quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conheça as causas e sintomas do 'bico de papagaio'


ETC E TAL / SAÚDE

Esta doença, também denominada osteofitose, é uma das formas de manifestação da artrose.
Divulgação

Foto: Divulgação
Popularmente conhecida como bico de papagaio, essa doença, denominada osteofitose, é uma das formas de manifestação da artrose, que atinge a coluna vertebral. Com o passar dos anos, as articulações do corpo sofrem um desgaste natural e daí surge o problema. O médico Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), explica que o bico de papagaio é diagnosticado quando ocorre uma calcificação nas cartilagens que envolvem as vértebras e os ligamentos.
“Isso acontece porque o organismo tenta estabilizar o desgaste apresentado na estrutura. E esse processo provoca dor devido à própria rigidez na região afetada, pois as vértebras vão pressionando os nervos e os músculos”, detalha o especialista.
No entanto, não é apenas a idade que pode ser um fator desencadeante para a doença. Segundo Mandel, o problema pode ser hereditário e provocado, também, por postura inadequada, obesidade, falta de atividade física, além de fraturas e doenças reumáticas. “Todos esses fatores podem levar ao desgaste articular e provocar a calcificação das vértebras. Vale destacar que a doença costuma ter maior incidência na região lombar, embora possa atingir outras áreas da coluna”, diz o médico.
É fundamental buscar alternativas eficazes para prevenir o problema, pois a doença não tem cura. “A osteofitose é uma doença progressiva, mas possui controle e, geralmente, a maioria dos casos apresenta sinais leves”, alerta o médico. Para evitar o problema, é importante corrigir a postura, evitar o sobrepeso e, principalmente, a obesidade e praticar atividade física regulamente de baixo impacto, como exercícios na água. “Esse tipo de atividade física não força as articulações. Além de natação e hidroginástica, fazer bicicleta e musculação também pode ser muito positivo”, afirma Mandel.
Se nada disso foi feito e o problema é detectado, o médico deve encaminhar o paciente para sessões de fisioterapia para ajudar na correção postural. “Essa duas medidas podem contribuir para estabilizar a coluna vertebral”, comenta. Em casos mais avançados, cirurgias e próteses podem ser indicadas para compensar o desgaste já acentuado e a calcificação.
Portanto, é importante atentar-se com a saúde da coluna vertebral. Posturas inadequadas e movimentos feitos de forma incorreta podem causar dores e, progressivamente, levar a problemas mais sérios, como a osteofitose. “Aos poucos, tudo isso vai contribuindo para um desgaste nas articulações que podem, inclusive, provocar degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco), além do bico de papagaio”, reforça Mandel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS