quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Despedida de Bento XVI


acompanhe…
09:33
A informação foi dada por Angelo Sodano aos cardeais nesta quinta, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, pouco antes da cerimônia em que eles se despediram do atual Papa, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli.
09:28
Convocação formal do conclave vai ser feita na sexta-feira, diz Vaticano. O cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, vai enviar formalmente na sexta-feira a convocação para que os cardeais venham a Roma para o conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli, do Vaticano.
09:24
Segundo Federido Lombardi, o porta-voz do Vaticano, cerca de 144 cardeais participam do encontro com o Papa, na Sala Clementina, nesta quinta-feira (28), informou a repórter do G1 Juliana Cardilli. Ele não soube informar quantos deles são cardeais eleitores, ou seja, participam da escolha do novo Papa.
09:19
Veja como foi a reunião entre o Papa e os cardeais na manhã desta quinta-feira (28), no Vaticano. Bento XVI deixa hoje o comando da Igreja Católica, após quase oito anos de pontificado.
09:15
Monsenhor Sérgio Costa Couto fala sobre desafios do novo Papa. Ele defende a abertura da Igreja para o mundo sem abandonar a doutrina católica.
09:11
Turistas e fiéis fazem fila para entrar na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para entrar na Igreja, é preciso passar por um dector de metais e submeter as bolsas e mochilas a um aparelho de Raio-X. Também não é permitido entrar na Basílica com o corpo excessivamente descoberto - algo que não é um problema na manhã desta quinta-feira (28), quando a temperatura em Roma era de 10ºC, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli, no Vaticano.
09:07
Bento XVI deixa papado após alegar que "não tem mais forças" para exercer obrigações do cargo. Veja fotos do último dia de Bento XVI como Papa
09:04
O sucessor de Bento XVI será escolhido por 115 cardeais durante o conclave - reunião secreta na qual os cardeais eleitores definirão quem será o futuro pontífice. Entenda como será a sucessão.
08:59
Bento XVI agradeceu os cardeais nesta manhã pelos oito anos de pontificado. O Papa leu uma mensagem de despedida na Sala Clementina, no Vaticano.
08:55
“Moramos há 7 anos na Itália, mas é a primeira vez que fomos ao Vaticano. É muito bonito, gostei muito da visita. Ficamos tristes com a saída do Papa, mas felizes de poder estar aqui em seu último dia à frente da Igreja”, disse o búlgaro Angelo Simeonov, em entrevista à repórter do G1 Juliana Cardilli, que está em Roma.
08:53
Uma família de imigrantes búlgaros aproveitou a visita a Roma para levar uma de suas crianças a uma consulta médica, para visitar a Basílica de São Pedro e para rezar por Bento XVI e pelo novo Papa, que ainda será eleito, informa a repórter doG1 Juliana Cardilli.
08:48
A estrutura montada para receber a última celebração de Bento XVI na quarta-feira (27) ainda era vista na Praça São Pedro na manhã desta quinta-feira (28). Na imagem, está o "altar" onde o Papa ficou sentado durante a celebração, informou a repórter do G1 Juliana Cardilli, que está no Vaticano.
08:42
Camerlengo irá assumir interinamente a função de chefe de estado do Vaticano durante o período de Sé Vacante, após a renúncia de Bento XVI. Saiba qual é o papel do camerlengo, o 'Papa interino'
08:38
A expectativa é que por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI vá para o heliporto para viajar a Castel Gandolfo,  que fica 25 km ao sul de Roma. Lá, ele saudará  os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Veja como será o último dia de Bento XVI como Papa.
08:31
Na maior parte das bancas e lojas que vendem lembranças de Roma e do Vaticano, os itens com fotos e o nome de Bento XVI são raros. Além de seus preços terem diminuído após sua renúncia, o papa mais procurado pelos fieis é João Paulo II – quase oito anos após sua morte, seu rosto ainda aparece em lembranças na Praça São Pedro, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli.
08:26
“Isso aqui está vazio em comparação com o que é normalmente. Há muito mais jornalistas. Antes era bem mais cheio. Acho que os turistas mesmo têm evitado vir nesses dias de eventos no Vaticano”, disse o vendedor Paolo, em entrevista à repórter do G1 Juliana Cardilli. Turistas em Roma estão mais interessados na renúncia do Papa.
08:24
Vendedores de souvenires no entorno do Vaticano reclamaram nesta quinta-feira (28) do volume das vendas. Fevereiro não é um mês normalmente cheio em Roma, mas com a renúncia do Papa os turistas que foram à cidade estão mais interessados no pontífice do que na compra de lembranças – e muitos deles já conheciam Roma, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli, no Vaticano.
08:18
Guia reclama da baixa procura por passeios turísticos em Roma. Renúncia de Bento XVI não alavancou venda de passeios. "Para o turismo, não melhorou nada", diz o paquistanês Saqib Chudarry. Leia reportagem de Juliana Cardilli, repórter do G1 em Roma.
08:10
Veja a mensagem dada pelo Papa aos cardeais em seu último dia no comando da Igreja Católica.
08:09
Papa deixa Sala Clementina após receber cumprimentos dos cardeais e tirar foto com eles.
08:08
“É interessante esse processo, já que há mais de 600 anos não acontecia. Ninguém que está vivo já havia presenciado a renúncia de um Papa”, disse o estudante norte-americano Kelly Sturzl, em entrevista à reporter do G1 Juliana Cardilli. Ele planeja voltar ao Vaticano nesta noite. “Não podemos perder uma coisa dessas.”
08:06
Os estudantes norte-americanos Katie Sturzl, 20, e Charles Kelly, 21, moram em Florença, onde fazem um intercâmbio, e chegaram a Roma nesta quinta para alguns dias de turismo. Ainda com suas bagagens, foram direto à Praça São Pedro, informa a repórter do G1 Juliana Cardilli.
08:04
Entre os presentes da Praça São Pedro na manhã desta quinta-feira (28), havia alguns que planejavam voltar ao Vaticano nesta noite para estar no local nos primeiros momentos após a saída oficial de Bento XVI e o início da Sé Vacante – a renúncia se torna efetiva às 20h de Roma (16h no horário de Brasília), informa a repórter do G1Juliana Cardilli, que está no Vaticano.
07:57
A presidente Dilma Rousseff enviou na manhã desta quinta-feira (28) mensagem a Bento XVI. Dilma disse que respeita a decisão do Papa e deseja a ele saúde e paz. É a primeira manifestação oficial da presidente desde anúncio da renúncia. Leia reportagem.
07:53
Veja dez fatos sobre a vida de aposentado do futuro Papa Emérito. Em situação inédita há mais de seis séculos, Bento XVI manterá títulos e algumas regalias.
07:51
Cardeais beijam as mãos do Papa durante a despedida de Bento XVI.
07:47
A partir da renúncia, quando passará a ser chamado de Papa Emérito,  Bento XVI deve passar cerca de dois meses no Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas. Leia reportagem.
07:42
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano,  expressaram nesta manhã sua "gratidão" a Bento XVI por seus oito anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo". Neste momento, cerca de 100 cardeais se despedem do pontífice na Sala Clementina, no Vaticano.
07:40
Veja como será o último dia de Bento XVI como Papa. Oficialmente, ele deixa o comando da Igreja às 20h desta quinta-feira (28).
07:37
Bento XVI prometeu "reverência e obediência" ao seu sucessor em discurso aos cardeais na manhã desta quinta-feira (28). Leia reportagem
07:34
Aperte a tecla F5 e acompanhe ao vivo a corbertura da Globo News do último dia do Papa Bento XVI no comando da Igreja Católica.
07:26
Papa Bento XVI falou aos cerca de 100 cardeais na Sala Clementina e agora cumprimenta, um a um, todos eles.
07:21
Cardeais beijam a mão do Papa Bento XVI no último dia do pontífice no comando da Igreja Católica.
07:16
Agora, um a um, os cardeais cumprimentam Bento XVI.
07:16
Papa dá início à bênção apostólica.
07:16
O Papa diz que, antes cumprimentar os cardeais pessoalmente, agradecerá em oração. "Eu prometo desde já minha incondicionada reverência e obediência ao futuro Papa", diz Bento XVI.
07:15
Cristo continua caminhando, através dos tempos, em todos os lugares
, PapaBento XVI
07:14
Bento XVI relembra o discurso de ontem, sua última audiênca pública, e diz que na quarta-feira pôde ver que a Igreja vive. "A Igreja acorda nas almas. A Igreja vive, cresce nas almas", diz Bento XVI.
07:13
O Papa fala a cerca de 100 cardeais que já estão no Vaticano para cuidar dos próximos passos da sucessão de Bento XVI.
07:12
"Podemos agradecer ao senhor que nos fez crescer na comunhão, juntos, de modo que o colégio dos cardeais esteja unido"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS