terça-feira, 2 de abril de 2013

DILMA AFLOXA A INFLAÇÃO E LEVA PRESSÃO DA EM PRESENÇA NACIONAL..


Banco Central eleva previsão de inflação no ano para 5,7%


O Banco Central elevou a previsão de inflação para 2013 e 2014 e estimou que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deste ano crescerá 3,1%. Foi projetado ainda que a inflação em 12 meses vai estourar o teto da meta no segundo trimestre deste ano.

A presidente Dilma Rousseff discursa durante reunião dos Brics, que está sendo realizada na África do Sul

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira, o IPCA, índice de inflação oficial, ficará em 5,7% neste ano pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 4,8%. No próximo ano, foi estimado em 5,3%, acima da previsão anterior, de 4,9%.

O relatório sai um dia após a presidente Dilma Rousseff criar polêmica ao dizer que não concorda com políticas que reduzem o crescimento para combater a inflação.

O BC estima ainda que a inflação em 12 meses vai estourar o teto da meta no segundo trimestre deste ano, chegando a 6,7%. Segundo o documento, os preços terminam o primeiro trimestre de 2013 no teto da meta, em 6,5%, e só começam a recuar a partir do terceiro trimestre.

Em relação ao PIB, a projeção anterior, que considerava os quatro trimestres encerrados no terceiro trimestre de 2013, previa alta de 3,3% dentro desse intervalo.

Já o consumo das famílias deve mostrar elevação de 3,5% no ano --o relatório anterior projetava crescimento de 4%. Em 2012, apresentou alta de 3,1%.


A declaração de Dilma, feita em Durban (África do Sul) durante reunião dos Brics, levou o mercado financeiro a reduzir apostas de que o Banco Central subirá os juros para controlar as recentes pressões inflacionárias.

Embora Dilma tenha dito também que o governo está atento à inflação, o mercado interpretou seu discurso como indicação de que ela seria contra uma elevação de juros para conter a alta dos preços porque essa medida brecaria o crescimento.

Para o mercado, a declaração prejudicou a credibilidade da autoridade monetária. A reação de investidores foi reduzir suas expectativas de alta de juros.

A taxa refletida nos contratos do mercado futuro com vencimento em janeiro de 2014 recuou de 7,79% na terça-feira para 7,74% ontem, depois de forte oscilação ao longo do dia.

Marco Feliciano compara Dutra a “Satanás” em culto religioso



*do blog do Gilberto Léda:
Dutra: comparado a "Satanás"O deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP) comparou o colega Domingos Dutra (PT-MA) a “Satanás” em pronunciamento durante um culto em Minas Gerais.

Segundo ele, a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados era um espaço “até ontem dominado por Satanás”. O petista era o presidente antes de Feliciano.

“Essa manifestação toda se dá porque pela primeira vez na história deste Brasil um pastor cheio de espírito santo conquistou espaço que até ontem era dominado por Satanás”, afirmou o deputado (veja no vídeo acima), num momento em que manifestantes protestavam do lado de fora do culto.

De acordo com a assessoria de imprensa de Marco Feliciano, o parlamentar fez a declaração como pastor e a fala representa a visão religiosa de Feliciano. Ainda de acordo com a assessoria não procede a informação de que ele tenha a intenção de levar Dutra ao Conselho de Ética por nomear pagar empregada doméstica com salário da Câmara .

PREFEITO Holandinha…IMITA LULA ``NÃO VER NADA NÃO SABE DE NADA``





As crises na prefeitura e a postura de avestruz de Holandinha…

O grupo se uniu para eleger Holandinha; agora se divide pelo poder com Holandinha
Só o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) não vê – ou não quer ver – a disputa de poder que travam o PSB, PDT e PCdoB nas entranhas do seu governo.
Sem comando, a gestão Holandina passou a ser espaço disputado pelos chefões e chefetes dos partidos que o ajudaram a se eleger.
PCdoB, do chefão do comunismo Flávio Dino, foi o que mais ocupou espaço. E para isso, teve que afastar o PDT de seus postos históricos.
Agora, agentes do mesmo PCdoB insuflam uma guerra fraticida entre PDT e PSB.
Mas Holandinha prefere enfiar a cabeça na terra, como avestruz, esperando que as crises passem.
Sem coragem de enfrentar os fatos, não dá entrevistas, não circula publicamente e não assume a voz altiva de seu governo.
Só num governo sem comando um secretário de um partido iria atacar agressivamente um aliado que esteve anteriormente na pasta.
Uma guerra violenta é travada nos bastidores da prefeitura, diante dos olhos inertes do prefeito de São Luís.
Mas ele prefere enfiar a cabeça na terra, como um avestruz.
E é assim que se aproxima dos 100 dias de governo…

NO GOVERNO PT É ASSIM.




Caixa Econômica será denunciada por falta de transparência

hildo2O presidente do conselho Hildo Rocha sugeriu a confecção de um dossiê das denuncias que deve ser encaminhado a Presidência da Republica, ao Ministério do Planejamento, ao Ministério das Cidades e ao Ministério Publico Federal.
A decisão foi tomada após a reunião do Conselho Estadual das Cidades, resolvendo notificar a Caixa Econômica Federal pela falta de  transparência na administração dos recursos  do Programa Minha Casa Minha Vida.
Muitos empreendimentos financiados com recursos do MCMV estão inacabados, construídos em locais errados, sendo destinados a famílias que encontram-se fora da faixa de renda do programa além de outras graves constatações.
Vale lembrar também que a mesma Caixa Econômica Federal realizará uma parceira com a Prefeitura de São Luís para financiar a reconstrução de vias da capital.
A mesma Caixa Econômica que não é transparente com o projeto Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, é preciso também acompanhar e fiscalizar

Flávio Dino lidera com 58% pesquisa para Governo do Maranhão



No primeiro cenário estimulado, Flávio Dino tem 58,6% contra 18,5% do secretário de Infra-estrutura do Estado, Luís Fernando Silva (PMDB), candidato do grupo Sarney.
flavio-dinoSão Luis – Pesquisa Conceito divulgada nesta sexta-feira (29), contratada pelo portal Folha Maranhão, mostra que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) continua na dianteira se a eleição para o governo do Estado fosse hoje. Dino lidera com ampla vantagem sobre seus adversários e mantém inalterado seus números, considerando a margem de variação da consulta. No primeiro cenário estimulado, Flávio Dino tem 58,6% contra 18,5% do secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva (PMDB), candidato do grupo Sarney.
A deputada Eliziane Gama (PPS) é lembrada por 4,8% dos entrevistados, empatada com Marcos Silva (4,5%), do PSTU. No segundo cenário, Dino tem 55,3% e o senador licenciado e ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) aparece com 21%. A surpresa é o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. O pré-candidato da Via Alternativa já é o terceiro colocado, com 7,4% no geral.]
Na terceira hipótese apresentada, de confronto direto, Flávio Dino tem 64,2% e o secretário Luís Fernando fica com 21,1%. E no quarto cenário, Flávio Dino tem 60,3% e o ministro Edison Lobão 25,9%. A pesquisa aponta também que Flávio Dino é líder em todas as regiões do Estado.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de fevereiro deste ano e ouviu 2.000 pessoas em 40 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação aos números da pesquisa do Instituto Amostragem, realizada no período de 15 a 17 de novembro de 2012, Flávio Dino apresenta praticamente os mesmos índices, considerando a margem de erro. Naquela época, o comunista apresentava 61,99% das intenções de votos na manifestação estimulada (reveja AQUI)
GRÁFICO 1 GRÁFICO 2
GRÁFICO 3 GRÁFICO 4
 Do Jornal Pequeno

Menos de 50 prefeitos entregaram suas contas ao TCE nesta segunda


JUDICIÁRIO


Edmar Cutrim encaminhará lista de gestores que não prestaram contas.


Até as 18h00 desta segunda-feira (01), penúltimo dia do prazo para a entrega das prestações de contas, um total de 168 gestores públicos haviam protocolado suas contas no TCE, sendo 49 prefeitos, 58 presidentes de Câmaras Municipais e 61 gestores estaduais. O número foi considerado dentro da normalidade levando em conta que a maioria termina entregando suas contas no último dia do prazo.

Neste ano, o número de gestores inadimplentes deverá ser maior do que no ano passado, considerando que houve renovação nas prefeituras e câmaras.
Historicamente, as prestações de contas de um período pós-eleitoral registra um número maior de inadimplentes.
Nesta segunda-feira (01) e terça-feira (02 – último dia de entrega), o setor de Protocolo, responsável pelo recebimento das prestações, funciona em regime de plantão no horário das 8h às 18h, sem intervalo. Cerca de 100 servidores – da Unidade Técnica de Contas de Governo (Utcog), Unidade Técnica de Contas de Gestão (Utcge), Unidade Técnica de Fiscalização (Utefi), Gabinete de Segurança Institucional (Gasip), além do próprio Protocolo – estão engajados participando do esquema de trabalho.
O gestor que não encaminhar ao TCE a prestação de contas até às 18h desta terça-feira está sujeito a diversas sanções, dentre elas pagamento de multa, acionamento por parte do Ministério Público Estadual e inclusão do seu nome na chamada lista de inadimplentes, que será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), órgão que poderá tornar-lhe inelegível.

Enterro de Henrique Cutrim será no Parque da Saudade


PODER


O enterro será às 10h30 desta terça-feira no Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.

 
Henrique Cutrim
Henrique Cutrim
O corpo de Luis Henrique Rodrigues Cutrim, de 27 anos, filho do deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD), está sendo velado na central de velórios Pax União. O enterro será às 10h30 desta terça-feira no Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.
Cutrim Filho como gostava de ser chamado, faleceu na mandrugada desta segunda-feira (01), em decorrência de insuficiência respiratória. Segundo a perícia técnica do Icrim, a morte foi ocasionada devido a mistura de bebida alcoólica com remédios tarjas pretas, provavelmente antidepressivos.
O blog se solidariza neste momento com a família.

Corpo do filho do deputado Cutrim é velado


Do G1 MA
O corpo de Luís Henrique Cutrim, filho do deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD), foi velado na noite de segunda-feira (1º), em uma Central de Velórios no Centro de São Luís. O rapaz foi encontrado morto em uma residência no bairro Vinhais.
A movimentação foi intensa durante toda a noite e fechada para parentes e amigos. A imprensa não teve acesso.
Luís Henrique Cutrim tinha 27 anos e era estudante de direito. Foi candidato a vereador de São Luís no ano passado como Cutrim Filho, mas não conseguiu se eleger. Ele morava sozinho na casa onde foi encontrado no início da tarde de segunda-feira (1º).
De acordo com a polícia, a causa da morte só deve ser esclarecida depois que for concluído o laudo da perícia técnica feita pelo Instituto de Criminalística (Icrim). O resultado só deve ser divulgado em 15 dias. A polícia quer saber se a combinação de substâncias ingeridas por Henrique foi realmente o que provocou a morte.
Na Assembleia Legislativa, a sessão foi suspensa. O local do enterro do corpo de Luís Henrique Cutrim ainda não foi confirmado e o velório é realizado na Central de Velórios da Pax, no Centro de São Luís.

Volta do IPI ajudou a puxar produção industrial para baixo, diz IBGE



Produção de carros e móveis teve queda significativa em fevereiro.
Atividade fabril no país recuou 2,5% em comparação a janeiro.

Lilian QuainoDo G1, no Rio
Evolução produção industrial (Foto: Editoria de Arte/G1)
Com um recuo de 2,5% em fevereiro, que anulou os bons resultados de janeiro, um crescimento de 2,6%, a produção industrial do país foi afetada pelo mau desempenho dos bens de consumo, principalmente os duráveis, que registraram queda de 6,8% na mesma comparação, o pior resultado desde setembro de 2011, quando recuou 8,2%. 
A volta do Imposto sobre Produtos Industrializados sobre os carros é um dos componentes que impactaram negativamente o segmento, explicou André Macedo, gerente da Coordenação da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), que divulgou nesta terça-feira (2) os números da indústria em fevereiro.
"Os bens de consumo duráveis sofreram pressões negativas com a produção em queda dos automóveis devido a paralisações nas fábricas por férias coletivas ou para a modernização do parque industrial, que podem ser reflexos do IPI voltando a um patamar maior", explicou o gerente.
A produção dos carros caiu 9,1% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi a mais intensa desde janeiro de 2012, quando marcou -29,3%. No fim de 2012, carros populares estavam isentos de IPI, que em janeiro passou a ser de 2%, percentual que deverá permanecer até o fim do ano, segundo decisão recente do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo André, a produção de móveis e eletrodomésticos também foi prejudicada pela volta do IPI. A indústria moveleira teve recuo de 9,9% em fevereiro, ante janeiro. Os celulares também pesaram no índice negativo dos bens de consumo duráveis mantendo uma tendência de queda na produção que vem sendo registrada há meses.
Os bens de consumo semi e não duráveis também mostraram queda de dinamismo, com recuo de 2,1% em fevereiro, comparado com janeiro. O segmento engloba a produção têxtil, de vestuário e de calçados, itens que vêm competindo com produtos importados e,por sua vez, enfrentam dificuldades de exportação.
André Macedo, geerente da Coordenação de Indústria do IBGE (Foto: Lilian Quaino/G1)André Macedo, gerente da Coordenação de
Indústria do IBGE (Foto: Lilian Quaino/G1)
Alimentos, que também integram a categoria, foram prejudicados prinpalmente pela queda na exportação de soja e açúcar e de carne. A produção de açúcar foi afetada ainda pela seca que prejudicou as safras de cana-de-açúcar, disse Macedo.
Para explicar a queda acentuada na produção de ben de consumo, o gerente do IBGE não descartou ainda a pouca disposição da famílias para ir às compras - a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recuou 2,5% em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e foi a terceira queda consecutiva. Para Macedo, o orçamento das famílias está muito comprometido.
A categoria de bens de capital foi a única que registrou crescimento em fevereiro, na comparação com janeiro, 1,6%, puxada principalmente pela alta na produção de caminhões, de transformadores e de máquinas e equipamentos para o setor agrícola.
Outra explicação para a queda na atividade fabril em fevereiro é o efeito calendário, segundo Macedo: fevereiro de 2013 teve um dia útil a menos que no ano passado.

Estupro e roubo em van chocam até mesmo policiais experientes no Rio



Jovens estrangeiros ficaram seis horas sob poder dos criminosos.
Policiais dizem nunca terem visto 'algo parecido'.

Priscilla SouzaDo G1 Rio

1113 comentários
O ataque a dois estudantes estrangeiros dentro de uma van no Rio e na Região Metropolitana, no sábado passado (30), chocou até mesmo policiais experientes e causou comoção em toda a equipe da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), que acompanhou as vítimas, ouviu os depoimentos e prendeu os três suspeitos do crime, após investigação.
Os dois jovens vieram ao Rio participar de um intercâmbio. Eles moravam em um apartamento em Copacabana, na Zona Sul, e estudavam em uma faculdade também na Zona Sul. Na noite de sábado, o casal decidiu ir para a Lapa. Mas a noite que era para ser de diversão, se transformou em um pesadelo. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura do Posto 5, eles embarcaram na van, conduzida pelos criminosos.
Eles descrevem com riqueza de detalhes a violência sexual. Isso impressiona"
Rodrigo Brant, delegado
O casal viveu momentos de terror durante cerca de seis horas – tempo em que permaneceu sob a violência dos criminosos. O jovem francês, de 23 anos, foi algemado e espancado com a chave de roda do carro, enquanto, segundo investigadores, era obrigado pelos criminosos a ver a namorada americana, de 21 anos, ser agredida e estuprada repetidas vezes.
“Eles descrevem com riqueza de detalhes a violência sexual, principalmente. Impressiona bastante como eles descrevem o fato em si. A violência e a brutalidade. Nós mesmos, que somos da área de segurança e estamos acostumados a ouvir, nos surpreendemos. Não tem como qualquer pessoa não se colocar no lugar da vítima, seja do namorado assistindo ao fato ou dela que foi violentada. Ouvir o relato deles choca", contou o delegado assistente da Deat, Rodrigo Brant.
'Baby', ao centro, entre Jonathan e Wallace, na delegacia (Foto: Lívia Torres/G1)'Baby', ao centro, entre Jonathan e Wallace,
na delegacia (Foto: Lívia Torres/G1)
Violência no percurso
Os abusos aconteceram durante todo o trajeto. O veículo parava apenas tempo suficiente para que os suspeitos se revezassem no estupro à estudante e na direção da van. Do Rio, eles seguiram para Niterói, na Região Metropolitana, onde usaram o cartão da vítima para sacar dinheiro e para comprar bebidas e energéticos em um posto, que seriam usados no que o delegado Alexandre Braga chamou de "festa do mal".  De acordo com o delegado, a intenção deles era "satisfazer" a luxúria". Imagens de câmeras de segurança do posto ajudaram na identificação dos suspeitos.
Depois, o trio seguiu para São Gonçalo, município de Região Metropolitana, onde dois dos três criminosos moram. "Lá, eles se sentiam à vontade, já que conheciam melhor a região", explicou o titular da Deat.
De acordo com a polícia, quando o cartão do rapaz estourou o limite, o trio ameaçou matar o jovem. Nesse momento, a namorada disse que tinha outros cartões em casa, fazendo com que os criminosos retornassem à Copacabana, na Zona Sul do Rio. A jovem subiu no apartamento para pegar os cartões, enquanto o namorado era mantido refém na van. "Ela nem pensou em pedir ajuda porque estava em choque e temia pela vida do namorado", contou o delegado.
A estudante voltou para a van, que seguiu novamente para São Gonçalo. Apenas por volta de 6h, o trio libertou o casal em Itaboraí, município vizinho a São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os jovens pediram carona em uma van para voltar ao Rio e, depois, pegaram um táxi para ir para casa.  "Eles não procuraram a polícia imediatamente, foram para casa primeiro. Nessa hora, tudo que a mulher vítima de violência sexual quer é tomar banho", disse uma policial.
Um dia inteiro na delegacia
Acompanhado de representantes do consulado, o casal chegou à delegacia pouco antes das 10h. De lá, só saríam depois das 23h. Segundo policiais, o rapaz chora bastante, enquanto a namorada, em estado de choque, não esboçava reações, parecia "fora da realidade".
A intenção deles era satisfazer a luxúria. Podiam subtrair os bens e liberar as vítimas, mas não fizeram isso"
Alexandre Braga, delegado titular
A estudante foi levada por uma policial ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul, onde recebeu medicamentos para evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV. De acordo com relatos de investigadores, o caso também sensibilizou médicos responsáveis pelo exame de corpo de delito.
O casal reconheceu os dois primeiros suspeitos a serem presos. Jonathan, que confessou o estupro, ainda usava a mesma roupa da noite do crime: uma camisa do Internacional.
O estudante conversou com os pais pelo telefone, já a namorada não teve condições emocionais de falar com os pais. Segundo os policiais, ela pediu apenas para falar com o irmão mais velho, que ficou responsável por dar as más notícias à família. Mesmo em meio ao sofrimento, os jovens não deixavam de demonstrar carinho um pelo outro.
"Eles demonstravam um carinho tão grande. Agora, você imagina uma estudante passar um terror desse por 6 horas. E ela é tão frágil, tem 21 anos mas aparentava ter 14. No sábado, ninguém comeu nessa delegacia, quem estava de folga veio trabalhar, até o delegado assistente que ia tirar férias veio", contou uma policial, que mesmo experiente, não deixa de se emocionar: "As pessoas, às vezes, acham que policial não é ser humano, mas nós sentimos. Eu nunca vi nada parecido", disse.
A ausência de arrependimento por parte dos suspeitos também chamou a atenção do titular da Deat, Alexandre Braga, que considerou o fato incomum. "É um ponto fora da curva, algo que não costuma acontecer no Rio de Janeiro. Foi algo abominável, mas não é rotineiro. É importante que se saliente isso", frisou o delegado.
Crime turistas Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)

LULA DEVE SER NOTIFICADO A QUALQUER HORAS SOBRE MENSALÃO.






