segunda-feira, 11 de março de 2013

'Temos um exército de fantasmas', diz prefeito de Ferraz


Acir Filló estima que sejam cerca de 300 funcionários fantasmas.
De acordo com ele, medidas vão ser adotadas para descobrir quem são.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Prefeito de Ferraz de Vasconcelos concede entrevista coletiva  (Foto: Divulgação/ Pedro CArlos Leite)Prefeito Acir Filló estima que município tenha 300
funcionários fantasmas (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, disse nesta segunda-feira (11) que estima que existam cerca de 300 funcionários fantasmas no funcionalismo público municipal. “Temos um exército de fantasmas”, afirmou o chefe do Executivo.
No domingo (10), uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi flagrada pela Guarda Municipal marcando ponto para colegas. Ela chegou a ser detida por falsificação de documento público, mas foi liberada no fim da tarde por causa de um habeas corpus.
De acordo com o secretário de Segurança, Carlos César Alves, a suspeita é de que os empregados fantasmas sejam das secretarias de Saúde, Educação e Segurança. “Nós vamos fazer diligências surpresas para saber se os funcionários que marcaram ponto estão trabalhando,” afirmou Alves.
O prefeito ainda disse que lamentava a postura dos profissionais. “Esse caso é uma grande decepção. Nossos equipamentos são modernos, mas mesmo assim conseguiram fazer a fraude. Vamos colocar câmeras para vigiar os relógios de ponto para não deixar que isso se repita."
A prefeitura anunciou no começo da tarde de segunda o afastamento dos cinco funcionários, mas disse que 11 médicos devem estar envolvidos, além de enfermeiros e motoristas. O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou nesta segunda-feira (11) que deve abrir uma sindicância para apurar as denúncias.
A polícia abriu dois inquéritos para apurar as fraudes, um trata especificamente do caso da médica Thauane Nunes Ferreira, de 29 anos, que foi flagrada marcando ponto para colegas. O outro, segundo o delegado Wagner Lombisani, vai investigar todo o esquema.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que o Samu do município tem 63 funcionários, além de seis viaturas e outras duas de apoio. O serviço está em funcionamento na cidade desde 2007. O último levantamento mostra que nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 o Samu fez 3.005 atendimentos.
Dedos de silicone seriam usados por médicos e enfermeiro para fraudar ponto eletrônico. (Foto: Gladys Peixoto/G1)Dedos de silicone seriam usados por funcionários
para fraudar ponto eletrônico.
(Foto: Gladys Peixoto/G1)
Flagrante
No domingo, por volta das 7h, a médica Thauane foi flagrada por funcionários da Guarda Municipal marcando o ponto eletrônico para colegas. Com ela foram apreendidos seis dedos de silicone e comprovantes impressos pelo equipamento que controla o horário dos funcionários. A médica foi solta por volta das 18h40 do mesmo dia depois que a Justiça concedeu um habeas corpus.
De acordo com o advogado Celestino Gomes Antunes, a cliente fazia a marcação de ponto de colegas "em função do emprego, era uma condição de contratação." Thauane vai responder por falsificação de documento público, segundo a polícia. De acordo com o boletim de ocorrência, ela "confessou que fazia os registros em nome de médicos a mando do diretor Jorge Cury", segundo o boletim de ocorrência.
O coordenador do Samu, Jorge Cury, disse que não tinha conhecimento das irregularidades e que foi surpreendido pela notícia. “Isso é um absurdo! Sou funcionário da prefeitura há 25 anos. Eu nunca soube disso. Passo no Samu todo domingo e nunca faltava funcionário. Hoje que não fui aconteceu isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS