domingo, 25 de novembro de 2012

Record é condenada a pagar R$ 50 mil a William Waack por associá-lo à espionagem

Postado por Marcial Lima

A Rede Record foi condenada a pagar indenização por “ataque à honra, à imagem e ao nome” do jornalista da Rede Globo, William Waack, em razão de matéria publicada no portalR7, que insinuava que o repórter seria um espião da CIA. 

O texto publicado pelo portal no dia 27 de outubro de 2011, intitulado “Wikileaks aponta Wiliam Waack como informante do governo dos EUA”, se apoiava em dados publicados no blog “Brasil que Vai!”. Por sua vez, a página se baseava em supostos documentos vazados pelo Wikileaks.

"Waack foi indicado por membros do governo dos EUA para 'sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana'", dizia a matéria do R7.

De acordo com o processo, a “referida matéria possui inúmeras acusações falsas e levianas [a Waack], sendo acusado de ser informante do governo americano e de estar infiltrado na CIA”.

O “Brasil que Vai!” publicou, em setembro de 2012, uma nota deretratação, pedindo desculpas ao âncora do “Jornal da Globo” e criticando sites que reproduziram a notícia. “As colocações expressas pelo blog foram replicadas de maneira enviesada por sítios de larga penetração na internet.”

Segundo a sentença, a Record deve pagar R$ 50 mil a Waack por danos morais, “quantia extremamente moderada levando em conta as repercussões da conduta da ré”. Ainda cabe recurso à Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS