sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ônibus são incendiados no Oeste e Norte de SC na madrugada de sábado


São 105 ações criminosas que ocorreram no estado desde 30 de janeiro.
Campos Novos registra primeiro atentado na segunda onda de ataques.



Do G1 SC

A Polícia Militar registrou mais quatro atentados em Santa Catarina entre a noite desta sexta-feira (15) e a manhã deste sábado (16). Foram incendiados três ônibus e uma base da Guarda Municipal de São José foi alvo de tiros. Com estas ocorrências, o número de ataques no estado chega a 105 nesta segunda onda de atentados que atinge o estado desde 30 de janeiro.
Durante a madrugada de sábado, houve ataque pela primeira vez em Campos Novos, no Oeste. Na cidade, um ônibus foi incendiado por volta das 4h. Em seguida, no Norte, no município de Itapoá, outro veículo ficou completamente destruído por chamas. Criminosos atearam fogo a um ônibus dentro da garagem de uma empresa de transporte coletivo, às 5h.
Ainda na sexta-feira os atentados da noite já haviam começado. O primeiro deles ocorreu em Chapecó, também no Oeste, onde um ônibus foi queimado às 22h10. Cerca de quarenta minutos mais tarde, em São José, Grande Florianópolis, foram disparados tiros contra uma base da Guarda Municipal.
Força Nacional em Santa Catarina
A segunda onda de atentados continua mesmo após a chegada da Força Nacional a Santa Catarina, na sexta-feira (15). Neste sábado (16), às 10h, o governador Raimundo Colombo irá se pronunciar na sede do Comando Geral da Polícia Militar para detalhar as próximas ações da segurança pública e as estratégias para conter novos ataques. De acordo com a Polícia Militar, operações de repressão, aliadas com os homens da Força Nacional, estarão em vigor durante todo o sábado.
Entenda o caso
A segunda onda de atentados em Santa Catarina começou na noite de 30 de janeiro, no Vale do Itajaí. Até as 8h30 deste sábado (16), a Polícia Militar havia confirmado 105 ataques. Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis-molotovs contra prédios públicos. As ocorrências foram registradas em 32 municípios: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial, Brusque, Blumenau, Garuva, Bom Retiro, São Bento do Sul, Rio do Sul, Porto União, São João Batista, São Miguel do Oeste, Içara, Imbituba, Guaramirim e Campos Novos.
O policiamento foi reforçado em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a suspeita é de que as ordens sejam comandadas por uma facção criminosa e partam de dentro dos presídios. As autoridades investigam a relação dos ataques com denúncias de maus-tratos no Presídio de Joinville e com transferências de detentos no sistema prisional do estado. Em Joinville e Florianópolis, são feitas escalas especiais de escolta para os ônibus do transporte coletivo.
Em novembro de 2012, quando aconteceu a primeira onda de atentados, durante sete dias foram confirmados 58 atentados em 16 municípios catarinenses. Os ataques cessaram depois do anúncio da saída do diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS