quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

'É um dia histórico', dizem fiéis na fila de missa do Papa Bento XVI




Papa, que deixa o posto em 28 de fevereiro, reza missa no Vaticano.
'Torcemos para o próximo Papa ser brasileiro', diz brasileira na fila.

Fernanda KalenaEspecial para o G1, em Roma

"É um dia histórico" é a frase mais falada nos mais variados idiomas pelas pessoas que enfrentaram a fila para entrar na Basílica do Vaticano nesta quarta-feira (13) para presenciar uma das últimas missas do Papa Bento XVI, que anunciou na última segunda que vai renunciar no próximo dia 28 de fevereiro.
A brasileira Fernanda Felizardo e o namorado (Foto: Fernanda Kamena/G1)A brasileira Fernanda Felizardo
e o namorado, Henrique
(Foto: Fernanda Kalena/G1)
"Já que estamos aqui não podíamos perder a oportunidade", disse a brasileira Fernanda Felizardo, de 30 anos, que está de férias em Roma com os pais e o namorado. "Ele [Bento XVI] não é muito carismático. Torcemos para o próximo papa ser brasileiro."
Amigos de infância, os italianos Luca Fioramonti, de 68 anos, e Mauro Crialese, 67, se encontram toda semana na Cidade do Vaticano para comprar o jornal local "L'Osservatore Romano".
"Hoje comprei cinco exemplares para guardar para sempre", contou Luca, mostrando o exemplar com a notícia da renúncia do papa na capa.
A fila para ver a Missa de Quarta-Feira de Cinzas, que organizadamente contornava toda a Praça de São Pedro, não intimidou as pessoas.
"Todo mundo que eu conheço está aqui. Até minha filha, que não é nada religiosa", disse Mauro.
Os primeiros da fila chegaram por volta das 14h locais, 11h em Brasília.
Os amigos italianos Mauro Crialese (à esquerda) e Luca Fioramonti (Foto: Fernanda Kamena/G1)Os amigos italianos Mauro Crialese (à esquerda) e Luca Fioramonti (Foto: Fernanda Kalena/G1)
Fiéis fazem fila para ver a missa do Papa nesta quarta-feira (13) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Fernanda Kamena/G1)Fiéis fazem fila para ver a missa do Papa nesta quarta-feira (13) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Fernanda Kalena/G1)
"Vim para Roma passar as férias com meu tio, minha mãe me ligou hoje cedo e me mandou vir para cá", contou Jean Frisun, estudante francês de 16 anos. "Ela disse que um dia eu vou achar legal ter vindo, quero só ver", brincou.
As irmãs americanas Judy e Ruth Badger, 39 e 34 anos, desembarcaram nesta quarta emRoma e foram direto para a missa.
"Deixamos as malas no hotel e viemos direto, até parece que somos super reliosas", disse Ruth. "Mas hoje nós somos", respondeu a irmã pouco antes de entrar na basílica.
Segundo a polícia, 75 mil pessoas devem comparecer ao local.
Mais cedo nesta quarta-feira, o Papa, durante a tradicional audiência semanal, disse que sai "pelo bem da Igreja".
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que o Conclave em que os bispos vão escolher o sucessor de Bento XVI deve começar entre 15 e 19 de março.
Fiéis fazem fila para ver a missa do Papa nesta quarta-feira (13) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Fernanda Kamena/G1)Fiéis fazem fila para ver a missa do Papa nesta quarta-feira (13) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Fernanda Kalena/G1
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS