quarta-feira, 27 de março de 2013

NO GOVERNO DILMA LULA PT OS AVISOS SÃO ASSIM





Agentes de saúde alertam sobre a dengue no feriado de Páscoa

Em Itapetininga, SP, alerta é feito principalmente para quem vai viajar.
Agentes visitam as casas para orientar sobre os cuidados necessários.

Do G1 Itapetininga e Região
Comente agora
Com a aproximação da Sexta-Feira Santa  e da Páscoa 2013, datas celebradas nos próximos dia 29 e 31, muitas pessoas aproveitam o feriado para viajar. Para agentes de saúde de Itapetininga (SP), o período requer atenção, por isso, equipes da Vigilância Epidemiológica têm percorrido os bairros levando orientações aos moradores que irão deixar os imóveis fechados.
De acordo com supervisor da equipe de Combate à Dengue de Itapetininga, Fabrício Protázio, os moradores recebem dicas de cuidados para que os pontos que acumulam água como ralos, vasos sanitários e bandeja de geladeiras tenham atenção para que o mosquito não se instale na residência enquanto o morador estiver ausente.
“Nos ralos, tanto dentro como fora da casa, o morador pode colocar sabão em pó, detergente e outros produtos que não vão deixar o mosquito proliferar ali. Também deve aplicar esses produtos na bandeja externa da geladeira, além de remover material inservível jogados no quintal. Isso antes de viajar, mas também no dia a dia. O morador ainda deve observar se a caixa d’água está bem fechada e se o cano ‘ladrão’, que fica na caixa, também tem uma tela mosquiteira. Observar ainda se a calha não está obstruindo a água. Essas são recomendações para que, quando a pessoa voltar para a casa, não tenha dentro da casa o mosquito instalado”, diz Protázio.
A dona de casa Maria Isabel Barbosa, que mora em Itapetininga, conta que vai passar a Páscoa com a família em Capão Bonito (SP). Para não ter surpresas desagradáveis quando voltar para casa, ela afirma que tomará alguns cuidados. “Antes de sair eu seco tudo: o tanque e a pia, além de colocar sabão em pó no vaso e no ralo”, diz.
Outra recomendação da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga é para que quem for viajar procure saber antes sobre a situação da dengue no município visitado. “A pessoa deve saber se no local para qual vai viajar tem transmissão. Isso é importante porque na maioria dos casos de dengue já registrados em Itapetininga a transmissão foi fora do município onde o paciente mora. São casos de pessoas que viajaram, foram picadas e voltaram trazendo a doença. No período em que a pessoa está doente, e se há a presença do mosquito, ela poderá ser picada pelo Aedes aegypti e vai contaminar o mosquito. O mosquito vai desenvolver o vírus no organismo e aí proliferar a doença ao transmitir para outras pessoas”, alerta.
Uma única fêmea do mosquito da dengue produz até 300 ovos de uma só vez e pode contaminar até 300 pessoas. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, quatro casos de dengue foram confirmados na cidade. Ela ressalta que três pacientes contraíram a doença em outros municípios. “Até o momento, nós tivemos quatro casos, sendo três casos importados e um caso autóctone”, afirma.
Marcondes alerta ainda que a pessoa que está com os sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente para confirmar ou descartar a possibilidade de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS