sábado, 24 de novembro de 2012

DEM de Campinas expulsa vereador reeleito por infidelidade partidária


Professor Alberto teria feito campanha para candidato fora da coligação.
Parlamentar disse que vai recorrer e não descarta mudar de partido.



Do G1 Campinas e Região

O vereador de Campinas Professor Alberto (Foto: Divulgação Câmara Campinas)O vereador de Campinas Professor Alberto
(Foto: Divulgação Câmara Campinas)
O vereador de Campinas (SP), Alberto Alves da Fonseca, conhecido como Professor Alberto, foi expulso do partido Democratas (DEM) na noite de quinta-feira (1). O presidente do DEM em Campinas, Valter Greve, informou que o parlamentar foi expulso porque fez campanha eleitoral para o atual prefeito Pedro Serafim (PDT) em vários eventos políticos desde julho deste ano, desrespeitando a coligação feita pelo partido com o PSB em junho, na chapa do prefeito eleito Jonas Donizette nas eleições municipais deste ano.
Uma comissão disciplinar foi formada e votou pela expulsão na quarta-feira (31). A executiva municipal do partido foi notificada na noite de quinta-feira, e oficializou a medida. A informação foi divulgada em nota oficial do partido (leia íntegra abaixo). De acordo com Valter Greve, o DEM vai comunicar o juiz eleitoral de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, na segunda-feira (5), assim como o vereador expulso. Como Professor Alberto foi reeleito este ano, o Democratas informou que também vai pedir a perda de mandato dele por infidelidade partidária.
Ao G1, o vereador Professor Alberto negou que tenha feito campanha para Pedro Serafim e explicou que apenas o recebeu em um evento realizado na igreja que frequenta. "Eu tenho uma vida comunitária e receberia qualquer pessoa", explicou. Ele informou na manhã desta sexta-feira (2) que ainda não foi notificado da expulsão, mas que vai recorrer e que pretende deixar o partido. "Não tem mais ambiente partidário e ideológico", disse o vereador.
Nota enviada pelo presidente do DEM CampinasNa qualidade de presidente do partido Democratas de Campinas, venho comunicar à imprensa e a toda a sociedade campineira, que é com muita tristeza que noticio a expulsão de um dos nossos candidatos. E não é qualquer candidato, é um candidato que já exerce o cargo de Vereador na Câmara de Campinas.
Em nome da ética na politica, em nome do cumprimento incondicional dos compromissos assumidos com a aprovação em convenção municipal para as eleições de 2012, da formação da coligação majoritaria com a chapa encabeçada pelo PSB, que lançou Jonas Donizete como candidato a Prefeito, o Democratas de Campinas não pode omitir-se quanto a esse fato que contraria o seu estatuto.
A infidelidade partidária prevista no estatuto do DEM, sujeita o infrator à aplicação sumária de pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e expulsão simultânea do Partido, a todo candidato que contrarie as deliberações de Convenção e os interesses partidários, realizando campanha eleitoral para candidato ou partido adversário. Portanto, ao decidir-se sobre a formação da coligação majoritária com o PSB, todos os membros do partido devem respeitar a decisão partidária, principalmente os candidatos, até os eventualmente vencidos.
No caso é inaceitável a ofensa aos princípios éticos do Democratas, que um candidato a vereador não cumpra a decisão democraticamente assumida pelo partido. Mesmo que esse candidato tenha grande potencial de votos, que ocupe uma cadeira no Legislativo campineiro, não se admite o apoio à candidatura diversa daquela decidida em convenção, e para esses casos, o estatuto partidário prevê a expulsão como forma de penalização do filiado e candidato.
Em nome do cumprimento das disposições estatutárias, em especial para manutenção da ética na politica, no momento em que todos nós somos cobrados do cumprimento aos compromissos assumidos, o respeito à ética, o respeito às decisões coletivas, como é no sistema democrático, comunico a todos a decisão do partido Democratas. Não é fácil cortar na carne, mais não há honra maior do que transformar a dor da perda de um membro para manter a dignidade de todo corpo partidário. Muito Obrigado. VALTER GREVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS