terça-feira, 21 de junho de 2011

PARECE QUE ESSA ONDA DE PRENDER PREFEITO VAI CHEGAR EM BURITICUPU-MA


Atualizado em: 17h30min - 21/06/2011
Prefeito Roberto Peixoto ficará preso na Polícia Federal em São Paulo
"Atingimos o objetivo", diz delegado sobre Operação Urupês
Credito: Márcio Rodrigues / VNews
Sede da Polícia Federal de São José dos Campos


O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), a primeira-dama, Luciana Peixoto, e o ex-gerente de compras, Carlos Anderson, ficarão presos na carceragem da Polícia Federal em São Paulo. Eles foram transferidos nesta tarde após prestar depoimento na sede da PF em São José dos Campos.

“Pode se considerar que a operação foi um sucesso”, diz o delegado da Polícia Federal, Ricardo Carneiro depois de oito horas da ação que prendeu o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), a primeira-dama, Luciana Peixoto e o antigo chefe do departamento de compras e licitações da prefeitura, Carlos Anderson Santos, na manhã desta terça-feira (21).

Nesta tarde, o novo chefe da Polícia Federal de São José dos Campos, André Ribo e o delegado da PF Ricardo Carneiro, concederam entrevista coletiva na sede da Polícia Federal. Eles confirmaram que as investigações vêm sendo conduzidas desde setembro de 2009, quando o ex-assessor da prefeitura apresentou uma denúncia ao Ministério Público. “Nossa investigação diz respeito a supostas fraudes ou superfaturamento em licitações desde 2007. Investigamos três empresas que participaram desse processo”, revelou o delegado.

Ainda de acordo com Carneiro, as investigações seguem em segredo de Justiça, mas ele adiantou que segundo levantamentos preliminares, o valor das licitações que estariam sob suspeita pode chegar a R$ 36 milhões, porém, relacionado a desvios ou superfaturamento o caso ainda é investigado e tem um prazo de 30 a 60 dias para conclusão por parte da PF.

Cobertura completa

+ Roberto Peixoto é um dos assuntos mais comentados no Twitter

+ Presos pela PF, Roberto e Luciana Peixoto são levados para São José

+ Casal Peixoto já está preso na sede da Polícia Federal em São José

+ Suspeita de fraude em licitações culmina na prisão do casal Peixoto

+ Ministério Público investiga Roberto Peixoto por recebimento de propina

+ Roberto Peixoto: Dia de se defender das acusações de irregularidades

Foram cumpridos nesta manhã, 13 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão. Desses 13, 3 foram cumpridos em São Paulo. “Fomos até algumas empresas para recolher material de informática.São duas empresas de São Paulo e uma de Taubaté”, contou Ricardo Carneiro.

Análise e transferência

Credito: Márcio Rodrigues / VNews
Delegado Ricardo Carneiro (à esquerda) Carneiro ao lado do novo chefe da Polícia Federal de São José dos Campos, André Ribo

Carneiro contou ainda que não teve tempo de analisar todo o material apreendido na Operação Urupês. O casal Peixoto e Carlos Anderson prestaram depoimento em São José dos Campos e foram transferidos para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. A prisão preventiva tem prazo de 5 dias, podendo ser prorrogado para 30 dias. Segundo Carneiro, a medida visa ‘impedir que os suspeitos interfiram nas investigações’.

Operação

A operação, denominada ‘Urupês’ (em menção a uma das obras do escritor Monteiro Lobato) começou durante a madrugada desta terça-feira (21), 'com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por empresários, políticos e funcionários públicos', diz a nota da Polícia Federal.

Moradora conta como foi a reação do prefeito e da primeira-dama no momento da prisão



Ainda segundo a PF, o grupo é investigado por crimes de fraude à licitação, formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Credito: Foto: Jornal Contato
Roberto Peixoto deixa sua residência junto com a esposa, Luciana Peixoto

Disputa política

Segundo o secretário de governo de Taubaté, Adair Loredo Santos, não há provas de que o prefeito esteja envolvido no esquema de fraudes. O que há, segundo Santos , é um “procedimento investigatório” e Peixoto jamais foi chamado para prestar esclarecimentos. Ele acredita que o prefeito esteja sendo vítima de uma disputa política.

“Respeitamos a diligência feita pela Polícia Federal, bem como do Ministério Público e, principalmente, a decisão do Tribunal [de Justiça] que decretou a diligência de busca e apreensão e também a prisão temporária do prefeito. Nós respeitamos, mas não concordamos com ela porque o prefeito jamais foi intimado para prestar esclarecimentos nesses inquéritos policiais (...) O que existe são movimentos políticos economicamente poderosos que estão se movimentando e estão muito fortes”, disse Santos.

Ainda segundo Santos, o prefeito não vai se afastar do cargo e mesmo detido continuará despachando.

Quem assumiria o Palácio do Bom Conselho?

Segundo o presidente da Câmara de Taubaté, vereador Jeferson Campos, quem vai ficar com a vaga de Roberto Peixoto é o secretário de Assuntos Jurtídicos, Anthero Mendes Júnior. Ele fica no comando por até 10 dias, para que a Câmara possa empossar a nova prefeita, Vera Saba (PT), que é vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS