terça-feira, 30 de abril de 2013

BURITICUPU. A VERDADEIRA E COMPLETA HISTORIA DE BURITICUPU ESTA PRESTE A SAIR A NOVA HISTORIA VEM RECHEADA DE DETALHES QUE O POVO PRECISAM SABER O AUTOR DO LIVRO ESTE BLOG SÓ VAI DIVULGAR MAS TARDE.





Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros, como se sabe não surgiu espontaneamente, sua criação foi dirigida e teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um Projeto de colonização executado a partir do ano de 1973, na gestão do Governador Pedro Neiva de Santana.
Na época, boa parte dos milhares de pequenos produtores rurais que padeciam sem terra para trabalhar foi trazida pelo Governo do Estado para o Projeto Pioneiro de Colonização, até então a maioria deles trabalhavam para latifúndios em regime de semi -  escravidão, em diversas regiões do maranhão e do Brasil.
O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Esse nome surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu, brotou Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto às árvores dos saborosos frutos que o batizaram.
O lugar já era habitado por índios Guajajara desde 1940 e por índios guajá que haviam fugido do litoral maranhense aproximadamente em 1650, estes últimos são primitivos, arredios, dos quais não restam mais do que cinqüenta pessoas que sobrevivem aos trancos e barrancos na terra indígena Araribóia e que impõem medo a índios de outras tribos.
Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu.

Professores da rede municipal de São Paulo decretam greve



Sindicato diz que paralisação pode começar na sexta e Prefeitura negocia a partir de hoje

iG São Paulo 
Profissionais de educação da rede municipal de São Paulo prometem entrar em greve a partir de sexta-feira. Um grupo ligado ao Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal (Sinpeem) fez uma manifestação em frente à Prefeitura, no centro, e andou pela Rua Líbero Badaró e o Viaduto do Chá.
Futurapress
Professores municipais de São Paulo fizeram ato em frente à sede da Prefeitura

Entre as reivindicações estão reajustes pelos últimos três anos - 6,55% retroativo a maio de 2011, 4,61%, desde maio de 2012, e mais 5,6% neste ano. O governo propôs reajuste de 0,82%, além de 11,46%, em cinco parcelas, a partir de 2014. Os professores não aceitaram.
A Prefeitura vai receber nesta terça-feira, 30, a categoria, como parte do Sistema de Negociação Permanente da Prefeitura (Sinp). Estima-se que 5 mil pessoas participaram do ato, mas a Prefeitura não informou a adesão à paralisação. Houve escolas onde mais da metade dos servidores faltaram. Parte dos professores do Estado de São Paulo também está em greve desde de 22 de abril . Eles exigem reajuste de 36,74%. 
*com Agência Estado

Papa aceita convite de Peres para visitar Israel



Apesar de aceitar convite de presidente israelense, não houve indicação de quando viagem seria feita. Papa emérito Bento 16 se muda para convento no Vaticano na quinta-feira

iG São Paulo |
O presidente israelense, Shimon Peres, convidou nesta terça-feira o papa Francisco a visitar Israel, em sua primeira reunião com o novo pontífice, que fez um apelo pela paz no Oriente Médio. O papa aceitou o convite "com boa vontade e alegria", disse um porta-voz do Vaticano, mas não houve indicação de quando uma viagem seria feita.
AP
Papa Francisco (D) recebe Bíblia de Jerusalém como presente do presidente de Israel, Shimon Peres, durante audiência privada no Vaticano
"Espero o senhor em Jerusalém, e não apenas eu, mas todo o país de Israel", disse Peres ao papa na presença de jornalistas, após 30 minutos de conversas particulares no Palácio Apostólico do Vaticano.
Francisco , o ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio , fez um apelo pela paz entre israelenses e palestinos em seu discurso de Páscoa no mês passado. Os dois antecessores imediatos de Francisco,Bento 16 e João Paulo 2º, visitaram a Terra Santa, incluindo territórios palestinos, em 2000 e 2009, respectivamente.
Peres pediu a Francisco "para orar por todos nós" e disse ao papa que oraria por ele em uma viagem que fará na quarta-feira à cidade italiana de Assis, onde vai visitar o túmulo de São Francisco, cujo nome Bergoglio adotou ao ser eleito papa.
Francisco vai viajar ao Rio de Janeiro em julho para presidir a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica, um encontro de jovens de todo o mundo. Ele deve visitar a Argentina no início de 2014.
Volta de Bento ao Vaticano
O papa emérito Bento 16 voltará ao Vaticano na quinta-feira para viver sua aposentadoria em um convento restaurado perto de onde seu sucessor agora lidera a Igreja Católica, informou o Vaticano.
Bento está morando na residência papal de verão ao sul de Roma desde 28 de fevereiro, quando se tornou o primeiro papa nos tempos modernos a abdicar . Ele ficou lá enquanto obras eram feitas no convento dentro do Vaticano onde deve viver o restante de seus dias.
A presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja, mas especialistas dizem que ela só causaria dificuldades caso Bento tentasse influenciar as decisões de Francisco, algo que ele prometeu não fazer .
Pouco antes de sua renúncia, Bento 16, de 86 anos e com a saúde debilitada, disse que se "retiraria em oração" e viveria seus dias restantes " escondido do mundo ".
Alguns estudiosos da Igreja temem que, caso Francisco desfaça algumas das políticas de Bento 16 enquanto ele ainda está vivo, o ex-papa poderia tornar-se um foco para conservadores e polarizar a Igreja.
Bento agora veste uma batina branca simples, sem uma capa, enquanto Francisco usa uma batina branca com uma capa curta, o traje tradicional para um papa.
*Com Reuters

Garota com distúrbio mental é estuprada por deficiente físico no Piauí


Raimundo Elizeu, deficiente físico, estuprou uma menina de 17 anos 


O número de estupros praticados são cada dias mais assustadores. O deficiente físico Raimundo Elizeu de Oliveira Neto "38", anos, residente na Fazenda Inês, zona rural, foi preso pelos agentes da policia civil do município acusado de estuprar uma jovem de inicias R. S. C, "17", anos, portadora de deficiente metal.

O estupro aconteceu na localidade Pau de Chapada onde a vitima mora com os pais. A mãe da violentada, de inicias M. C. S contou ao JF Agora, que se ausentou de casa por alguns minutos. A denunciante contou também que deixou a filha tomando banho no quintal de sua casa, segundo ela, nesse momento o acusado aproveitou para atacar e cometer o estupro contra a sua filha portadora de deficiente mental.

Ainda de acordo com a mãe, o tarado fugiu pelo matagal quando percebeu seu retorno, deixando sua bicicleta no local do crime. O caso foi registrado no livro de ocorrência contra mulher da delegacia de policia local, após a formalização da denuncia o tarado foi preso pelo o coordenador de polícia daquele distrito, Gilson Ferreira e sua equipe.

A jovem foi submetida a um exame médico que comprovou a conjunção carnal. O deficiente fisíco e estuprador Raimundo Elizeu foi conduzindo para central de flagrantes onde foi autuado por estupro de vulnerável. O preso se encontra recolhido no 17º DP em José de Freitas aguardando uma decisão judicial.

Maioria no STF quer manter poder de investigação do Ministério Público



Ministros do STF discutem prazo para recursos dos réus no processso do mensalão
Antes de chegar ao Congresso Nacional, a discussão sobre os poderes de investigação do Ministério Público já havia começado no Judiciário. O assunto é tema de pelo menos 30 processos no STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda não se manifestou definitivamente.

Ao menos sete ministros das formações mais recentes da corte votaram a favor do Ministério Público, mas defenderam regras mais claras nas apurações, em maior ou menor escala. São eles Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Celso de Mello e Cármen Lúcia.


Mesmo entendendo que o Ministério Público não pode presidir inquéritos, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto não mencionaram imposição de regras. Já Marco Aurélio Mello defende que a apuração criminal é atividade privativa das polícias. Cezar Peluso e Ayres Britto se aposentaram no segundo semestre de 2012.

A maioria dos ministros quer que o Ministério Público siga as mesmas regras do inquérito policial, com supervisão do Judiciário e publicidade de informações aos acusados.

Alguns limitaram a área de atuação do Ministério Público aos crimes cometidos por integrantes da própria instituição e por agentes policiais, crimes contra a administração pública ou ainda se a polícia deixar de agir.


Parte dos ministros defende que não é necessário acionar as polícias quando as acusações derivarem de dados concretos de órgãos administrativos ou de controle, como fraudes previdenciárias ou tributárias.

"Reafirmo que é legítimo o exercício do poder de investigar por parte do Ministério Público, porém, essa atuação não pode ser exercida de forma ampla e irrestrita, sem qualquer controle, sob pena de agredir, inevitavelmente, direitos fundamentais", defendeu Gilmar Mendes.

Em mobilização recente contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, que propõe a restrição ao poder de investigação do Ministério Público, Ayres Britto disse que subtrair o poder investigativo do Ministério Público é uma "hecatombe jurídica", mas que a instituição precisa seguir regras "para não ser refém de si mesma" e "evitar arbítrios".

O STF registra pelo menos 100 ações em tribunais de todo o país questionando a investigação promovida pelo Ministério Público. Elas estão suspensas, aguardando a palavra final da corte.

Defensores da PEC 37 argumentam que o texto atual da proposta valida as apurações feitas até agora, eliminando esses questionamentos judiciais e evitando prescrições.

O presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Nino Toldo, diz que a maioria dos associados já se manifestou favoravelmente ao poder de investigação do Ministério Público.

Para a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), o órgão não pode deixar de investigar, especialmente quando os criminosos dificultam o trabalho da polícia ou estão dentro da própria corporação. "Um Ministério Público imóvel dentro do processo, que não pode investigar, é contramão da história mundial", avalia o presidente da AMB, Nelson Calandra.


Lei Geral das Religiões deve ser aprovada em maio



Do: Congresso em Foco

Após quase quatro anos tramitando no Senado, o projeto de Lei Geral das Religiões pode finalmente ter um desfecho na Casa. Líderes partidários acordaram um prazo de trinta dias para que três comissões analisem o texto e o enviem ao plenário. Atualmente, ele está parado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
O projeto quer garantir a isonomia de direitos a todas as religiões do Brasil. A proposta surgiu depois que o governo brasileiro assinou um acordo com o Vaticano, em 2008, para criar o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país.
Preocupados com a diferenciação que o Estado estava tentando promover, parlamentares da bancada evangélica fizeram um acordo com o governo para apoiar o projeto na votação feita na Câmara dos Deputados em 2008. O deputado George Hilton (PRB-MG), pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, apresentou então, um projeto de lei garantindo os mesmos direitos previstos no estatuto para todas as outras religiões.
O Estatuto da Igreja Católica estabelece normas sobre ensino religioso em escolas públicas, casamento, imunidade tributária para entidades ligadas às religiões, prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais, garantia do sigilo de ofício dos sacerdotes. O projeto também reforça o vínculo não-empregatício entre religiosos e instituições ligadas às igrejas e templos, o que impede um padre de exigir todos os direitos trabalhistas. Agora, os evangélicos querem os mesmos benefícios para todas as religiões.
“Começamos a articular com o governo porque teria que estender para todas as religiões porque o estado é laico”, disse Hilton. O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) disse que o projeto é fruto de um acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com o governo. “À época, foi apresentado como tratado Brasil-Vaticano, mas, quando fomos ver, era para reconhecer o Estatuto Jurídico da Igreja Católica. Então, não é uma questão de Estado. É uma questão de Igreja. Por isso, não era questão de mérito, ainda que tivéssemos algumas divergências. Mas as religiões não podem ser tratadas via tratado”, reclamou Lopes, também pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo ele, que é co-autor do projeto, o acordo era de votar as duas propostas ao mesmo tempo na Câmara e depois no Senado.
No entanto, Lopes reclama que o acordo não foi cumprido quando a proposta chegou ao Senado. “O texto do Estatuto tramitou em pouco mais de 30 dias e foi aprovado. Já o outro projeto está parado nas comissões desde então”, disse em entrevista ao Congresso em Foco.

Para forçar a conclusão do trâmite da proposta, o senador apresentou um requerimento pedindo urgência. Dessa forma, o projeto pularia as etapas das comissões e seria analisada diretamente em Plenário. No entanto, os senadores que estavam presentes resolveram dar mais um mês para a análise da matéria. “Vamos aprovar isso, por uma questão de isonomia. Não é divisão, não é discussão religiosa, apenas queremos igualdade entre todas as crenças. O mesmo que está no tratado Brasil-Igreja Católica, é o mesmo que está na Lei Geral das Religiões”, afirmou.
O texto já foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e está agora na Comissão de Assuntos Sociais, onde é relatado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Depois, ele ainda terá que ser analisado pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição e Justiça (CCJ).
Várias religiões

Segundo Suplicy, uma audiência pública será realizada no dia 23 de maio e logo em seguida ele entregará o seu parecer sobre o projeto. “Eu preciso ouvir ainda as diversas representações religiosas do país para poder apresentar meu relatório. Mas farei isso cumprindo o acordo que foi feito”, disse ele.
Eduardo Lopes, no entanto, reclama que o colega está tentando evitar a análise da matéria. “O projeto está há um ano e meio parado nas mãos dele [Suplicy] e até agora ele não se mexeu. Não há nada de polêmico no texto. Só queremos dar prosseguimento à matéria”, disse. Caso o prazo não seja respeitado, Eduardo Lopes promete que entrará com novo pedido de urgência.
Apesar da discussão, Eduardo Lopes acredita que o problema da questão está em sua origem. “Já começou errado desde o início. Discutimos muito isso com vários segmentos da sociedade. Se o tratado fosse sobre temas relativos ao Vaticano, aí seria uma questão de Estado. Mas o Estatuto tratava de uma religião. Se o Estado brasileiro é laico, criou-se uma diferenciação que não poderia existir”, argumentou o senador.

Igreja excomunga padre que defende homossexuais


Da: Folha.com

Mais de mil pessoas lotaram igreja em Bauru na última celebração
do padre Beto. Foto: Luly Zonta/Agência Bom Dia
A Igreja Católica decidiu excomungar o padre de Bauru (a 329 km de São Paulo) que havia se afastado de suas atividades religiosas neste final de semana após declarações de apoio aos homossexuais.

A decisão da excomunhão foi divulgada pela Diocese de Bauru num comunicado publicado em seu site. O texto é assinado pelo Conselho Presbiteral Diocesano, formado por dez sacerdotes da cúpula do órgão.
Agora, o processo de excomunhão será tocado por um juiz instrutor até chegar ao Vaticano, onde funciona a última instância da igreja.

Conhecido por contestar os princípios morais conservadores da Igreja Católica, Roberto Francisco Daniel, 48, o padre Beto, realizou suas últimas missas neste domingo (28), em duas igrejas que ficaram lotadas de fiéis em clima de comoção.

Com a excomunhão, ele não pode participar de nenhuma cerimônia do culto católico, celebrar ou receber sacramentos --não pode mais batizar ou ser batizado, casar-se ou realizar um casamento, confessar-se ou ouvir confissões, por exemplo--, nem exercer cargos eclesiásticos.

Como membro desligado da Igreja Católica, ele também não recebe mais os benefícios dos cargos que tenha exercido, como pensão.

Ele havia recebido prazo do bispo de Bauru, Caetano Ferrari, 70, para se retratar e "confessar o erro" cometido em declarações divulgadas na internet nas quais afirma que existe a possibilidade de amor entre pessoas do mesmo sexo, inclusive por parte de bissexuais que mantêm casamentos heterossexuais.

"Se refletir é um pecado, sempre fui e sempre serei um pecador", afirmou. "Quem disse que um dogma não pode ser discutido? Não consigo ser padre numa instituição que no momento não respeita a liberdade de expressão e reflexão".

"Ainda bem que não tem fogueira", disse ao comentar de forma irônica a decisão do bispo. Padre Beto afirmou ainda que a decisão não vai mudar nada em sua vida, pois já havia decidido pelo afastamento da Igreja.


Leia mais em: Igreja decide excomungar padreque defende homossexuais em SP

Bancários do BB paralisam atividades por 24 horas




Da: Folha.com

Os bancários de todo o país decidiram na noite desta segunda-feira (29) fazer uma paralisação nas agências do Banco do Brasil nesta terça, véspera do feriado do Dia do Trabalho, contra o novo plano de carreira do banco que segundo os sindicalistas fere direitos dos funcionários.

A paralisação acontecerá em todo o país.Em São Paulo, a decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Bancários realizada agora à noite. Também decidiram pela paralisação os trabalhadores de Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Roraima, entre outros.


Os bancários reivindicam a revisão do plano de funções, que, dizem, trouxe prejuízos aos empregados e reduziu as gratificações, entre outros problemas.

Desde fevereiro, o BB mudou o plano de carreiras, definindo basicamente dois tipos de cargo e jornada: os comissionados, que estão em cargos de confiança, com oito horas diárias, e os demais, com seis.
Segundo o banco, foi dada a opção aos funcionários para que ninguém tivesse de se submeter à redução de jornada e de salário forçadamente.

Os bancários afirmam que houve, sim, redução impositiva de salário e de jornadas e que os cargos atuais não deverão ser mais preenchidos por funcionários com o mesmo salário.

Também não está garantido que um funcionário passe a exercer função de maior responsabilidade ganhando mais ou salário compatível com os demais colegas do mesmo nível hierárquico.

Os bancários também pedem o "fim do assédio moral e metas abusivas" no banco, que foi pressionado pelo governo a reduzir as taxas de juros.

"O Banco do Brasil, no início do ano, implantou um plano de funções sem negociar com o movimento sindical, o que do ponto de vista dos trabalhadores trouxe grandes prejuízos", disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Pela manhã, o presidente do BB, Aldemir Bendine, foi questionado sobre o movimento, mas afirmou que não espera adesão alta à paralisação. "Nossas pesquisas mostram que a maioria dos funcionários está satisfeita com o novo plano de carreira. Tanto que estão trabalhando para melhorar os resultados do BB", disse.

Concedido reajuste salarial para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias



Anúncio do benefício foi feito pelo prefeito Gil Cutrim durante reunião de trabalho realizada nesta última segunda-feira (29) com as duas categorias (Foto: Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR)Em reunião de trabalho realizada na tarde desta última segunda-feira (29), o prefeito Gil Cutrim (PMDB) anunciou a concessão de reajuste salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do município de São José de Ribamar.
Na oportunidade, o prefeito também anunciou a realização, nos próximos meses, de seletivo no qual serão oferecidas 37 vagas para os dois cargos.
O reajuste salarial de 11% para os ACS e de 12% para os ACE ribamarenses será implantado na folha de pagamento do mês de maio e é resultado de um acordo firmado entre as categorias e o governo municipal no fim do ano passado.
Também é fruto dos efeitos da portaria nº 260/13, do Ministério da Saúde, que aumentou o incentivo financeiro federal dado às duas categorias, além da incorporação nos vencimentos destes profissionais da gratificação por serviço extraordinário.
O projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, concedendo o reajuste será encaminhado pelo prefeito à Câmara Municipal de São José de Ribamar nesta terça-feira e deverá ser aprovado unanimemente nos próximos dias.
São profissionais que, no que diz respeito a prevenção, estão na ponta desenvolvendo um trabalho importantíssimo junto à comunidade no setor da saúde. Por estes e vários outros motivos o reajuste, concedido dentro das possibilidades financeiras do município, é mais do que justo – afirmou Gil Cutrim,
O prefeito participou da reunião acompanhado do vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); do secretário municipal Rodrigo Valente (Saúde); além dos vereadores Beto das Vilas (presidente da Câmara), Teté, Valberlena, Marlene Monroe, Valdo Coelho, Celso da Kiola, Antônio Augusto, César Vieira e Henrique Queen.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São José de Ribamar, Manoel do Nascimento, a concessão do reajuste salarial, além de mostrar que a administração municipal tem compromisso com os servidores ribamarenses, é um reconhecimento justo a estes profissionais que se dedicam em cuidar da saúde do povo da cidade.
A prefeitura ribamarense oferecerá 30 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e 07 para o cargo de Agente de Combate a Endemias, além de vagas para cadastro de reserva para os dois cargos. Mais detalhes sobre o seletivo serão divulgados tão logo o edital esteja pronto.

Evangelho quotidiano

Terça-feira, dia 30 de Abril de 2013
Terça-feira da 5ª semana da Páscoa

S. Pio V, papa, +1572,  S. José Bento Cottolengo, presbítero, fundador, +1842



Comentário ao Evangelho do dia feito por 
São : «Deixo-vos a paz; dou-vos a Minha paz»

Leituras

Actos 14,19-28.


Naqueles dias, apareceram, vindos de Antioquia e de Icónio, alguns judeus que aliciaram o povo, apedrejaram Paulo e, julgando-o morto, arrastaram-no para fora da cidade. 
Mas, como os discípulos o tivessem rodeado, ele ergueu-se e voltou para a cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 
Depois de terem anunciado a Boa-Nova àquela cidade e de terem feito numerosos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, Icónio e Antioquia. 
Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé, porque, diziam eles: «Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.» 
Depois de lhes terem constituído anciãos em cada igreja, pela imposição das mãos, e de terem feito orações acompanhadas de jejum, recomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. 
A seguir, atravessaram a Pisídia, chegaram à Panfília e, 
depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália. 
De lá, foram de barco para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para o trabalho que agora acabavam de realizar. 
Assim que chegaram, reuniram a igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles, e como abrira aos pagãos a porta da fé. 
E demoraram-se bastante tempo com os discípulos. 


João 14,27-31a.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. 
Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. 
Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer. 
Já não falarei muito convosco, pois está a chegar o dominador deste mundo; ele nada pode contra mim, 
mas o mundo tem de saber que Eu amo o Pai e actuo como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui!» 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por 

São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
Carta, AdFP, 549

«Deixo-vos a paz; dou-vos a Minha paz»

O Espírito de Deus é espírito de paz; mesmo quando cometemos os mais graves
pecados, Ele faz-nos sentir uma dor tranquila, humilde e confiante, devido,
precisamente, à Sua misericórdia. Ao invés, o espírito do mal excita,
exaspera e faz-nos sentir, quando pecamos, uma espécie de cólera contra
nós; e no entanto o nosso primeiro gesto de caridade deveria justamente ser
para com nós próprios. Portanto, quando és atormentado por certos
pensamentos, tal agitação não te vem nunca de Deus, mas do demónio; porque
Deus, sendo espírito de paz, só pode dar-te serenidade.