domingo, 2 de dezembro de 2012

ENCONTRO DE ENFERMEIROS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PROPICIA APRENDIZADO E DEBATE SOBRE A FUNÇÃO


Realizado na sexta-feira, 30/11, o 3º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Maranhão, evento promovido pelo Coren-MA e que, neste ano, abordou o tema "Comissão de Ética em Enfermagem: Uma Ferramenta Para a Melhoria da Qualidade do Exercício Profissional", reuniu cerca de oitenta profissionais de enfermagem para debater importantes questões relacionadas às competências e atribuições dos responsáveis técnicos nas unidades de saúde.
A programação do encontro foi iniciada pela conselheira federal, Drª Dorisdaia Carvalho de Humerez, que ministrou a palestra “Comissão de Ética em Enfermagem nas Instituições de Saúde: Melhoria da Qualidade do Exercício Profissional”. A representante do Cofen alertou que cabe aos responsáveis técnicos a obrigatoriedade de verificar e manter a situação de regularidade e legalidade de todos os profissionais de enfermagem que trabalham nas respectivas unidades de saúde. “Caso seja constatada a existência de profissionais irregulares ou ilegais, o enfermeiro responsável técnico poderá responder e ser processado eticamente por isso”, explicou ela. 

Na sequência, a coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Ana Paula Uhdre, fez uma apresentação sobre o “Diagnóstico Situacional dos Responsáveis Técnicos do Estado do Maranhão”, quando falou sobre a Decisão Coren-MA nº 09/2010, que define a carga horária e atribuições dos responsáveis técnicos no estado do Maranhão, e a respeito da Resolução Cofen nº 312/2005, que estabelece normas para a anotação da responsabilidade técnica por enfermeiros nos estabelecimentos que prestam serviços de enfermagem.

A coordenadora de fiscalização falou ainda sobre a Resolução Cofen nº 172/1994, que trata da formação das comissões de ética em instituições que prestam serviços de enfermagem, e apresentou a minuta da Decisão Coren-MA nº 20/2012, que estabelece normas para a criação de Comissão de Ética de Enfermagem no âmbito do estado do Maranhão. O assunto motivou a manifestação de alguns participantes, como foi o caso de Rosilda Mendes, Responsável Técnica do Hospital São Domingos, que relatou a excelente experiência que tem com os trabalhos da Comissão de Ética de Enfermagem que funciona há seis anos na referida instituição. Segundo ela, no Hospital São Domingos a comissão de ética atua como uma importante parceira para o serviço de enfermagem como um todo.

A programação científica foi encerrada com o workshop “Simulação do Trabalho de Uma Comissão de Ética em Enfermagem”, quando os participantes, divididos em grupos, puderam esclarecer as dúvidas que ainda existiam e fixar melhor todo o conteúdo abordado a partir do debate sobre questões propostas pela organização do evento.

Durante o encontro, a conselheira Ana Patrícia Coelho Galvão, que coordena em âmbito estadual a pesquisa Perfil da Enfermagem, conversou com os participantes sobre os objetivos da pesquisa e o impacto que os resultados trarão para os profissionais de enfermagem, ocasião em que foram sorteados dois livros doados por um expositor, sendo contempladas Chrystyane Campos Costa Batista, enfermeira do UDI Hospital, e Elza Lima da Silva, enfermeira e assessora da direção do Hospital Nina Rodrigues.

Em seguida, a presidente Célia Rezende anunciou os nomes e deu início à entrega de placas aos RTs homenageados pelo Conselho: Flávia Lopes Carvalho, do Hospital Nina Rodrigues, por manter o índice de 100% de adimplência e legalidade dos profissionais de enfermagem; Lay Barlize Pinto, da Oncoradium, de Imperatriz, por desenvolver os trabalhos com reconhecida excelência e competência em seu município, mantendo estreita parceria com o Coren-MA e sempre dando atendimento imediato às solicitações feitas pelo órgão; Rosilda Mendes da Silva, do Hospital São Domingos, pelo trabalho de reconhecida excelência e estrito cumprimento das normas relacionadas, como o envio a cada seis meses da listagem completa dos profissionais de enfermagem da instituição para verificação de irregularidade/ilegalidade; e Maria Regina Macedo Ribeiro, enfermeira aposentada pelo Centro de Saúde Genésio Rego, que consta entre os primeiros RTs a se inscrever no Coren-MA, no ano de 1992, pela valiosa contribuição em anos de dedicação à enfermagem.

Ao encerrar a terceira edição do encontro de RT’s, a primeira realizada pela gestão 2012/2014, a presidente Célia Rezende falou da importância de momentos como esse e que o trabalho em equipe é que permitirá os avanços no trabalho realizado pelo Coren-MA. “Quero que saibam que essa casa é nossa e que sempre estará aberta para recebê-los e precisamos trabalhar juntos para fortalecer cada vez mais a enfermagem maranhense. Obrigada a todos e à Dª. Dorisdaia Humerez pelo apoio e colaboração nos eventos do Coren Maranhão”,  frisou a Drª Célia Rezende.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a figura dos responsáveis técnicos perante as instituições de saúde e estreitar ainda mais a perceria com os mesmos, o Coren-MA decidiu que em 2013, além do encontro anual, serão realizadas mais duas reuniões com esses profissionais, sendo que a primeira delas ficou agendada para o dia 15 de março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS