça'.
Silene encontrou Sarney numa igreja, em São Luís, e lhe disse: 'Sou tua filha'
Num trecho da inicial do processo de investigação de paternidade envolvendo José Sarney, os advogados da proponente, Silene do Socorro Nogueira Araujo, relatam um encontro que ela teve com o senador, na Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau, em 2011. Veja:
'Igreja de São Luís Rei de França, Calhau, São Luís, 4 de junho de 2011. Missa comemorativa dos 100 anos [que teria, caso viva] de dona Kyola, mãe do senador José Sarney.
Presente, a autora [Silene Araujo], que já juntara os fatos, dirigiu-se à autoridade ali posta: 'Sou tua filha, filha de Izaura!'
Um sorriso brotou no semblante firme do presidente do Senado Federal. Sorriso terno, sob o vistoso e característico bigode. Mas também sorriso intrigante, seguido por passos seguros – entre familiares, assessores e seguranças –, por cumprimentos efusivos, partidos de amigos, transeuntes e políticos.
E do sorriso restou a certeza. É a autora filha do réu!
A prova pericial científica assim esclarecerá'
.

Manifestantes em Minas Gerais pedem renúncia de Renan Calheiros


Ao menos duas centenas de manifestantes de Belo Horizonte tomaram ruas e praças do Centro da capital mineira com faixas e cartazes pedindo a renúncia do presidente do Senado


Agência Estado
Ao menos duas centenas de manifestantes de Belo Horizonte, segundo a Polícia Militar (PM), tomaram ruas e praças do Centro da capital mineira com faixas e cartazes pedindo a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL).
O protesto faz parte de uma mobilização nacional contra o parlamentar e a corrupção organizada por meio de redes sociais da internet. Na capital mineira, o grupo se reuniu na Praça Sete de Setembro e seguiu em passeata até a Praça da Estação, dois dos pontos de maior concentração de pessoas na cidade.
De acordo com a PM, não houve problemas nem registro de ocorrências. Um dos organizadores do protesto em Belo Horizonte, o administrador de empresas Cassius Marcellus, de 37 anos, afirmou que aderiu ao movimento - que ressaltou não ter "nenhum vínculo com partido, sindicato, organização não governamental (ONGs) ou time de futebol" - porque considera necessário que a população monitore o que políticos fazem nos poderes Executivo e Legislativo.
Agência Senado
Renan Calheiros, no centro, volta a comandar o Senado
"Votar em outubro a cada dois anos é muito pouco. E não adianta só ficar sentado atrás do computador ou da TV reclamando", observou. Ele salientou que não acredita em um "resultado imediato" do protesto, mas garantiu que a mobilização será mantida. O parlamentar alagoano foi eleito presidente do Senado logo após ter sido denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por acusações de falsidade ideológica, peculato e uso de documento falso.
"Se o Senado fechar os olhos para tudo isso, o povo vai pedir a renúncia de todos (os senadores). As manifestações serão constantes", declarou Marcellus. O próprio Renan chegou a divulgar nota afirmando que essa atitude "é lícita e saudável". E, para Cassius Marcellus, é "extremamente necessária" e, mesmo que não tenha resultado imediato, traz frutos com a persistência da população.
Ele citou como exemplo os protestos que resultaram na derrubada de projeto de aumento de mais de 60% nos próprios salários aprovado pelos vereadores de Belo Horizonte no fim de 2011. "A sociedade precisa ser politizada", observou.
Neste domingo, além da renúncia de Renan Calheiros, os manifestantes em Belo Horizonte também recolheram assinaturas pedindo o fim do voto secreto em votações nos Legislativos e a extinção do foro privilegiado. E convocaram a população para uma marcha nacional contra a corrupção prevista para ser realizada também em várias cidades do País em 20 de abril.

Adepta do naturismo dá dicas sobre as 8 praias nudistas oficiais do país




Veja opções para iniciantes, solteiros, amantes de trilhas ou de conforto.
Informações são de Carina Moreschi, que começou na prática aos 16 anos.

Flávia MantovaniDo G1, em São Paulo

Praia de nudismo de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia  (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Praia de nudismo de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
O Brasil tem oito praias de nudismo oficiais, filiadas à Federação Brasileira de Naturismo. A publicitária Carina Moreschi, de 31 anos, já esteve em todas elas. Adepta do movimento nudista desde os 16, ela é editora do portal Brasil Naturista, especializado no tema.
Carina afirma que no litoral brasileiro há praias nudistas para todos os gostos: de fácil ou difícil acesso, com ou sem infraestrutura à beira-mar, para os que gostam de aventura ou para os que preferem conforto.
Entrar no mar sem roupa é uma experiência indescritível"
Carina Moreschi
Ela se lembra da sensação de entrar sem roupa em uma praia pela primeira vez. “A gente fica fixada num ponto só, acha que se olhar o restante do corpo vai acabar constrangendo a pessoa. Depois o olho vai se acostumando à nudez”, afirma.
Para ela, são muitas as vantagens de tomar um banho de praia sem vestir nada no corpo. “Depois que você começa a frequentar praias naturistas, cria até uma dificuldade de usar traje de banho. Não tem mais que ficar segurando o biquíni para ele não cair, passar a tarde inteira com a calcinha molhada. É um bem estar físico mesmo. Você pode nadar, pular, não tem preocupação nenhuma”, explica.

Carina também menciona a sensação de liberdade que a maioria dos naturistas usa para descrever a experiência de ficar nu em público, e completa: “Entrar no mar sem roupa é algo indescritível”.
Das oito praias oficialmente reconhecidas, três ficam em Santa Catarina, duas no estado do Rio de Janeiro, uma no Espírito Santo, uma na Bahia e uma na Paraíba. Há ainda a Praia Brava, em Boiçucanga, uma área de difícil acesso no litoral norte de São Paulo onde o nudismo é informalmente tolerado. O pedido de reconhecimento dessa praia já está tramitando.
Regras de conduta
Não é porque uma praia é nudista que tudo é permitido. Cada uma delas tem suas regras.
Algumas, por exemplo, exigem que o frequentador tire a roupa assim que entrar na faixa de areia. Outras permitem que ele chegue vestido e fique nu depois de já estar instalado.
Depois de um tempo o olho se acostuma à nudez"
Carina Moreschi
Algumas praias também têm mais rigor com homens desacompanhados. Para os solteiros que gostam de frequentar esse tipo de ambiente, recomenda-se portar o passaporte naturista, uma espécie de cartão internacional de identidade ligado ao movimento.
Também vale saber que quem tiver algum comportamento inadequado e não seguir as normas pode ser incluído em uma “lista negra”, um cadastro nacional que impede sua entrada nos locais naturistas.
A seguir, leia os comentários e as dicas de Carina sobre as oito praias naturistas do litoral brasileiro:

Tambaba (Conde, PB): A mais internacional
Praia de nudista Tambaba, em Conde, na Paraíba (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Praia da Tambaba, em Conde, na Paraíba (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
Uma das mais conhecidas no exterior, foi sede do 310º Congresso Internacional de Naturismo, que ocorreu em 2008. Tem uma grande beleza natural e é fresca porque venta o ano todo. Há pedras na beira da praia que formam piscinas naturais com a água do mar. Tem boa infraestrutura, com restaurante e pousada à beira-mar.
Massarandupió (Entre Rios, BA): Coqueiros e peixinhos
Praia de nudismo de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Praia de nudismo de Massarandupió, em Entre Rios, na Bahia (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
É uma das praias mais belas da lista. Com coqueiros enfileirados por toda a extensão da areia, tem pequenos riachos paralelos de água doce. A água é quente e com peixinhos. Fica perto da Praia do Forte, e o acesso é feito por uma estrada de areia de cerca de 7 km.
Barra Seca (Linhares, ES)Piscinas de água doce
Praia de nudismo de Barra Seca, no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Barra Seca, no Espírito Santo (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
Um dos destaques é a junção do mar com um rio que desemboca na água salgada. É como se fosse uma ilha, e para chegar até ela é preciso atravessar esse rio de barco, o que é um passeio interessante. Tem uma grande extensão de areia e a formação de piscinas naturais de água doce entre as dunas.
Praia do Abricó (Rio de Janeiro, RJ)Boa para os solteiros
Praia de nudismo de Abricó, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Banhistas na Praia do Abricó, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
É a única praia localizada dentro de um centro urbano no país. Fica próxima à Reserva de Grumari, ao lado da Prainha. Não discrimina homens solteiros, que têm acesso a toda a extensão da praia, mesmo sem a carteirinha. O mar é frio e mais agitado.
Olho de Boi (Búzios, RJ): Visual belo e selvagem
Praia de nudismo do Olho de Boi, em Búzios, RJ (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista])A pequena praia do Olho de Boi, em Búzios (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista])
É uma praia mais selvagem, de visual belíssimo, mas sem infraestrutura à beira-mar -- por isso, é preciso levar o que for comer e beber. É bem pequena (tem, no máximo, 100 metros de extensão). O acesso é por uma trilha de 600 metros que é íngreme: é preciso descer um morro na ida e, na volta, subi-lo.
Praia do Pinho (Balneário Camboriú, SC): A mais badalada
Carina Moreschi na Praia do Pinho, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)Carina Moreschi na Praia do Pinho, em Santa Catarina (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
A primeira praia naturista do Brasil é também a mais badalada da lista, recebendo o maior número de turistas no verão. É um ponto de ingresso para muitos praticantes novos de nudismo. O acesso é fácil e muitos curiosos vão até lá. Tem boa infraestrutura, com pousada, camping, bar na beira da praia, banheiros e chuveiro. O mar é frio e agitado.
Galheta (Florianópolis, SC): Roupa opcional
Praia da Galheta, praia de nudismo em SC (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Praia da Galheta, onde a nudez é opcional (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
É a única praia do país de nudez opcional, na qual é possível entrar com ou sem roupa.
O acesso é por uma trilha de cerca de 400 metros que tem que ser percorrida a pé, mas não oferece dificuldades. Fica ao lado da Praia Mole, uma das mais populares entre os jovens de Santa Catarina. Também é muito frequentada por surfistas.
Praia de Pedras Altas (Palhoça, SC): Mais alternativa
Praia de Pedras Altas, em Palhoça, SC, praia de nudismo (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)Carina e seu marido na Praia de Pedras Altas, em Palhoça  (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
De acesso difícil, é frequentada por um público mais alternativo. O mar é calmo e propício para banho e esportes aquáticos. Destaque para a fazenda de mariscos que tem ali do lado. Eles são servidos fresquinhos para quem está na praia. O acesso se dá pela BR 101, e é preciso enfrentar cerca de 6 km de estrada de chã
o

Concursos com inscrições abertas reúnem 29 mil vagas em todo o país



Os salários chegam a R$ 22.854,46 no TRT do Amapá e do Pará.
Cargos são de todos os níveis de escolaridade.

Do G1, em São Paulo

Pelo menos 85 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 29.025 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.854,46 no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá).
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem inscrições nesta segunda-feira (25) para 14.054 vagas são os seguintes: Câmara Municipal de São José de Ribamar (MA), Conselho Regional de Contabilidade do Amapá, governo do Paraná, Prefeitura de Erval Seco (RS), Prefeitura de Florânia (RN), Prefeitura de Maravilha (SC), Prefeitura de Munhoz (MG), Prefeitura de Piacatu (SP), Prefeitura de Sagres (SP) e Secretaria de Estado da Justica e Administração Penitenciária do Maranhão.
Instituição/ÓrgãoPrazo
 
VagasSalário máximoEscolaridadeLocal de trabalhoEdital
Aeronáutica07/03/13213R$ 3.200nível médioGuaratinguetá (SP)veja edital
Banco de Brasília26/02/1310R$ 4.800nível superior em informáticaBrasíliaveja edital
Câmara Municipal de São José de Ribamar (MA)24/03/1362R$ 680nível fundamental e médioSão José de Ribamar (MA)veja edital
Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)14/03/1340R$ 5.100nível médio/ técnico e superiorMinas Geraisveja edital
Companhia de Saneamento do Pará11/03/13175R$ 3.278,98todos os níveisParáveja edital
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional21/03/1313R$ 5.269,72todos os níveisBrasíliaveja edital
Conselho Regional de Contabilidade do Amapá21/03/1338R$ 1.350todos os níveisAmapáveja edital
Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, em São Paulo28/02/1323R$ 3.850,83nível médio e superiorSão Pauloveja edital
Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região15/03/135R$ 1.500todos os níveisRio Grande do Sul e Santa Catarinaveja edital
Conselho Regional de Química da 12ª Região (Distrito Federal e Tocantins)03/03/1384R$ 3.200todos os níveisGoiânia, Palmas e Brasíliaveja edital
Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Santa Catarina08/03/132R$ 1.503,72nível médioBlumenau e Itajaí (SC)veja edital
Consórcio Intergestores Paraná Saúde21/03/131 e cadastroR$ 4.526,25nível médio e  superiorParanáveja edital
Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná01/04/13377R$ 6.109todos os níveisParanavaí, Umuarama, Cianorte e Campo Mourãoveja edital
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais-27/03/13 para oficiais
-10/04/13 para soldados
830R$ 3.541nível médioMinas Geraisveja edital
Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (RJ)01/03/13184R$ 1.354todos os níveisArraial do Cabo (RJ)veja edital
Fomento Paraná28/02/1338R$ 5.823,78nível médio e superiorCuritibaveja edital
Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas)19/03/13398R$ 11.050,53nível médio e superiorAlém Paraíba, Betim, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João del Rei, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândiaveja edital
Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp)26/02/132R$ 6.102nível superiorSão Pauloveja edital
Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba03/03/13102R$ 8.100nível médio/técnico e superiorCuritibaveja edital
Fundação Hospital Santa Terezinha de Erechim (RS)28/02/1343R$ 1.871,02nível fundamental e médio/técnicoErechim (RS)veja edital
Governo do Paraná09/04/1313.771R$ 1.044,94nível superiorParanáveja edital
Instituto Científico Educacional de Assistência aos Municípios22/03/13432R$ 3.051todos os níveistodo o paísveja edital
Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG)20/03/1369R$ 2.530,48nível médio e superiorBelo Horizonte/Contagem, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginhaveja edital
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)28/02/138R$ 12.033,35nível superiorRio de Janeiroveja edital
Marinha15/03/132.200não informadonível fundamentalFortaleza, Recife, Vitória e Florianópolisveja edital
Ministério da Cultura03/03/1383R$ 1.990nivel superiorBrasíliaveja edital
Ministério Público Militar20/03/139R$ 24.057,33nivel superior em direitoBelém, Recife e Bagé (RS)veja edital
Ministério Público de Mato Grosso do Sul19/03/1310R$ 18.610,06nível superior em direitoMato Grosso do Sulveja edital
Ministério Público de Rondônia18/03/1310R$ 20.626,15nível superior em direitoRondôniaveja edital
Ministério Público de Santa Catarina05/03/1330não informadonível superior em direitoSanta Catarinaveja edital
Polícia Civil da Bahia26/02/13600R$ 9.155,28nível superiorBahiaveja edital
Polícia Civil do Espírito Santo27/02/13113R$ 7.675,22nível superiorEspírito Santoveja edital
Polícia Civil de Mato Grosso do Sul28/02/1330R$ 9.035,55nível superior em direitoMato Grosso do Sulveja edital
Polícia Civil do Pará17/03/13670R$ 7.695,02nível superiorParáveja edital
Polícia Civil de São Paulo22/03/1316R$ 2.848,36nível médioSão Pauloveja edital
Polícia Militar do Distrito Federal11/03/131.000R$ 4.306,79nível superiorDistrito Federalveja edital
Polícia Militar de Minas Gerais17/03/131.760R$ 3.182nível médioMinas Geraisveja edital
Prefeitura de Antônio Carlos (SC)01/03/1327R$ 11.239,21todos os níveisAntônio Carlos (SC)veja edital
Prefeitura de Benjamin Constant (AM)25/02/13535R$ 3.924todos os níveisBenjamin Constant (AM)veja edital
Prefeitura de Cianorte (PR)04/03/1351R$ 10.264,13todos os níveisCianorte (PR)veja edital
Prefeitura de Cotriguaçu (MT)01/03/13115R$ 2.504,15todos os níveisCotriguaçu (MT)veja edital
Prefeitura de Descanso (SC)01/03/1339R$ 3.272,82todos os níveisDescanso (SC)veja edital
Prefeitura de Erval Seco (RS)06/03/1313R$ 709,94nível fundamental e médioErval Seco (RS)veja edital
Prefeitura de Figueira (PR)01/03/1328R$ 5.205,24todos os níveisFigueira (PR)veja edital
Prefeitura de Florânia (RN)26/03/1338R$ 1.174todos os níveisFlorânia (RN)veja edital
Prefeitura de Itatiba (SP)08/03/134R$ 1.385,06nível médioItatiba (SP)veja edital
Prefeitura de Japeri (RJ)10/03/131.200R$ 2.143,88todos os níveisJaperi (RJ)veja edital
Prefeitura de Londrina (PR)05/03/1361R$ 6.492,60nível superior em medicinaLondrina (PR)veja edital
Prefeitura de Manicoré (AM)28/02/13600R$ 678nível superiorManicoré (AM)veja edital
Prefeitura de Maravilha (SC)26/02/1311R$ 2.976,30nível médio e superiorMaravilha (SC)veja edital
Prefeitura de Munhoz (MG)25/03/1355R$ 2.214,30todos os níveisMunhoz (MG)veja edital
Prefeitura de Natalândia (MG)28/02/1317R$ 870,60todos os níveisNatalândia (MG)veja edital
Prefeitura de Peixoto de Azevedo (MT)18/03/1329R$ 678nível fundamentalPeixoto de Azevedo (MT)veja edital
Prefeitura de Piacatu (SP)12/03/1313R$ 758,64nível fundamental e superiorPiacatu (SP)veja edital
Prefeitura e  Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste (RO)28/02/13126R$ 6.800todos os níveisPimenteiras do Oeste (RO)veja edital
