Guardas municipais farão curso de pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania, e o Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, realizados pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Os cursos, com carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, terão a participação de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários, guardas municipais e comunidade.
“A nova gestão da Semusc [Secretaria de Segurança com Cidadania] tem buscado, intensamente, trabalhar a capacitação e qualificação dos profissionais da Segurança Pública Municipal. Os cursos de pós-graduação são uma oportunidade para os guardas municipais se qualificarem melhor e ficarem atualizados sobre as mudanças na Lei de Segurança. Com a requalificação, eles estarão aptos a prestar um melhor serviço à população de São Luís”, garante o secretário Breno Galdino.
4551Guardas_municipais_f
Guardas municipais farão pós-graduação em Gestão de Segurança Pública.
INTERAÇÃO
A integração da Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Penitenciário e Corpo de Bombeiros Militar com a Guarda Municipal de São Luís (GMSL) foi elogiada por Breno Galdino.
“Essa integração é importante, porque a segurança pública atinge todos os níveis – municipal, estadual e federal – e nada melhor do que esse alinhamento, seguindo os preceitos da Senasp, para que a gente, realmente, seja pontual e possa combater, com eficácia, esse foco de violência que realmente assusta toda a nação brasileira”, observou.
CAPACITAÇÃO
Os cursos capacitarão 80 policiais civis, militares, bombeiros, peritos, guardas municipais e representantes das comunidades para atuarem como agentes de transformação social, defendendo os Direitos Humanos e, sobretudo, contribuindo com o Estado na promoção da Segurança Pública.