quarta-feira, 24 de abril de 2013

Greve de professores deixa 70% das escolas sem aula



Professores da rede pública estadual de ensino iniciaram uma paralisação ontem (23). Um dos motivos é o impasse sobre o estatuto. Os profissionais da educação não querem mudanças no texto que estabelece regras para a carreira. Eles fazem,também, pedidos de reajuste salarial e aumento do número de professores em sala de aula.

Neste primeiro dia de greve, as aulas foram suspensas em, aproximadamente, 70% das escolas estaduais da capital. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e deve se estender até quinta-feira (25).

Além do Maranhão, os estados que aderiram o movimento foram: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o ato faz parte da programação da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e reitera que a Seduc reconhece o direito dos profissionais de mobilização e de debate das questões educacionais.

Quanto ao Estatuto do Educador, a Seduc informa que está trabalhando no sentido de fornecer todo o suporte técnico para que a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) faça as adequações necessárias ao documento, junto com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), para que a proposta do Estatuto seja encaminhada para análise e aprovação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS