sábado, 2 de março de 2013

Em Castel Gandolfo, menina Benedetta homenageia seu 'xará'


Após gravidez difícil, mãe batizou garota em homenagem a Bento XVI.
Pequena vila abriga palácio no qual Papa Emérito ficará próximos meses.


Na pequena vila de Castel Gandolfo, povoado de 7 mil habitantes ao lado do Lago Albano, a 20 minutos e 30 quilômetros de Roma, quase todos os moradores têm uma historia pessoal envolvendo um Papa para contar. É lá que está localizada a residência de verão dos pontífices, ocupada por eles normalmente entre julho e agosto, todos os anos.
Uma menina de 7 anos que passa parte de seu tempo a poucos passos do palácio apostólico tem mais que uma história para contar: seu nome, Benedetta, é uma homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Bento, em italiano, é Benedetto).
A mãe de Benedetta, Patrizia Gasperini, de 40 anos, é dona de uma loja de artigos católicos que fica na Piazza della Libertà, a alguns metros dos portões de ferro que ficaram famosos na última quinta-feira (28) quando foram fechados, marcando o fim do papado de oito anos de Bento XVI. Ela escolheu o nome da filha em abril de 2005, logo após o então cardeal Joseph Ratzinger ter sido eleito e ter escolhido Bento XVI como seu nome papal.
A menina Benedetta mostra faixa em homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)A menina Benedetta mostra faixa em homenagem ao agora Papa Emérito Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)
"Tive alguns problemas na gravidez, e naqueles dias fiz um exame para saber como estava o bebê. Quando disseram que estava tudo bem, fiquei muito feliz. Logo depois, terminou a eleição. Eu não tinha decidido o nome ainda, e quando vi que ele havia escolhido Benedetto, achei bonito e pensei que seria uma boa homenagem”, contou ela ao G1.
Ao longo de sua vida, a menina teve alguns contatos com o Papa Emérito. Em uma ocasião, ela fez parte da comitiva de crianças que foi ao Palácio de Castel Gandolfo entregar peixes ao Papa, uma tradição da vila.
Nesta quinta, quando o Papa chegou à vila de helicóptero após ter renunciado, Benedetta e as irmãs fizeram uma faixa colorida com o nome do Papa Emérito, e se juntaram à multidão que viu Bento XVI dizer suas últimas palavras públicas antes de, aposentado, se recolher por dois meses..

“Nós saudamos o Papa, levamos bandeira, foi muito emocionante. Levei uma escada, fiquei no alto e consegui ver tudo. Ele era muito bonito, muito bom”, contou Benedetta.
Caderno de Benedetta com rascunho de mensagem em homenagem a seu 'xará' Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)Caderno de Benedetta com rascunho de
mensagem em homenagem a seu 'xará'
Bento XVI (Foto: Juliana Cardilli/G1)
No caderno da escola, ela mostrou os rascunhos que foram feitos para a carta que as crianças da escola católica local fizeram para enviar ao Papa Emérito. “Disse que eu tenho o mesmo nome dele, mas ele é menino e eu sou menina. Também disse que fiquei triste porque ele saiu, mas que vou rezar sempre por ele.”

A comunidade tenta agora voltar à vida normal após a agitação dos últimos dias – nos quais fiéis e jornalistas do mundo todo viajaram a Castel Gandolfo atrás de notícias sobre o agora Papa Emérito.
Segundo os moradores, o local é normalmente muito quieto e até mesmo “entediante”. Apenas nos meses de verão, quando os Papas costumam se instalar no palácio apostólico, há um maior movimento.

Apesar disso, todos alimentam a expectativa de que o Papa Emérito possa voltar a aparecer pela vila – seja pelo balcão do palácio, ou dando uma volta na praça, como costumava fazer quando passava férias no local.

“Era sempre muito emocionante. Ele aparecia no carrinho branco, dava algumas voltas, todo mundo ia correndo atrás. Era muito educado e cordial, cumprimentava todos, conversava. Vamos sentir falta”, disse Emanuele Castro, que trabalha em uma das lojas da praça.
Patrizia Gasperini, mãe de Benedetta, em sua loja de artigos católicos em Castel Gandolfo (Foto: Juliana Cardilli/G1)Patrizia Gasperini, mãe de Benedetta, em sua loja de artigos católicos em Castel Gandolfo (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS