domingo, 9 de março de 2014

Papa chama os fiéis 'a construir suas vidas no essencial'



CIDADE DO VATICANO, 09 Mar 2014 (AFP) - O Papa Francisco chamou os fiéis a "construir suas vidas no que é essencial", neste domingo durante o Angelus, poucas horas antes de viajar a uma aldeia ao sul de Roma, onde passará seis dias em retiro quaresmal.

"Devemos nos livrar dos ídolos, das coisas vãs", declarou o pontífice argentino a uma multidão entusiasmada na Praça de São Pedro.

Ele comentava a passagem bíblica em que Satanás procura, em pleno deserto, fazer com Cristo caia em tentação.

"Em sua resposta, o Senhor nos lembra que 'o homem não vive só de pão, mas de toda palavra da boca de Deus'", ressaltou o Papa, considerando que "isto nos dá força, nos apoia na luta contra a mentalidade mundana que reduz o homem ao nível das suas necessidades básicas e que faz perder a fome de tudo o que é verdadeiro, bom e belo, a fome de Deus e de seu amor".

O ex-arcebispo de Buenos Aires citou "três tentações" a serem resistidas: "o bem-estar econômico", "um estilo de vida espetacular e milagroso" e "a sede de poder e dominação".

Deixando o discurso de lado, o Papa chamou os fiéis a lembrar da lição de Jesus contra o diabo, que é um "grande sedutor": "quando estamos sujeitos a tentações, não deve haver diálogo com Satanás, só é necessário se referir às palavras do Senhor, elas vão nos salvar".

"Nunca devemos discutir com Satanás, mas seguir o curso indicado pelo Pai, sem compromisso com o pecado e a lógica do mundo", acrescentou.

Depois de recitar o Angelus com a multidão, o Papa pediu aos fiéis que orem por ele e seus "colaboradores da Cúria Romana", que vão se retirar no início da tarde para exercícios espirituais, até sexta-feira.

O Papa, portanto, não estará no Vaticano para o primeiro aniversário de sua eleição, em 13 de março.

Até o momento, esses retiros, muitas vezes conduzidos por cardeais e arcebispos, eram realizados no Vaticano. Desta vez, o Papa e 82 membros da Cúria vão se retirar para um convento construído na década de 60 em Ariccia, uma pequena aldeia de Castelli Romani, ao sudeste de Roma. Cardeais e bispos deverão pagar por sua estadia.

Papa começa hoje uma semana de exercícios espirituais fora do Vaticano




Cidade do Vaticano, 9 mar (EFE).- O papa Francisco lembrou durante o Ângelus que começará neste domingo uma semana de exercícios espirituais acompanhado dos cardeais e colaboradores da Cúria romana na cidade de Ariccia, a cerca de 30 quilômetros de Roma, e pediu aos fiéis que rezem por eles.

A semana de exercícios espirituais é tradicional durante a Quaresma, o período antes da Semana Santa, mas a novidade introduzida por Francisco é a de sair do Vaticano para vivê-los de maneira mais intensa.

Na última entrevista ao jornal "Corriere della Sera", o papa antecipou que decidiu realizar os exercícios fora do Vaticano já que antes na Cúria "se realizavam as orações, mas depois alguns continuavam trabalhando" e, portanto, não eram vividas intensamente.

"A escolha de um lugar reservado e silencioso e afastado do posto habitual de trabalho, segundo informa a Secretaria de Estado, permitirá dedicar-se com maior recolhimento aos exercícios espirituais", segundo um comunicado do Vaticano.

No total são 82 membros da Cúria mais o papa os que participarão destes exercícios espirituais, e a estes se somam outras 30 pessoas entre pessoas de serviço e de segurança que lhes acompanharão nesta semana.

A semana de exercícios, durante a qual o papa suspenderá todas suas atividades, terminará na sexta-feira, 14 de março, depois da meditação da manhã e então o papa voltará ao Vaticano.