terça-feira, 7 de maio de 2013

Missa de despedida do Papa no Rio terá participação do Pe. Fábio de Melo



Padre compôs a música 'Seja bem-vindo' especialmente para Francisco.
Expectativa é que 2,5 milhões de pessoas acompanhem missa em Guaratiba.

Andressa GonçalvesDo G1 Rio

Padre Fábio de Melo vai cantar na missa de encerramento do Papa Francisco no Rio (Foto: Andressa Gonçalves/G1)Padre Fábio de Melo vai cantar na missa de encerramento do Papa Francisco no Rio (Foto: Andressa Gonçalves/G1)
O encerramento da missa do papa no Rio de Janeiro terá a participação do padre Fábio de Melo, um dos principais nomes da música católica. Nesta terça-feira (7), após o anúncio da agenda do pontífice, o padre revelou que compôs a música "Seja bem-vindo" especialmente para Francisco. A canção faz parte de um dos ritos da Missa de Envio, que acontece no dia 28 de julho, em Guaratiba, na Zona Oeste. Na cerimônia são aguardadas 2,5 milhões de pessoas.
Além de Fábio de Melo, outros cantores vão participar da despedida de Francisco. A visita do papa rendeu uma trilha sonora especial, um CD com a participação de 26 artistas. A primeira tiragem foi de 160 mil CDs, o que rendeu disco de platina duplo aos produtores.
Visita Papa Francisco Jornada Mundial Juventude JMJ Calendário 7 de maio - Versão 2 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Sao 15 faixas, sendo 11 inéditas. Mesclamos as vozes dos principais cantores  do país. A primeira tiragem foi de 160 mil CDS que começaram a ser vendidos nas lojas nesta segunda-feira (5). As músicas receberam arranjos bem brasileiros, que remetem ao ritmo da música latina, aos países tropicais", contou o produtor Marcos Mazolla.
De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.
Na terça-feira (23), o calendário divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na residência do Sumaré.  No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.
Papamóvel, praia e favela
Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da missa no Santuário. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus.
Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.
O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica.
Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma oração na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade. Na sequência, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.
Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Às 17h, vai à Praia de Copacabana. A expectativa é de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá até o palco montado no Leme, onde será celebrada a Festa da Acolhida. Ele fará um discurso e abençoará os jovens.
A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Serão cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com Francisco. O compromisso seguinte é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, residência do arcebispo do Rio, onde rezará a oração do Ângelus.
Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ainda almoça com um grupo de jovens.
Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumaré, lá embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pontífice volta para seus aposentos no Rio.
No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa às 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais.
No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração, para a qual está prevista a presença de 2 milhões de pessoas. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.
Despedida
De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helicóptero deve sobrevoar a estátua do Cristo Redentor. A cerimônia deve contar também com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto às 19h.

tópicos:

Visita do Papa a Aparecida deve atrair até 400 mil fiéis, diz Dom Damasceno



Cronograma prevê que pontífice chegue na cidade por volta das 9h30.
Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, detalhou visita.

Suellen FernandesDo G1 Vale do Paraíba

tópicos:
Dom Raymundo durante coletiva que anunciou detelhes da visita do Papa Francisco a Aparecida  (Foto: Suellen Fernandes/G1)Dom Raymundo durante coletiva que anunciou
detelhes da visita do Papa Francisco a Aparecida
(Foto: Suellen Fernandes/G1)
O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, afirmou nesta terça-feira (7) que a expectativa é que até 400 mil fiéis acompanhem a visita do Papa Francisco a Aparecida no dia 24 de julho.
Durante coletiva de imprensa, realizada no Santuário Nacional, Dom Raymundo detalhou alguns itens previstos na agenda do pontífice, que deve chegar à cidade por volta das 9h30. O cronograma prevê que o Papa saia do Rio de Janeiro, acompanhado de uma comitiva com cerca de 40 pessoas, em quatro helicópteros por volta das 8h15.
O arcebispo afirmou ainda que o pontífice sairá do estacionamento da basílica de papamóvel rumo ao santuário para celebrar uma missa, que deve começar entre as 10h e 10h30. Segundo ele, ainda não está definido se a missa será campal ou mais ‘recolhida’, dentro do santuário. Essa decisão será tomada nos próximos meses, entre a equipe de segurança e de cerimonial do pontífice seguindo desejo do Papa Francisco.
Se a missa for fechada, deverá comportar de 20 mil a 30 mil pessoas, mas serão instalados telões externos. Ainda assim, dom Raymundo disse que pedirá ao papa que faça uma oração na Tribuna Bento 16, onde poderá ser visto por todos os fiéis da parte externa.
"Ainda não foi definido de que forma será feito esse credenciamento ou seleção", afirmou Dom Raymundo, explicando o que será feito caso a celebração seja fechada.
Logo após a missa, o papa seguirá de papamóvel para o almoço  no Seminário Bom Jesus. À tarde, ele irá descansar e retornará de papamóvel até o estacionamento, por volta das 16h, para deixar a cidade. Ele deve repousar no mesmo quarto onde ficou hospedado o Papa Bento XVI em 2007.
A velocidade média do papamóvel é de 20 km/h e os trajetos devem durar cerca de 30 minutos. Ao todo, serão três trajetos de papamóvel.  "Nossa arquidiocese se alegra pela devoção do Papa à Nossa Senhora Aparecida. Estamos gratos pela distinção que ele confere a nossa cidade, aos nossos devotos e aos nossos romeiros", disse Dom Raymundo. Será a terceira vez que Aparecida recebe um pontífice. A cidade - que abriga o maior templo católico do país - já recebeu o Papa João Paulo II em 1980 e o Papa Bento XVI em 2007.
Bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, dom Darci Nicioli, afirmou que o santuário tem estrutura para receber o público esperado para a visita do Papa. "Os devotos podem vir com tranquilidade porque o santuário comporta até 400 mil pessoas", disse.
Visitante ilustre
A visita do próximo dia 24 de julho não será a primeira do pontífice argentino à cidade de Aparecida. Em maio de 2007, ainda como cardeal, Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, esteve no Brasil para participar de um evento eclesial. A 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe aconteceu em Aparecida e contou ainda com a presença do então Papa Bento XVI.
Durante a estadia na cidade, que é o principal destino turístico dos católicos no Brasil, o Papa Francisco ficou hospedado por 21 dias no Marge Hotel, no centro histórico de Aparecida, a 100 metros da Basílica Velha com vista para o Santuário Nacional.
Em um livro de registros feitos pelos hóspedes ilustres que passaram pelo local, uma mensagem de carinho do líder máximo da Igreja Católica foi deixada em 14 de maio de 2007. Ele agradece a hospitalidade com que foi recebido e encerra a mensagem com o mesmo pedido feito aos fiéis na Praça de São Pedro no primeiro contato que teve com o público após ser nomeado papa. 'Peço que rezem por mim'.

Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)


Roteiro da viagem do Pontífice foi divulgado no site do Vaticano.
Na 1ª missão internacional, Francisco ficará no Brasil de 22 a 28 de julho.

Do G1 Rio
Visita Papa Francisco Jornada Mundial Juventude JMJ Calendário 7 de maio - Versão 2 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Em sua primeira missão internacional, o Papa Francisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal.
A agenda oficial do pontífice foi divulgada no site do Vaticano nesta terça-feira (7). Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.
De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.
Na terça-feira (23), o calendário divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na residência do Sumaré.  No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.
Papamóvel, praia e favela
Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da missa no Santuário. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus.
Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.
O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica.
Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma oração na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade. Na sequência, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.
Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Às 17h, vai à Praia de Copacabana. A expectativa é de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá até o palco montado no Leme, onde será celebrada a Festa da Acolhida. Ele fará um discurso e abençoará os jovens.
A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Serão cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com Francisco. O compromisso seguinte é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, residência do arcebispo do Rio, onde rezará a oração do Ângelus.
Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ainda almoça com um grupo de jovens.
Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumaré, lá embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pontífice volta para seus aposentos no Rio.
No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa às 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais.
No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração, para a qual está prevista a presença de 2 milhões de pessoas. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.
Despedida
De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. No caminho, o helicóptero deve sobrevoar a estátua do Cristo Redentor. A cerimônia deve contar também com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
De tarde, por volta das 16h, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com milhares de voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto às 19h.

Veja como foi o 1° dia de audiências do caso Décio Sá

Crime


Advogados de defesa tentaram adiar oitivas mais uma vez. Juiz não aceitou argumentos e deu continuidade aos depoimentos.

Do G1 MA, por Clarissa Carramilo
Gláucio Alencar e José Miranda aguardam depoimentos (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Gláucio Alencar e José Miranda aguardam depoimentos (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Seis testemunhas de acusação foram ouvidas na manhã desta segunda-feira (6), no primeiro dia das oitivas sobre o assassinato do jornalista Décio Sá. Ao todo, 55 pessoas devem prestar depoimento na fase de instrução do processo, que ocorre entre os dias 6 e 24 de maio, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
Os envolvidos começaram a chegar por volta de 10h. Acusados de serem os mandantes, Glaucio Alencar e o pai José Miranda, chegaram primeiro, seguidos de Fábio Aurélio do Lago e Silva, o Bochecha. Depois disso, a imprensa foi convidada a se retirar da sala de audiências.
A presença do assassino Jhonathan de Sousa Silva foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). O advogado de Glaucio Alencar e José Miranda, Adriano Cunha, foi o primeiro a chegar, seguido do defensor do também advogado Ronaldo Ribeiro, Aldenor Rebouças Junior, do advogado de José Raimundo Sales Júnior, o Júnior Bolinha, do promotor Luis Carlos Correa Duarte e do advogado do assassino confesso, Pedro Jarbas.
De forma unânime, os advogados de defesa dos acusados pediram o adiamento das audiências. De acordo com eles, o acesso às escutas telefônicas somente sete dias antes das audiências prejudicou o trabalho da defesa. Mesmo assim, o magistrado não aceitou os argumentos, dispensando somente o acusado Ronaldo Ribeiro da fase de instrução.
Após o depoimento de seis testemunhas, por volta de 12h30, o juiz Márcio Castro Brandão, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, suspendeu os trabalhos. Até a próxima sexta-feira (10), apenas testemunhas de acusação serão ouvidas.
A segunda semana das audiências será reservada às testemunhas de defesa e na terceira, os acusados do processo devem ser interrogados. Terminada a fase de instrução, o MP terá que apresentar alegações finais sobre cada um dos acusados. Depois disso, o juiz vai determinar se eles vão a júri popular ou não.
Advogado critica portas fechadas
Advogado Pedro Jarbas faz crítica à imprensa (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Advogado Pedro Jarbas faz crítica à imprensa (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
O advogado Pedro Jarbas, que defende o asssassino de Décio Sá, Jhonathan de Sousa Silva, criticou a falta de acesso da imprensa e da sociedade civil às audiências referentes à fase de instrução do assassinato do jornalista, realizadas nesta segunda-feira (6), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
“O interesse para desvendar isso é público ou é do grupo aí? Os crimes dolosos contra a vida são julgados pelo conselho de sentença, que é soberano, é soberania constitucional. E por que que faz segredo? Por que que não pode divulgar? Por que que não pode falar? Por que que não entra? O interesse vai ser sempre público. Se a sociedade tem um interesse particular em que se desvende isso, por que que não?”, completou.
Estudante Adriana Arruda não pôde assistir às audiências (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Estudante Adriana Arruda não pôde assistir às audiências (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
A estudante de direito Adriana Arruda foi impedida de acompanhar. “Eu queria assistir e infelizmente não foi possível. No estágio obrigatório, é obrigatório assistir sete audiências de instrução. Eu queria ficar mais por dentro do que aconteceu, né? Vou tentar assistir o tribunal de júri”, contou.
O Tribunal de Justiça do Maranhãox (TJ-MA) explicou que a decisão é do juiz Márcio Castro Brandão, que preside as audiências. De acordo com a assessoria do órgão, o magistrado achou melhor, por segurança, que a audiência fosse a portas fechadas devido à delicadeza do caso e ao grande número de testemunhas.

Cutrim quer notas fiscais emitidas por empresas ligadas ao agiota Gláucio Alencar

Poder


Raimundo Cutrum revelou que está conversando com os colegas para que não apenas 14 assinem, mas todos os 42 deputados.

Agiota Gláucio Alencar.
Agiota Gláucio Alencar.
O deputado Raimundo Cutrim (PSD) anunciou que apresentou cinco requerimentos pedindo que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicite as notas fiscais emitidas pelas empresas ligadas aos agiotas comandados por Gláucio Alencar, preso por envolvimento na morte do jornalista Décio Sá.
O parlamentar explicou que o pedido se refere a cópias das notas fiscais emitidas por empresas legítimas e/ou laranjas, ligadas ao grupo de agiotas, supostamente comandado por Gláucio Alencar e outros envolvidos em desvio de recursos públicos, nas áreas federal, estadual e municipal.
Em relação à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deseja criar para investigar a agiotagem no Estado, Raimundo Cutrum revelou que está conversando com os colegas para que não apenas 14 assinem, mas todos os 42 deputados. Voltou a criticar o secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes, que não teria credibilidade para apurar o caso.

Polícia Federal investiga dupla de estelionatários em Caxias

Poder


Rosilange de Maria e o filho, Gilberlan Eribelto Lima Chaves foram encontrados com quatro Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cinco cartões de saque de benefícios com senhas


A Polícia Federal do Maranhão deu inicio a uma investigação sobre duas pessoas, suspeitas de cometerem estelionato na região de Caxias. Na última sexta-feira (3), foram presos mãe e filho que estavam em um veículo Peugeot, de cor branca e de placas OEE-4175 (Teresina-PI), na Avenida Santos Dumont, no bairro Seriema.
Rosilange de Maria Lima Chaves, 50 anos e o filho, Gilberlan Eribelto Lima Chaves, 29, foram encontrados com uma bolsa com a quantia de R$ 2.861, quatro Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), 10 Cédulas de Identidade; dois CPFs; cinco cartões de saque de benefícios com senhas e comprovantes de saques, além de um mostruário de jóias.
A PF já constatou que os documentos apreendidos são falsos e que identidades foram utilizadas pelos suspeitos para realizarem saques em bancos em cidades do Piauí e em Timon no Maranhão.
A dupla segue presa na Delegacia de Polícia Federal em Caxias, e pode responder pelos crimes de estelionato, saque indevido de aposentadoria alheia e ainda falsificação de documentos.
O esquema de saques com documentos falsos na Previdência Social é alvo de investigação municiosa para descobrir o envolvimento de outras pessoas.

Assaltantes roubam R$ 100 mil de empresário em Itapecuru

Poder


Um empresário da cidade de Vargem Grande foi assaltado por três homens numa moto, na cidade de Itapecuru-Mirim, distante há 104 quilômetros da capital.
Os assaltantes abordaram a vítima quando ela se dirigia ao Banco Bradesco no centro da cidade. De acordo com informações do delegado, o comerciante portava um malote com a quantia de R$ 100 mil reais além de R$ 100 mil em cheques.
As câmeras de prédios próximo ao banco registraram toda à ação mais até agora ninguém foi preso. A vitima informou na delegacia que os cheques já foram bloqueados.

Evangelho quotidiano

Terça-feira, dia 07 de Maio de 2013
Terça-feira da 6ª semana da Páscoa

Santa Flávia Domitila, Virgem e Mártir, séc. I,  Santo Agostinho Roscelli, presbítero, fundador, +1902



Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santa Teresa Benedita da Cruz : «É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós»

Leituras

Actos 16,22-34.



Naqueles dias, a multidão dos habitantes de Filipos amotinou-se contra Paulo e Silas; e os estrategos, arrancando-lhes as vestes, mandaram-nos açoitar.
Depois de lhes terem dado muitas vergastadas, lançaram-nos na prisão, recomendando ao carcereiro que os tivesse sob atenta vigilância.
Ao receber tal ordem, este meteu-os no calabouço interior e prendeu-lhes os pés no cepo.
Cerca da meia-noite, Paulo e Silas, em oração, entoavam louvores a Deus, e os presos escutavam-nos.
De repente, sentiu-se um violento tremor de terra que abalou os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as cadeias de todos se desprenderam.
Acordando em sobressalto, o carcereiro viu as portas da prisão abertas e puxou da espada para se matar, pensando que os presos se tinham evadido.
Paulo, então, bradou com voz forte: «Não faças nenhum mal a ti mesmo, porque nós estamos todos aqui.»
O carcereiro pediu luz, correu para dentro da masmorra e lançou-se a tremer, aos pés de Paulo e de Silas.
Depois, trouxe-os para fora e perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?»
Eles responderam: «Acredita no Senhor Jesus e serás salvo tu e os teus.»
E anunciaram-lhe a palavra do Senhor, assim como aos que estavam na sua casa.
O carcereiro, tomando-os consigo, àquela hora da noite, lavou-lhes as feridas e imediatamente se baptizou, ele e todos os seus.
Depois, levando-os para cima, para a sua casa, pôs-lhes a mesa e entregou-se, com a família, à alegria de ter acreditado em Deus.


João 16,5-11.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: 'Para onde vais?'
Mas, por vos ter anunciado estas coisas, o vosso coração ficou cheio de tristeza.
Contudo, digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei.
E, quando Ele vier, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa, de uma inocência e de um julgamento:
de uma culpa, pois não creram em mim;
de uma inocência, pois Eu vou para o Pai, e já não me vereis;
de um julgamento, pois o dominador deste mundo ficou condenado.»


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
Poesia Pentecostes 1937

«É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós»

Quem és Tu, doce luz que me preenche
E que ilumina a treva do meu coração? [...]
Serás o Mestre da obra,
O construtor da catedral eterna
Que se eleva desde a terra até ao céu?
Tu dás vida às colunas que se erguem,
Altas e aprumadas, sólidas e imutáveis (Ap 3,12);
Que, marcadas pelo selo do nome divino e eterno,
Se lançam em direcção à luz e suportam a cúpula
Que remata e coroa a santa catedral,
Obra Tua que abarca o universo inteiro:
Santo Espírito, mão de Deus criadora! [...]


Serás o suave cântico de amor
E o respeito sagrado que ecoa sem fim
À roda do trono da Trindade santa (Ap 4,8),
Sinfonia em que ressoa
A nota pura emitida por cada criatura?
O som harmonioso,
O acorde unânime dos membros e da Cabeça (Col 2,19),
Em que cada um, na plenitude da alegria,
Descobre o sentido misterioso do seu ser
E o deixa jorrar, num grito de júbilo
Libertado,
Ao participar na Tua própria manifestação:
Santo Espírito, regozijo eterno!