Prefeitura de Piracicaba (SP)10/03/1385R$ 6.861,81todos os níveisPiracicaba (SP)veja edital
Prefeitura de Poços de Caldas (MG)28/02/1382R$ 2.637,62todos os níveisPoços de Caldas (MG)veja edital
Prefeitura de Porto dos Gaúchos (MT)01/03/1363R$ 3.410,45todos os níveisPorto dos Gaúchos (MT)veja edital
Prefeitura de Porto Seguro (BA)25/02/13533R$ 2.074,93todos os níveisPorto Seguro (BA)veja edital
Prefeitura de Rio Maria (PA)11/03/13239R$ 6.000todos os níveisRio Maria (PA)veja edital
Prefeitura de Sagres (SP)01/03/1312R$ 1.141,05nível médio e superiorSagres (SP)veja edital
Prefeitura de Santana do Ipanema (AL)28/02/13402R$ 2.200todos os níveisSantana do Ipanema (AL)veja edital
Prefeitura de São Joaquim (SC)25/02/13141 e cadastronão informadotodos os níveisSão Joaquim (SC)veja edital
Prefeitura de Taboão da Serra (SP)25/02/1383R$ 10 milnível superior em medicinaTaboão da Serra (SP)veja edital
Prefeitura de Trajano de Morais (RJ)15/03/13145R$ 2.700todos os níveisTrajano de Morais (RJ)veja edital
Prefeitura de Uruguaiana (RS)06/03/13185R$ 783,50nível médio e superiorUruguaiana (RS)veja edital
Prefeitura de Valparaíso (SP)03/03/1352R$ 3.070todos os níveisValparaíso (SP)veja edital
Secretaria de Estado da Justica e Administração Penitenciária do Maranhão18/03/1341R$ 2.502,31nível superiorCaxias e Imperatrizveja edital
Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo01/03/13200R$ 2.206,90nível médioSao Pauloveja edital
Secretaria das Cidades do Estado do Ceará20/03/1392R$ 7.580,95nível superiorCearáveja edital
Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná11/03/13423R$ 3.568,45nível médioCuritiba e região metropolitana, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçuveja edital
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco17/03/13248R$ 5.995nível superior em medicinaPernambucoveja edital
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (MG)28/02/1315R$ 1.569,98todos os níveisItabira (MG)veja edital
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itambacuri (MG)28/02/1322R$ 880nível fundamental e médioItambacuri (MG)veja edital
Senai do Distrito Federal26/02/1317R$ 2.874nível médio/ técnico e superiorDistrito Federalveja edital
Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba06/03/1318R$ 3.300nível superior em direitoParaíbaveja edital
Tribunal de Justiça de Roraima27/02/1323remuneração de acordo com os serviços prestadosnível superior em direitoRoraimaveja edital
Tribunal de Justiça de Santa Catarina15/03/1339não divulgadonível superior em direitoSanta Catarinaveja edital
Tribunal de Justiça de São Paulo (1)01/03/1327R$ 3.355,36nível médioSão Pauloveja edital
Tribunal de Justiça de São Paulo (2)08/03/135R$ 5.950,96nível superior em medicinaSão Pauloveja edital
Tribunal de Justiça de São Paulo (3)15/03/1310R$ 2.748,48nível médioSão Pauloveja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá)21/03/136R$ 22.854,46nível superior em direitoPará e Amapáveja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região05/03/1329R$ 21.766,15nível superior em direitoCampinas (SP)veja edital
Universidade Estadual Paulista (Unesp)01/03/1316R$ 4.075,34nível médio e superiorAssis, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ilha Solteira, Araçatuba, Rio Claro e São Pauloveja edital
Universidade Federal do Rio Grande do Sul11/03/13189R$ 2.989,33todos os níveisRio Grande do Sulveja edital