sábado, 26 de janeiro de 2013

Após temporal, Defesa Civil aciona sirenes em cinco comunidades do Rio


Elevado índice pluviométrico foi registrado na Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras; moradores foram levados a 18 pontos de apoio


O Dia
Durante o temporal que atingiu diversos pontos do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado, a Defesa Civil acionou sirenes de alerta para o risco de deslizamentos em cinco comunidades. Após um elevado índice pluviométrico, foi acionado de forma preventiva o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura nas comunidades da Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras.
As sirenes foram disparadas a partir das 4h e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos dezoito pontos de apoio distribuídos pelas cinco comunidades. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.
Na Rocinha, neste período, choveu 58,5 mm. As sirenes foram desligadas às 5h. Nesta manhã, equipes da Geo-Rio e da Defesa Civil realizam vistorias nos locais.
De acordo com o Alerta Rio, na estação Vidigal, choveu, em 1 hora, 35,2 % da média mensal de chuva para o mês de janeiro. O município do Rio continua em estágio de atenção, segundo nível em uma escala de quatro, e que significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS