sexta-feira, 5 de abril de 2013

Barbosa quer derrubar blindagem de autoridades no Supremo


Nacional

Já Luiz Fux, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski defenderam restrições à publicidade de nomes


BRASÍLIA - Um engano sobre o nome de um deputado que estava sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) gerou novamente discussão entre os ministros sobre a prática de colocar apenas as iniciais do nome da autoridade processada na Corte. Como resultado, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, anunciou que na próxima semana marcará uma sessão administrativa para extinguir essa regra, estabelecida na gestão do então presidente Cezar Peluso e revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.


A nova discussão sobre o assunto começou quando o presidente do tribunal anunciou o julgamento de um inquérito aberto contra o deputado Assis Melo (PCdoB-RS). No processo, constavam apenas as iniciais do nome completo do parlamentar: A F da S M. Ao invés de mencionar o nome do deputado, Barbosa citou o nome do advogado - Eduardo de Castro - como se fosse o processado.

Barbosa cobrou a extinção dessa regra. Ao longo da sessão desta quinta-feira, especialmente por insistência do ministro Marco Aurélio, o tribunal chegou a discutir a possibilidade de derrubar a prática imediatamente. Como o assunto está sendo discutido em sessão administrativa, parte dos ministros defendeu que a regra só possa ser derrubada em nova reunião.

Transparência. Na sessão, os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski defenderam restrições à publicidade dos nomes de deputados, senadores e ministros de Estado investigados na Corte. Toffoli lembrou que a publicação da existência de um inquérito contra o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, provocou impactos na economia e prejuízo para a imagem do investigado. Ele ressaltou que o inquérito, depois, terminou por ser arquivado.

"Isso foi autuado como inquérito e no dia seguinte os jornais do mundo inteiro estamparam com repercussão na economia e da alta autoridade que representava o Brasil no exterior", afirmou Toffoli. Joaquim Barbosa retrucou: "Me desculpe, mas esse fato não justifica a adoção de uma prática de total falta de transparência".

O ministro Luiz Fux, que está desde o ano passado com o pedido de vista dessa discussão, alegou que a regra visa proteger "os direitos fundamentais da pessoa humana". "Há sigilos que são necessários para o interesse da sociedade", acrescentou. E disse que um deputado, senador ou ministro que tenha o nome exposto pode não recuperar sua imagem. O ministro Marco Aurélio contestou: "Mas há casos em que a sociedade tem o interesse de conhecer essa pessoa".

Segredo de justiça. Antes da presidência de Cezar Peluso, os inquéritos traziam o nome completo dos investigados. Só havia restrições se o caso tramitasse em segredo de justiça. Peluso determinou que todos processos contra as autoridades com foro privilegiados fossem protocolados com as iniciais

Papa Francisco pede 'determinação' frente aos casos de pedofilia na Igreja



Pedido foi feito aos membros da Congregação para a Doutrina da Fé.
É a primeira vez que o pontífice argentino fala sobre o polêmico tema.

Do G1, em São Paulo

O Papa Francisco exigiu nesta sexta-feira (5) "ação com determinação" frente aos casos de abusos sexuais cometidos pelo clero, segundo o Vaticano.
A declaração foi feita em encontro com os membros da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada de apurar tais denúncias.
"O Santo Padre recomendou, em particular, que se continue com a linha de seu predecessor, Bento XVI, de agir com determinação nos casos de abusos sexuais", disse a Santa Sé em comunicado.
É a primeira vez, desde sua eleição em 13 de março, que o Papa se pronunciou sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica.
O Papa confirmou que preconizará a tolerância zero, como Bento XVI, e convidou a hierarquia da Igreja a promover "acima de tudo medidas de proteção dos menores", ressalta a nota divulgada pelo gabinete de imprensa da Santa Sé.
O Papa Francisco durante audiência nesta quarta-feira (3) no Vaticano (Foto: AP)O Papa Francisco durante audiência nesta quarta-feira (3) no Vaticano (Foto: AP)
Francisco também pediu para que "todos aqueles que foram vítimas de violência no passado sejam ajudados".
O novo pontífice pediu para que sejam impulsionados "os procedimentos devidos contra os culpados".
Ele também convidou as conferências episcopais de todos os países a "formular e cumprir" as diretrizes estabelecidas e reiterou que "reza de modo particular" pelo sofrimento das vítimas de abusos.
O escândalo dos sacerdotes que abusaram de crianças e adolescentes explodiu primeiro nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Depois, afetou as Igrejas de vários países da Europa, sobretudo da Irlanda, onde foram registrados milhares de casos de abusos.
A maior parte dos casos data das últimas décadas, mas outro crime ainda viria se somar ao cometido pelos sacerdotes: o silêncio que cobria os atos. Alguns padres eram transferidos ou protegidos pelos prelados, em vez de serem punidos.
A Igreja da América Latina também conheceu uma série de escândalos. O mais famoso foi o do fundador mexicano do movimento conservador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, também culpado de abusos sexuais.
O papa Bento XVI pediu perdão em várias ocasiões em nome da Igreja às vítimas e impulsionou a tolerância zero, apesar de ter sofrido muitas críticas.
Em maio de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé deu o prazo de um ano às conferências episcopais do mundo inteiro para adotarem as diretrizes em matéria de luta contra a pedofilia, que envolvem colaborar com a justiça civil.
O promotor para a luta contra os casos de pedofilia, Monsenhor Charles Scicluna, disse recentemente à Agência de Informações sobre o Vaticano I.Media que, "em meados de setembro, 75% das conferências episcopais enviaram uma resposta".
Autoridades do Vaticano disseram que Francisco, em uma reunião com o chefe de doutrina da Santa Sé, arcebispo Gerhard Muller, declarou que combater o abuso sexual é importante "para a Igreja e sua credibilidade"
.

vereador pipoca apresenta mais um grande projeto.


CÂMARA MUNICIPAL DE BURITICUPU
A VOZ DO POVO
Rua Nelson Pereira Dias Nº 01
CEP: 65.393-000 Telefone: (098) 3664-6420
CNPJ. 01.612.526/0001-95


PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 09/2013   

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DO CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ATENDIDA NO SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU – MA E DA OUTRAS PROVIDÉNCIAS.

Art. 1° – Constitui objeto de notificação compulsória, no território municipal, a violência contra a mulher atendida no serviço de saúde pública do Município de Buriticupu.
Parágrafo Único – Entende-se por violência contra a mulher qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado.
Art. 2° – Os profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde lotados nas unidades de saúde do Município de Buriticupu ficam obrigados a notificar o caso de violência contra a mulher atendida no serviço de saúde pública.
§ 1º – A notificação compulsória é um registro sistemático e organizado feito em formulário próprio, utilizado em casos de conhecimento, suspeita ou comprovação de violência contra a mulher. Não é necessário conhecer o agressor, mas é obrigatório o preenchimento deste documento por parte do profissional de saúde. A notificação compulsória dos casos de violência tem caráter sigiloso.
§ 2º – A notificação compulsória obedecerá ao estabelecimento pela Portaria do Ministério da Saúde Número 2.406 de 05 de novembro de 2.004 e amparada pela Lei Federal nº. 10.788, de 24 de novembro de 2003 que institui a obrigatoriedade da notificação compulsória nos casos de violência contra a mulher, ocorrida em qualquer ambiente.
§ 3º – A Ficha de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher obedecerá ao modelo proposto pelo Ministério da Saúde (Portaria 2.406/2.004).
Art. 3° – A autoridade sanitária proporcionará as facilidades ao processo de notificação compulsória, para o fiel cumprimento desta Lei.
Parágrafo Único – O preenchimento deve ocorrer na unidade de saúde onde foi atendida a vítima e remetida urgentemente a Secretaria Municipal de Saúde onde os dados serão inseridos em aplicativos próprios e depois encaminhados à órgãos e autoridades competentes que fazem atendimentos especiais à vítimas de violência doméstica.
Art. 4° – A inobservância das obrigações estabelecidas nesta lei constitui infração de legislação referente à saúde pública, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
Art. 5° – Aplica-se, no que couber, a disposição da lei Federal Número 10.778/2.003 e da Lei Federal Número 6.259/1.975.
Art. 6° – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação revogada as disposições em contrário.

                 

Gabinete do vereador João Fonceca da Silva. Plenário José Mansueto de Oliveira Junior, Sala das Seções da Câmara Municipal de Buriticupu – MA, em 01 de Abril de 2013.


João Fonceca da Silva (PIPOCA) 
                                              Vereador PSD


 

        PROTOCOLO 220
      Câmara municipal
        Buriticupu – MA
    Recebido porjuliana
Em01/04/2013às.11:00hs.


                                                                                               
                      

A paz não tem preço


L’Osservatore Romano

A paz não se compra nem se vende: é um dom de Deus. E devemos pedí-lo, recordou o Papa Francisco na manhã de quinta-feira, 4 de Abril, falando sobre o «enlevo» manifestado pelos discípulos de Emaús perante os milagres de Jesus. A ocasião foi o comentário ao trecho evangélico de Lucas (24, 35-48), proclamado na habitual liturgia da missa matutina na capela da Domus Sanctae Marthae, na presença de alguns funcionários do Vaticano, esta manhã cerca de cinquenta responsáveis e empregados da Tipografia Vaticana.
«Os discípulos que são testemunhas da cura do aleijado e agora vêem Jesus – afirmou o Pontífice – estão um pouco fora de si, mas não devido a uma doença mental: estão cheios de admiração». Mas em que consiste este enlevo? «É algo – disse o Santo Padre – que nos leva a estar um pouco fora de nós mesmos, cheios de alegria: é algo grande, deveras grande. Não é um mero entusiasmo: inclusive os fãs no estádio ficam entusiastas quando vence o seu clube, não é assim? Não, não é um entusiasmo, é algo mais profundo: é a admiração que sentimos quando nos encontramos com Jesus».
Esta admiração, explicou o Pontífice, é o início «da condição habitual do cristão». Certamente, fez notar, não podemos viver sempre no enlevo, mas esta condição é a premissa que permite deixar «o sinal na alma, a consolação espiritual». Com efeito, a condição do cristão deve ser a consolação espiritual, não obstante os problemas, as dores e as doenças. «A última etapa da consolação – acrescentou o Papa – é a paz: começa-se com o enlevo, e o tom menor deste enlevo, desta consolação, é a paz». Mesmo enfrentando as provações mais dolorosas, o cristão nunca perde «a paz e a presença de Jesus» e com «um pouco de coragem, podemos dizer: “Senhor, concedei-me esta graça, que é o sinal do encontro convosco: a consolação espiritual”». E sobretudo, frisou, «nunca perder a paz». Olhemos para o Senhor, que «sofreu muito na Cruz, mas sem perder a paz. A paz não é nossa: não se vende nem se compra». É um dom de Deus que devemos pedir. A paz é como «a última etapa desta consolação espiritual, que se inicia com o enlevo da alegria». Por esta razão, não devemos deixar-nos «enganar pelas nossas, nem pelas numerosas outras fantasias, que nos levam a acreditar que estas fantasias são reais». Com efeito, é mais cristão «crer que a realidade não pode ser tão bonita». O Papa concluiu, pedindo a graça da consolação espiritual e da paz, que «começa com este enlevo de alegria do encontro com Jesus Cristo».
Juntamente com o Pontífice concelebraram, entre outros, os salesianos Sergio Pellini, director-geral da Tipografia Vaticana Editora L'Osservatore Romano, e Marek Kaczmarczyk, director comercial. Estavam também presentes o director técnico, Domenico Nguyen Duc Nam; além de Antonio Maggiotto e Giuseppe Canesso.

Inspiração e verdade da Bíblia é tema de reflexão no Vaticano




Rádio Vaticano


A Pontifícia Comissão Bíblica realizará sua sessão plenária anual de 8 a 12 de abril, na Casa Santa Marta, no Vaticano. Os trabalhados serão presididos pelo arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller e dirigidos pelo Secretário-geral, Pe. Klemens Stock.

No encontro, os membros da sessão devem concluir o estudo sobre o tema “Inspiração e verdade da Bíblia”. Há alguns anos, a Comissão tem concentrado seus esforços em verificar como estes dois temas se expressam nos livros da Sagrada Escritura. O objetivo desta reflexão é oferecer uma contribuição para que ao compreender os conceitos “inspiração e verdade”, os fiéis possam acolher de modo mais adequado o dom da Palavra de Deus.

Liberdade religiosa será tema de Congresso em Roma




Da Redação, com Rádio Vaticano


"A liberdade religiosa hoje”. Este é o tema do congresso patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura que será realizado em Roma no dia 19 de abril. Oradores de todo o mundo falarão sobre a situação em seus países e darão testemunhos também através da Internet.

O evento será organizado com a tecnologia TED, que reúne pessoas do mundo inteiro com o objetivo de “espalhar idéias”. O site www.ted.com, traduzido em 90 línguas, é um dos mais visitados da rede, com mais de 1 milhão e meio de contatos por dia.

A abertura do congresso será feita pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. As principais questões a serem debatidas giram em torno da liberdade religiosa hoje, o sentido disso na atualidade, a contribuição da religião no desenvolvimento humano, a abertura da transcendência à razão e o que dá significado à vida.

QUANDO UM PAÍS ESTA DESGOVERNADO É ASSIM AS ATITUDES.



Agora fedeu foi tudo! Depois de Daniela Mercury, Bruno Gagliasso beija Matheus Nachtergaele na boca

Por Luís Pablo  Política
Feliciano não me representa, disse o ator Bruno Gagliasso
Feliciano não me representa, disse o ator Bruno Gagliasso
Bruno Gagliasso resolveu aderir à “campanha” realizada por outros atores e internautas em repúdio a Marco Feliciano, o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos. “Quanto menos você sabe mais você julga.”
#felicianonãomerepresenta”, escreveu o ator ao publicar uma foto em que aparece beijando Matheus Nachtergaele.
Assim como Bruno, Yasmin Brunet, Antonia Pires de Morais, Fernanda Montenegro, Fernanda Paes Leme e Fernanda Rodrigues também se beijaram como forma de protesto a declarações anteriores de Marco Feliciano, que foram consideradas racistas e homofóbicas.
Após a escolha para comandar a Comissão de Direitos Humanos, o pastor causou comoção entre artistas e internautas pedindo para que ele fosse afastado do cargo.
(Com informações do Correio Web)


'Sou apaixonada por Malu e pelas 



liberdades individuais', diz Daniela

Artista baiana assumiu relacionamento com mulher nesta quarta-feira (3).
Em conversa com o G1, ela disse que não se pode "andar para trás".

Do G1 BA
Daniela Mercury e Malu Verçosa em Portugal (Foto: Arquivo pessoal)Daniela Mercury e Malu Verçosa em Portugal
(Foto: Arquivo pessoal)
A cantora Daniela Mercury, que assumiurelacionamento com a jornalista baiana Malu Verçosa por meio de uma foto publicada no Instagram, conversou rapidamente com o G1pela internet na noite desta quarta-feira (3). Ela e a namorada estão em Portugal, país onde apresenta o show "Canibália-Ritmos do Brasil" no dia 5 de abril, sexta-feira.
"Sou apaixonada por Malu, pelo Brasil, pelas liberdades individuais. Eu acho que conquistas a gente não pode esquecer. Não podemos andar para trás, como os 'felicianos' da vida!", disse a artista em referência ao deputado Marco Feliciano, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, alvo de vários protestos no país por conta de discursos considerados racistas e homofóbicos. O deputado nega que seja racista ou homofóbico.
Daniela Mercury (Foto: Reprodução/Instagram)Daniela Mercury (Foto: Reprodução/Instagram)

A postagem foi feita na rede social na manhã desta quarta-feira (3) e se espalhou pelas redes sociais. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu Daniela Mercury no post. A cantora baiana se separou recentemente do empresário Marco Scabia.


Prefeitura de São Luis recebeu quase R$ 63 milhões



As transferências constitucionais são feitas mensalmente para as prefeituras de todo o país. A prefeitura de São Luis recebeu quase 63 milhões somente no mês de março.

O gráfico abaixo mostra a discriminação dos repasses, já descontados os valores para o Pasep.



Ônibus escolar com mais de 40 estudantes cai em açude em Bacabal



Crianças foram resgatadas por pessoas que passavam pelo local. Estudantes tiveram escoriações e foram levados para um hospital.
onibus essaBacabal - Um ônibus escolar com mais de 40 estudantes caiu em um açude em Bacabal, a 250 quilômetros de São Luís. As crianças e adolescentes que estavam no ônibus foram resgatadas pelos pais e por pessoas que passavam pelo local.
Testemunhas contaram que o condutor perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco. O motorista fugiu sem prestar socorro às vitimas.
Os estudantes foram levados para um hospital com fraturas e escoriações pelo corpo. Entre eles, uma adolescente de 17 anos, que está grávida de sete meses. Ela passou por exames e já foi liberada.
Do G1 MA

Água Mineral Floratta é vendida com coliformes


PODER


Na amostra da água mineral Floratta foi encontrada quantidade de coliformes totais quatro vezes acima do limite permitido Anvisa.Percentual de coliformes totais encontrados na amostra da água mineral Floratta é quatro vezes maior que o tolerável pelos parâmetros da Anvisa

Um estudo encomendado pela organização H2Ong ao Laboratório de Química da Universidade Federal do Maranhão avaliou a qualidade da água mineral comercializada em São Luís.
Das cinco marcas analisadas – Floratta, Indaiá, Lençóis Maranhenses, Mar Doce e Psiu – uma apresentou desconformidade nos parâmetros de qualidade. Na amostra da água mineral Floratta foi encontrada quantidade de coliformes totais quatro vezes acima do limite permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
217904
No item que avalia a quantidade de coliformes totais, o tolerável seriam 2,2 NMP (sigla que significa Número Total Permitido) para cada 100mL, mas o laudo da análise aponta 9,1 NMP/100 mL, o que sugere falha na higiene durante o processo de manipulação do produto. O laboratório realizou contraprovas em todas as amostras.
“A água mineral tem que estar isenta de qualquer substância que não sejam sais minerais e garantir ausência de risco à saúde da população.”, avalia Milton Dias, ambientalista e presidente da H2Ong.
Dias explicou ainda que as marcas de água mineral analisadas são as que detêm maior presença no mercado e que o estudo foi encomendado por conta do aumento significativo da demanda pelo produto em São Luís. “Água é questão de saúde. Buscamos um laboratório idôneo para fazer os testes e, para nossa infelicidade, encontramos este resultado”, completa.
Diante do resultado, a organização vai encaminhar os laudos para a Vigilância Sanitária do Estado e Município, Secretarias de Saúde municipal e estadual, além do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Não existem dados oficiais sobre o aumento do comércio de água mineral na capital maranhense, mas o grande número de pontos de venda e os dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) sugerem aumento expressivo da demanda pelo produto.
De acordo a Abinam, o consumo de água mineral na região Nordeste foi o que mais cresceu no Brasil no período de 10 anos, passando de 4,7 bilhões de litros em 2002 para mais de 10 bilhões de litros no ano passado.
Esse crescimento pode estar relacionado à falta de acesso à água potável ou mesmo à desconfiança da população em relação ao produto que chega às torneiras.  Além disso, o racionamento e o aumento do poder aquisitivo das classes C e D ajudam a explicar o fenômeno.
A organização H2Ong, que atua com foco na preservação dos recursos hídricos, estudos e monitoramento da qualidade da água, também encomendou ao Laboratório de Química da UFMA a análise da água encanada que chega às casas dos moradores. Foram coletadas três amostras no mês de março em três diferentes bairros de São Luís: Coroado, Estrada da Maioba e São Francisco.
O resultado apontou ausência de coliformes fecais na água que chega às torneiras das casas onde foram feitas as coletas, o que torna a água própria para consumo. “Esse é apenas o início de um trabalho que estamos fazendo”, anuncia o presidente da H2Ong. A organização deve encomendar novas análises, desta vez para avaliar os níveis de cloro, concentração de metais e a composição da água dos poços, uma vez que esses fatores são de fundamental importância para estabelecer se o líquido consumido pela população atende aos parâmetros adequados para uso.

Corpo de Bombeiros interdita Mix Mateus do João Paulo


GERAL


Ficaram interditados o estacionamento interno e o Eletromateus.


image
O Supermercado Mix Mateus, do Grupo Mateus, foi interditado nesta quinta-feira (04), pelo Corpo de Bombeiros.
A interdição segundo o coronel Figueiredo, se deu após o Grupamento de Atividades Técnicas (GAT), constatar rachaduras na estrutura superior. Além disso, o forro do estacionamento foi encontrado em situação que põe em risco a vida dos clientes.
De acordo com as leis de segurança, o supermercado só deverá voltar a funcionar quando engenheiro do estabelecimento emitir laudo técnico sobre imediatas soluções para os problemas.

Nota:
 Em nota ficou firmado acordo entre o Grupo Mateus e os técnicos do Corpo de Bombeiros que apenas o estacionamento permaneceria fechado. As loja está funcionando normalmente atendendendo aos clientes.
“Foi uma interdição baseada simplesmente no que foi visto, o Crea não emitiu nenhum laudo condenando nossa estrutura. Nós vamos estudar o que aconteceu e tomar as devidas providências pra solucionar o problema”, disse o engenheiro.

Preso em Timom, vigilante de escola que estuprou aluna de seis anos em Imperatriz



O crime foi denunciado pelo pai da criança


Um homem foi preso no município de Timom, acusado de estuprar uma menina de apenas seis anos, na cidade de Imperatriz. O crime aconteceu em 2001, quando o acusado, Ednaldo dos Santos Araujo, de 44 anos, trabalhava como vigia na escola Marieta Albuquerque, localizada no Bairro da Vila Redenção, onde a vítima estudava. O criminoso, que é natural do município de Governador Eugênio Barros, foi detido em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz Wellington Sousa Carvalho, titular da 4ª vara criminal de Imperatriz.

De acordo com informações policiais, Ednaldo e mais um comparsa, que seria natural de Belém, no Pará, teriam abusado da criança. Em depoimento, o foragido disse que o comparsa fugiu após o crime para o Pará e ele fugiu para Timon, onde vivia a mais de 10 anos.

Ednaldo dos Santos foi localizado na Escola Municipal Emenergildo da Silva Osório, no Bairro Marimar, em Timom, onde estava prestando serviço como vigilante. De acordo com os policiais que efetuaram a prisão, ele confirmou ter violentado a garota.

O crime

De acordo com o inquérito policial, as investigações apontaram que Ednaldo se encontrava na escola e teria seguido dois irmãos, sendo uma menina de seis anos e o irmão de 10. As crianças teriam, segundo a polícia, se dirigidas ao parque de diversão da escola, na oportunidade o suspeito teria aliciado a adolescente e cometido o abuso. O crime foi denunciado pelo pai da criança. Caso seja condenado, ele poderá pegar de seis a 10 anos de prisão.

Cinco técnicas para manter o foco



A médica e professora de meditação Jan Chozen Bays, autora do livro “Como Domar um Elefante”, ensina cinco exercícios exclusivos para treinar o poder de concentração

Bruna Bessi , iG São Paulo 
Controlar a mente e estabelecer um foco de atenção nem sempre é fácil, em especial quando estamos em locais barulhentos. Mas é possível treinar o cérebro.
A norte-americana Jan Chozen Bays, professora de meditação e pediatra, elaborou 53 exercícios práticos para aumentar seu nível de concentração no recente “Como Domar um Elefante” (Editora Alaúde). Ela indicou cinco técnicas exclusivas para o Delas e explicou como cada uma influencia seu dia a dia. Siga os passos abaixo e bom treinamento.
Manter o foco no trabalho ou em qualquer outra atividade, entre tantos estímulos, é um desafio cotidiano. Veja a seguir cinco técnicas sugeridas. Foto: Getty Images
1/6
1. Use a mão não-dominante Técnica : “Todos os dias, faça algumas tarefas rotineiras com a mão não-dominante. Se for canhoto, use a direita. Atividades como escovar os dentes, pentear o cabelo ou segurar os talheres podem ser boas práticas”.
Objetivo: “O esforço contínuo deste exercício traz à tona a sensação de impaciência. A tarefa nos ajuda a ser mais flexível e a desenvolver novas habilidades com o passar do tempo. Além disso, desperta compaixão, pois identificamos o valor de movimentos simples que muitos não conseguem fazer”. 
2. Elimine os cacoetes de linguagem Técnica: “Torne-se consciente dos cacoetes de linguagem (como ahã, tipo e né?), entenda em quais situações seu uso é constante e procure eliminá-los”.
Objetivo: “Os cacoetes tiram a força do discurso, tornando a fala menos definida ou assertiva. Esta técnica mostra até que ponto os comportamentos inconscientes ficam arraigados e como são difíceis de mudar enquanto permanecerem inacessíveis”.
3. Ao comer, apenas coma Técnica: “Durante uma semana, quando estiver comendo ou bebendo, não faça mais nada. Sente-se e aprecie o que está ingerindo. Olhe as cores, formas e texturas, preste atenção aos aromas e sabores e ouça os sons do comer e do beber”.
Objetivo: “Manter o foco durante a refeição é essencial. Se você não presta atenção no que está comendo, é como se o alimento inexistisse. A comida acaba e a saciedade não vem”.
4. Acerte a postura Técnica: “Tome consciência de sua postura várias vezes ao dia. Observe qual a sua posição e como você sente seu corpo. Onde nota pressão ou movimento? Se fechasse os olhos, quais seriam as indicações de que você está em pé, sentado ou deitado?”
Objetivo: “Concentração e postura e estão relacionadas. Muitas vezes a sonolência, na meditação ou em outro momento qualquer, é um indício de que você deixou de sustentar a postura e seus pulmões não conseguem ficar completamente preenchidos a cada respiração”.
5. Escute os sons Técnica: “Pare e concentre-se em escutar várias vezes por dia. Abra a sua audição e repare nos sons óbvios e sutis – do corpo, do ambiente e da natureza”.
Objetivo: “Os ruídos do fundo passam ao primeiro plano quando escutamos de forma atenta. Este exercício é uma forma poderosa de acalmar a mente. Escutar é uma excelente maneira de se desvencilhar das ruminações intermináveis da mente ansiosa”.

Após estupro coletivo, Índia aprova lei mais rígida para abusos contra mulheres



Caso de estudante estuprada por bando em ônibus chocou país e fez com que governo e oposição se unissem para aprovar lei que criminaliza ataque, perseguição e voyerismo

NYT 
NYT
O parlamento indiano aprovou uma lei ampla no mês passado que visa impor penalidades mais rígidas sobre os homens que atacarem mulheres, além de criminalizar a perseguição e o voyerismo.
A lei foi aprovada rapidamente na alta câmara do Parlamento e o debate na Câmara  durou mais tempo, cerca de sete horas. "Eu acredito que este seja um momento muito importante", disse Grover Vrinda, defensora dos direitos das mulheres e advogada. "Conseguimos dar alguns passos adiante."
NYT
Trem que conecta Palwal a Délhi tem vagão exclusivo para mulheres (foto de arquivo)
A aprovação do projeto ocorreu menos de três meses depois que uma estudante de fisioterapia foiestuprada em um ônibus em movimento em Nova Délhi e morreu mais tarde em decorrência de seus ferimentos. O ataque fez com que muitos ficassem indignados e provocou protestos ao redor de toda a Índia , alguns deles violentos, sobre a questão da segurança das mulheres.
Muitos indianos, incluindo ativistas e políticos, exigiram durante e após o término dos protestos que o governo fizesse mais para proteger as mulheres e impusesse penas mais severas sobre os homens que as abusam. Estupros na Índia têm aumentado nos últimos anos, e o norte do país tem testemunhado uma série de abusos em grupo de grande repercussão.
A nova lei destina-se a impedir e punir os criminosos sexuais, incluindo homens que perseguirem ou assediarem mulheres, e fazer com que os policiais e promotores tenham uma resposta aos casos mais efetiva. O sistema judicial indiano tem sido amplamente criticado como negligente e insensível em matéria dos crimes contra as mulheres.
A lei ampliou a definição de estupro, aumentou substancialmente a punição para crimes sexuais e fez com que reincidentes sejam sujeitos à pena de morte, além de definir como crimes ações como tirar a roupa em público ou o voyerismo. Também impôs uma punição mais rigorosa para policiais que não registrem corretamente queixas de agressão sexual.
A democracia da Índia tem sido muitas vezes criticada por ser rebelde e seu Parlamento tão disfuncional que as questões fundamentais de desenvolvimento, como a educação e a desnutrição nunca recebem o tratamento adequado.
O fato do projeto de lei contra o estupro ter sido aprovada em ambas as casas do Parlamento rapidamente esta semana, apesar do atraso devido a vários adiamentos inesperados causados pela deserção de um dos cruciais governantes aliados ao Partido do Congresso, é um sinal de que as vozes dos milhares de manifestantes foram ouvidas.
"É bom que a Índia ainda reaja como uma democracia quando há pressão por parte dos cidadãos", disse Meenakshi Ganguly, o diretor da Human Rights Watch na Ásia Meridional. "O terrível ataque em Nova Délhi, e os protestos que seguiram, garantiram que a oposição e o governo colaborassem no sentido de garantir que esta lei fosse promulgada."
Ministros foram rápidos em elogiar a aprovação da lei. "O projeto é importante, pois visa proteger mães e irmãs deste país", disse o ministro de Assuntos Internos, Sushil Kumar Shinde, na Câmara Alta, de acordo com a agência de notícias Press Trust of India.
A lei inclui muitas, mas não todas, medidas sugeridas em janeiro por um painel liderado pelo ex-chefe de justiça J. S. Verma. Mas alguns críticos argumentaram que, na pressa para aprovar o projeto, algumas questões importantes foram deixadas de lado.
"Este é um passo importante, mas o governo poderia ter se preparado melhor para criar uma legislação mais forte", disse Nirmala Sitharaman, porta-voz nacional para o Partido Bharatiya Janata, do principal bloco da oposição.
Algumas organizações de mulheres disseram que a lei ficou aquém de oferecer proteção completa contra assédio sexual para as mulheres. "Existem tantas recomendações que foram rejeitadas pelo governo", disse Sandhya Valluripally, presidente da Organização da Mulher Progressista, incluindo uma disposição do grupo que buscava que o tráfico de crianças estivesse listado na definição de estupro.
Ativistas disseram que a atenção do público e um contínuo debate sobre a questão da igualdade de gênero ainda eram necessários. "O espectro da mudança que é necessário ocorrer na Índia é muito mais amplo do que alterações às leis penais", disse Grover, a advogada. "Precisamos realmente focar na execução e implementação destas leis."
Por Heather Timmons