quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

BIOGRAFIA DO VEREADOR JOÃO FONCECA DA SILVA, PIPOCA

BIOGRAFIA DO VEREADOR JOÃO FONCECA DA SILVA, PIPOCA

João Fonceca da Silva, filho de Antonio Pereira da Silva e de Maria Helena Fonceca da Silva, nasceu em 20 de Janeiro de 1961 na cidade de PIOXII-MA e em 20 de setembro de 1970 foi morar no Rio de Janeiro, onde viveu com seus padrinhos: Matias Gonçalves Pinheiro e Marcelina Brandão até 20 de junho de 1982, em 23 de junho de 1982 retornou a PIOXII-MA, e com seus familiares veio à Buriticupu, em 31 junho de 1982, onde conheceu a então esposa Maria de Jesus Fonseca da Silva, sua prima e também recém-chegada do Ceará.
Trabalhou na construtora TRATREX na construção da estrada de Ferro Carajás até 1983, saiu da TRATREX e foi trabalhar no grupo CACIQUE, onde recebeu o apelido de “PIPOCA” colocado pelo seu amigo Pindaré, chegando ser nomeado encarregado da serraria A, pelo o eterno amigo Valdir, um grande amigo de seu sogro João Cazuza e em 1984 casou-se com Maria de Jesus, com quem teve seis filhos, Maria Conceição Fonseca da Silva, Evangelista Fonseca da Silva, Joana D'Arc Fonseca da Silva, Janaína Fonseca da Silva, Janice Fonseca da Silva e Elias Fonseca da Silva e também tempos depois veio os 7 netos: Devid victo, Erick, Matheus, Iara, Evilly, Pamella, e Heloísa.
Em 1988 saiu do grupo cacique e foi trabalhar de comerciante um dos mais respeitado no meio dos demais daquela época, conhecido por: COMERCIAL CONCEIÇÃO.
Em 1994 juntamente com outros amigos lutaram e conseguiram a realização de um plebiscito, para que Buriticupu, um dos melhores e mais sofrido povoado do Município de Santa Luzia do Tide, se tornasse Cidade, como de fato aconteceu.
  Em 1996 Orientado pelo seu eterno tio José Cazuza candidatou-se a vereador, conseguindo assim o apoio de muitos parentes, amigos que acreditaram em seu potencial de amizade e o elegeram vereador constituinte de Buriticupu, juntamente com mais oito colegas.
Em janeiro de 1997, recebeu o diploma de vereador e foi empossado, na Câmara Municipal de Buriticupu – MA. No ano de 2000, candidatou-se novamente a vereador, desta vez ficou na 1º suplência, chegando a assumir uma vaga no lugar de um vereador licenciado.
Em 28 de agosto 2001 concluiu o curso de Técnico em Enfermagem na Unidade Instituto Senhor do Bom Fim, em São Luis – MA, e em 30 de dezembro de 2002 concluiu o curso de Magistério no Centro Educacional Bétel em Buriticupu – MA.
  Em 2004, seus familiares e amigos novamente o elegeram a vereador, onde recebeu posse pela terceira vez, desde então seus trabalhos começaram sendo direcionado aos projetos de organização em torno de toda cidade Buriticupu.
Chegando em 2008 mais uma vez, concorreu a uma vaga no legislativo Municipal, sabendo o que iria fazer novamente aceitou a proposta dos amigos e familiares, e mais uma vez conseguiu a vitória.
Em 2012, Pipoca não desistiu de seus sonhos e ideais trabalhou firme sempre com o propósito de ver Buriticupu se tornar uma cidade linda e melhor para se morar, mas desta vez, também só conseguiu a 1º suplência. Ele sempre trabalhou em grupo e pensando só em fazer o bem, é autor de mais de 180 preposições entre elas: projetos, requerimentos, indicações etc.. e o prefeito o qual ajudou em campanha sendo seu aliado e amigo, aproveitou e  chamou um vereador para assumir uma secretaria, abrindo assim uma vaga de vereador para Pipoca novamente mostrar seu trabalho e sua competência no legislativo Municipal e o convidou para ser seu líder na câmara Municipal, Dando-lhe a oportunidade para que seus eleitores o visse  completar seu 5º mandato de vereador da cidade de Buriticupu Maranhão.
De 1997 a 2013 o vereador Pipoca foi escolhido como líder dos 3 prefeitos eleitos em Buriticupu e ainda participou de 10 conferências, 04 congressos realizados em Aracaju, Teresina, São Luis e o ultimo em Brasília, 08 encontros de prefeitos e vereadores e ainda fez um curso sobre política, fez um curso de direitos humanos, e outros ficando assim preparado para a política Brasileira e com grande experiência para administrar em qualquer setor da administração publica, e por fim recebeu da Câmara Municipal de Buriticupu, o Título de Cidadão Buriticupuense. ”João Fonceca da Silva”


Obs. qualquer alterações será corrigida.