Procuradoria abre seis investigações 


após denúncias de Marcos Valério

Apuração preliminar do MPF no Distrito Federal se baseia em depoimento.
Condenado no mensalão disse que Lula sabia e se beneficiou do esquema.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília
A Prouradoria da República no Distrito Federal abriu seis procedimentos investigatórios para apurar o depoimento em que Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos como operador do mensalão, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter conhecimento do esquema de compra de votos no Congresso Nacional nos primeiros anos de seu mandato.
A Procuradoria não confirma se alguma das seis investigações tem relação com o ex-presidente Lula. Segundo a assessoria do ex-presidente, não há nenhuma informação oficial sobre as apurações e Lula não fará comentários.
A informação foi publicada na edição desta terça-feira (2) do jornal "O Estado de S.Paulo" e confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério Público.
Segundo a Procuradoria, são investigados oito fatos que podem constituir crimes. Tratam-se de apurações preliminares, que podem levar a abertura de inquéritos. De acordo com a assessoria, os oito fatos apurados que podem configurar crime são autônomos e diferentes, dois já estão em andamento, e seis novos foram instaurados. Não há detalhe de nenhuma das oito apurações.
O depoimento foi dado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no dia 24 de setembro do ano passado, quando Valério já havia sido condenado. Gurgel enviou inicialmente o depoimento para a Procuradoria de Minas Gerais, que decidiu remeter os autos para Brasília em razão de ter sido o local onde a suposta irregularidade ocorreu.
Valério foi um dos 25 condenados no processo do mensalão. Antes de o julgamento ser concluído, ele procurou a PGR na intenção de conseguir proteção. Ele afirmou que Lula deu aval a empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, para viabilizar o esquema. Ele também teria tido despesas pessoais pagas. Lula classificou, à época, as declarações como mentirosas.
Como Lula perdeu o foro privilegiado no Supremo, concedido a presidente da República, ministros e parlamentares, o processo foi remetido ao MPF de primeiro grau.
Depoimento à PGR
De acordo com o jornal "O Estado de São Paulo", que teve acesso ao depoimento, Valério procurou voluntariamente a Procuradoria Geral após ser condenado pelo STF a 40 anos, dois meses e dez dias de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no processo do mensalão.
Em troca do novo depoimento e de mais informações sobre o esquema de desvio de dinheiro público para o PT, Valério pretendia obter proteção e redução de sua pena. As declarações de Valério estão em 13 páginas.

DILMA NÃO CONSEGUE EQUILIBRA INFLAÇÃO E PRODUÇÃO PIORA AINDA MAIS.





Produção industrial brasileira cai 2,5% em fevereiro, diz IBGE

Resultado praticamente elimina alta de 2,6% registrada em janeiro.
Maior influência negativa partiu do setor de veículos, que caiu 9,1%.

Do G1, em São Paulo
121 comentários
Evolução produção industrial (Foto: Editoria de Arte/G1)
A produção da indústria brasileira recuou 2,5% em fevereiro deste ano com relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado praticamente elimina o crescimento de 2,6%(segundo dados revisados) registrado em janeiro. Essa é a maior queda desde dezembro de 2008, quando o índice havia apontado baixa de 12,2%.
Em relação ao mesmo período de 2012, o índice mostrou queda de 3,2%. No ano, a atividade fabril tem alta de 1,1% e, em 12 meses, queda de 1,9%.
Na análise por setores, 15 dos 27 mostraram queda na produção, com destaque para a influência negativa vinda do setor de veículos automotores, que caiu 9,1%, eliminando o aumento de 6,2% no mês anterior.
Também registraram quedas as produções das indústrias farmacêutica (-10,8%), de refino de petróleo e produção de álcool (-5,8%), de bebidas (-5,2%), de alimentos (-1,3%), de mobiliário (-9,9%), de celulose, papel e produtos de papel (-2,0%) e de indústrias extrativas (-1,9%).
Na contramão, entre as altas, estão equipamentos de transportes (9,6%), máquinas e equipamentos (1,7%) e fumo (36,2%), "que recuperou parte da perda de 53,7% registrada em janeiro", e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,6%).

Entre as categorias de uso, bens de consumo duráveis caíram 6,8%, a maior queda desde setembro de 2011 (queda de 8,2%) segmentos de bens de consumo semi e não duráveis tiveram baixa de 2,1% e bens intermediários, de 1,3%. O setor de bens de capital foi o único que apresentou alta, de 1,6%.
Comparação com um ano antes
Na comparação anual, a produção caiu em mais setores: foram 18 dos 27 pesquisados. Segundo o IBGE, o resultado pode ter sido influenciado pelo fato de fevereiro ter tido um dia útil a menos que em 2012.
As principais influências negativas partiram de indústrias farmacêutica (-14,6%), extrativas (-9,9%), de edição, impressão e reprodução de gravações (-13,0%) e de metalurgia básica (-8,9%). Na sequência, estão alimentos (-3,7%), outros produtos químicos (-3,6%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-16,0%), produtos têxteis (-11,1%), celulose, papel e produtos de papel (-4,9%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-13,9%).

Entre as atividades que mostraram aumento da produção, estão veículos automotores (6,4%), outros equipamentos de transportes (9,6%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,8%).
Bens de consumo semi e não duráveis caíram 5,8%, bens intermediários, 4,4%, e bens de consumo duráveis, 2,2%.
No índice acumulado nese ano, foi registrado crescimento em 11 dos 27 ramos investigados. O ramo de veículos automotores, que avançou 21,6%, exerceu a maior influência positiva.