quinta-feira, 7 de março de 2013

Em novo depoimento, Bruno diz que "sabia e imaginava" que Eliza seria morta



Objetivo do novo depoimento nesta quinta-feira foi ajustar o discurso da defesa para a fase dos debates

Ricardo Galhardo e Carolina Garcia - enviados a Contagem (MG) |
Renata Caldeira / TJMG
Bruno admitiu na manhã desta quinta-feira que sabia que Eliza Samudio seria assassinada
O goleiro Bruno Fernandes admitiu na manhã desta quinta-feira que sabia de antemão que Eliza Samudio seria assassinada. A nova versão abre caminho para que o ex-goleiro do Flamengo tenha a pena reduzida. “Sabia e imaginava. Pelas brigas constantes, pelo fato de ter entregue o dinheiro ao Macarrão”, disse ele.
O objetivo do novo depoimento foi ajustar o discurso da defesa para a fase dos debates, que começou por volta das 11h30. Os advogados vão alegar que Bruno se omitiu diante do plano de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, de assassinar Eliza.
“Percebi na imprensa hoje que havia dúvida sobre a omissão do Bruno. Faltou dizer que ele sabia? Então ele disse que sabia”, afirmou o advogado Lucio Adolfo.
Adolfo e o promotor Henry Vasconcelos bateram boca no plenário sobre a possibilidade de que tenha havido um acordo para que Bruno tivesse a pena reduzida e sua ex-mulher Dayanne Rodrigues, acusada de ter sequestrado o filho de Eliza, fosse absolvida.
“Não faça cena diante do júri porque nunca houve acordo”, disse o promotor.
Ex-mulher de Bruno afirma ter medo de Zezé. Dayanne Rodrigues foi novamente interrogada nesta quinta-feira (7). Foto: Cristiane Mattos/Futura Press
1/45
Apesar da negativa, informações sobre um possível acerto em torno da absolvição de Dayanne circulam há pelo menos dois dias. Na terça-feira fontes do Ministério Público e da defesa disseram aoiG que havia uma negociação para que Dayanne entregasse o ex-policial José Lauriano, o Zezé, em troca da absolvição.
Zezé é objeto de um inquérito por supostamente ter participado do crime. Ele e Macarrão trocaram dezenas de telefonemas às vésperas do assassinato.
Segundo fontes do MP e da defesa, caberá ao advogado José Arteiro, assistentes de acusação por parte da mãe de Eliza, Sonia de Moura, pedir a absolvição da ex-mulher de Bruno. A defesa de Dayanne vai usar a tese da “coação moral irresistível”, ou seja, que ela foi ameaçada por Zezé a ficar com o filho de Eliza em vez de entrega-lo à Justiça.

Menseleiro do PT fora de velorio


Barbosa nega pedido de Dirceu para ir a funeral de Chávez

Ex-ministro condenado no processo do mensalão fez o pedido ao STF, como antecipou a coluna Poder Online, alegando amizade com o presidente venezuelano, morto na terça-feira

iG São Paulo 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, negou nesta quinta-feira (7) o pedido do ex-ministro José Dirceu, condenado na ação penal do mensalão, para deixar o Brasil e ir ao funeral do presidente da Venezuela, Hugo Chávez , em Caracas, na Venezuela. O pedido de Dirceu ao STF foi antecipado ontem pela coluna Poder Online . 
Poder Online:
AE
Barbosa negou pedido de Dirceu para liberar sua ida ao funeral de Hugo Chávez
O passaporte de Dirceu, assim como dos outros condenados no processo, está sob poder do STF. A solicitação, feita em caráter de urgência, foi encaminhada à Corte pelos advogados do ex-ministro na quarta-feira.
Mesmo sem a garantia de que conseguiria viajar,Dirceu já havia deixado reservada uma passagem aérea com destino a Caracas , para a tarde desta quinta-feira.
Dirceu alegou que era amigo pessoal do presidente venezuelano, morto aos 58 anos, depois de quase dois anos de luta contra o câncer. No pedido, ele se comprometeu a retornar ao Brasil na sexta-feira.
Hugo Chávez morreu nesta terça-feira às 16h25 locais (17h55 em Brasília) aos 58 anos, vítima de um câncer não especificado na região pélvica. A cerimônia fúnebre ocorre na sexta-feira na Academia Militar de Caracas na presença dos chefes de Estado da região. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajaram juntos nesta quinta-feira para o velório. O local do sepultamento ainda não foi definido. 
Com Reuters

Morre 241ª vítima de tragédia em boate de Santa Maria



Driele Lucas, de 23 anos, estava hospitalizada em Porto Alegre e morreu nesta quinta-feira. Irmã da vítima segue internada no mesmo hospital

iG São Paulo  - Atualizada às 
Reprodução/ Facebook
Driele Pedroso Lucas tinha 23 anos
Morreu nesta quinta-feira (7) Driele Pedroso Lucas, 23 anos, subindo para 241 o número de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Driele estava internada no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e era a última paciente internada que respirava com ventilação mecânica, detalhou o hospital.
No mesmo hospital onde Driele morreu no início desta manhã está Ritiele, irmã da vítima e também ferida na casa noturna. Driele trabalhava em uma padaria. Ritiele passou no vestibular para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)e estaria cursando o primeiro semestre se não dependesse do tratamento médico.
Até quarta-feira, 16 pacientes vítimas da tragédia ainda estavam internados, mas nenhum precisava de aparelhos para respirar, afirmou o Ministério da Saúde.
Os primeiros oito laudos anexados ao inquérito que investiga a tragédia na boate Kiss no dia 27 de janeiro indicam que as vítimas inalaram cianeto e monóxido de carbono. Das 241 vítimas, 234 morreram no mesmo dia da tragédia. As outras sete morreram posteriormente, em hospitais. Dos 145 feridos que precisaram de internação, 123 tiveram alta até agora e outros 15 ainda estão em cinco hospitais de Porto Alegre e um de Santa Maria.
A polícia acredita que a tragédia foi provocada pelo uso irregular de fogos de artifício dentro de um prédio que tinha instalações inadequadas, como revestimento com material impróprio e falta de saídas de emergência e que estava com lotação excessiva naquela festa. O inquérito deve ser concluído no início da próxima semana e vai apontar os responsáveis pelo desastre. Dois sócios da Kiss e dois integrantes do Gurizada Fandangueira estão presos preventivamente .
Veja na galeria as vítimas do incêndio na boate Kiss:  
Bruno Portella Fricks se formou em Administração na Federal de Santa Maria e morreu no sábado (2/2). Estava internado em Porto Alegre. Foto: Reprodução/Facebook
1/109
(Com informações da Reuters e da Agência Estado)