terça-feira, 5 de março de 2013

Congresso adia votação dos vetos aos royalties do petróleo


A bancada dos Estados produtores alegou que reedição dos vetos por 'erro material', em edição extra do Diário Oficial, impediria a votação, remarcada para quarta-feira


Agência Estado
O Congresso Nacional adiou a votação do veto da presidente Dilma Rousseff que impediu a mudança na distribuição dos royalties do petróleo. Será feita apenas a leitura da nova mensagem presidencial que faz uma correção em relação ao texto enviado anteriormente . A votação, agora, está marcada para acontecer nesta quarta-feira (6).
A decisão foi tomada depois de muita pressão da bancada dos Estados produtores. Eles sustentaram que a publicação de uma edição extra do Diário Oficial por "erro material" impediria a votação porque havia um dispositivo vetado que não constava da cédula de votação e sequer tinha sido lido no plenário. Eles já preparavam mandados de segurança para tentar fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) impedisse a votação.
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tomaram a decisão minutos antes do horário marcado para o início da sessão.
A expectativa é que, com a leitura do veto, sejam confeccionadas novas cédulas de votação para permitir a decisão nesta quarta-feira. Parlamentares das bancadas dos Estados produtores, porém, defendem que seja necessário fazer uma nova comissão para analisar os dispositivos vetados que não tinham sido lidos. Com isso, acreditam ser possível empurrar a votação para a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE NOSSAS POSTAGENS